 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,

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Transcrição da apresentação:

 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.

 É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo, céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

 Suas características gerais são:  Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio;  Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;  Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;  Violentos contrastes de luz e sombra;  Pinturas com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

 Na poesia, o Barroco está presente – por exemplo – nos sonetos de Camões, conforme exemplo: Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si mesmo é o amor?

 Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo, que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da sociedade europeia após a Revolução Francesa e principalmente com o império de Napoleão.

 As principais características são:  Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos Greco-latinos;  Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;  Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria proposta por Aristóteles.

 O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos no final do século XVIII que foram a Revolução Industrial – que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra.

 Também, a Revolução Francesa – que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu- se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.  Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.

 Suas características gerais são:  A valorização dos sentimentos e da imaginação;  O nacionalismo;  A valorização da natureza como princípios da criação artística;  Os sentimentos do presente tais como: liberdade, igualdade e fraternidade.