UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que existe no Universo
Advertisements

Trabalho de história nome:Kenedy e Janderson Série:9ª ano B Prof°:Roselene Trabalho de história nome:Kenedy e Janderson Série:9ª ano B Prof°:Roselene.
Sessão Astronomia Especial MISSÃO LUA PARTE II - III.
Corrida para o Espaço Parte1 : Do início à Lua Por Raphael Moraes.
ORDEM BIPOLAR.
Deus em nossas vidas By
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Tema 2 – O Universo e a Terra
Terra: Nosso Planeta Azul
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica! OBA 2011.
Ciências Físico-Químicas
Estive lá!.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO n Como o Homem tem conseguido explorar o Universo.
Mas creia, é real. O que você verá agora Poderá parecer ficção...
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
Sondas pioneiras em ação Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
Astronomia da Antiguidade
Geografia Homem & Espaço 6° ano - Unidade II Capítulo 3 - Universo e Sistema Solar Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco Parte integrante da obra Geografia.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
  Mídia → Vídeos  Introdução à Psicologia: Ciência x Senso Comum.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
CORRIDA ESPACIAL.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
O nascimento da Filosofia
Projeto Literário e de Desenho Categoria: Cidadania na Educação Objetivo: Estimular diante do espaço educacional a pesquisa e a criatividade, na busca.
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Parece poesia, mas é uma afirmação verdadeira que pode ser generalizada para: “A vida contém e é contida pelas estrelas”.
A Lua e as marés Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 4ª Fase.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR.
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
FILOSOFAR É PENSAR.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
As Luas Galileanas Tamires Cristina de Souza Monitora-ODS Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Isto é realmente fascinante. Transtorna e deslumbra vê-lo desta maneira.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
A contribuição dos planetários para o ensino e a divulgação da astronomia Prof. Carlos Aparecido Kantor 2010 IV SAPEX
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Projeção cartografica
Os corpos celestes Planetas e estrelas.
PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Como fazer um vídeo Windows Movie Maker PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUBPROJETO.
1/1 No princípio...
ESTRELAS DUPLAS Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Kharen Silva Imagem retirada deste site :
COMPARANDO A ESCALA DE ALGUNS ASTROS DO UNIVERSO
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
I.EIXO ESTRUTURANTE: TERRA E UNIVERSO. O homem cria ao longo do tempo instrumentos para ajudar na observação e compreensão do universo O homem sempre.
Estudando para o ENEM de Forma Invertida
Apresentação do minicurso Introdução à Astronomia
Como se faz investigação espacial?
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN OUTUBRO DE 2013

O QUE É A ASTRONOMIA? É a ciência que estuda o universo (astros), numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução.

INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA A ciência mais antiga. Desde que se conhece por racional, o homem admira e tenta desvendar os mistérios dos astros. Seu brilho, movimentos e distância sempre levaram a espécie humana a buscar respostas para entendê-los. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. O estudo do céu ajudou o ser humano a desenvolver calendários para exercerem suas atividades como: caça, agricultura, navegação, exploração terrestre, etc.

INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO DO CÉU - Durante muitos anos o principal instrumento utilizado pelo ser humano foi o seu próprio olho, o que limitou o detalhamento das observações.

INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO DO CÉU - Em 1608, o neerlandês Lippershey inventou um instrumento chamado telescópio, para fins militares.

- Em 1609, o astrônomo italiano Galileu Galilei ( ), aperfeiçoou este instrumento e descobriu uma nova utilidade: a observação de astros celestes.

- Atualmente, depois de muito desenvolvimento tecnológico, o telescópio passou por muitas modificações e hoje encontramos até mesmo no espaço, enviando imagens de regiões situadas a distâncias inimagináveis.

TELESCOPIO HUBBLE IMAGEM DE UMA NEBULOSA

A CORRIDA ESPACIAL A conquista da Lua designa o principal objetivo da Corrida Espacial entre os Estados Unidos e a URSS, ocorrida na década de 1960, e é considerada pela maioria do público como um dos episódios mais emocionantes da história da exploração espacial.

A CORRIDA ESPACIAL

Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS a 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur ; O primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela Russa Kudriavka, da raça laika. Ela subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II. A URSS NA CORRIDA EXPACIAL

Yuri Gagarin ( ) foi o primeiro homem no espaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de Abril de Neste vôo ele disse a famosa frase: "A Terra é azul, e eu não vi Deus". A URSS NA CORRIDA EXPACIAL

Num famoso discurso de 1961, John F. Kennedy lançou o desafio de "enviar homens à Lua e retorná-los a salvo" antes que a década terminasse. "Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis". EUA NA CORRIDA EXPACIAL

Chegada de Alan Shepard – Cosmonauta do Projeto Gemini EUA NA CORRIDA EXPACIAL

Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de Viemos em paz, em nome de toda a humanidade “A CHEGADA DO HOMEM A LUA”

ASTRONOMIA NO PERÍODO TÉCNICO-CIENTIFICO- INFORMACIONAL Atualmente a informática tem oferecido um enorme conjunto de ferramentas no auxilio do ensino. Uma diversidade de softwares foram criados com a finalidade de apoiar desde a redação de textos didáticos, até a simulação de situações muitas vezes conhecidas apenas na teoria, dentre elas podemos destacar a astronomia. O Stellarium é um dos softwares mais usados atualmente no ensino de astronomia, em uma perspectiva de visão de dentro da terra observando o posicionamento das estrelas e foram observados muitos fenômenos astronômicos como um eclipse solar

CONHECENDO O STELLARIUM