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PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.

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1 PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013

2 SUMÁRIO  Pesquisa Conceitos Características  Objetivos  Finalidades  Requisitos  Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica  quanto a natureza  quanto aos objetivos  quanto aos procedimentos  quanto ao objeto

3 PESQUISA...  Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. (Ander-Egg, 1978)

4 PESQUISA...  Conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades. (Kourganoff, 1990)

5 PESQUISA...  Conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos. “RACIONALIDADE” E “MÉTODO CIENTÍFICO” (Andrade, 1993)

6 Características da Pesquisa Características da Pesquisa Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades pesquisador

7 Objetivos da pesquisa gerar e adquirir conhecimentos sobre si e sobre o mundo em que vive responder a questionamentos (explicar/ descrever) resolver problemas atender à necessidade de mercado

8 Pesquisa científica Pesquisa básica Pesquisa aplicada QUALIDADE DE VIDA Gera conhecimento Aplicados em pesquisa aplicada ou tecnologia produtosprocessosconhecim ento Possui finalidade IMEDIATA

9 Finalidades da pesquisa INTELECTUAL alcançar o saber adquirir conhecimentos progresso da Ciência “pura”, “fundamental” ou “básica” PRÁTICA visa aplicações / fins práticos atender exigências da vida moderna soluções para problemas concretos “aplicada”

10 TIPOS DE PESQUISA  Básica aquisição do conhecimento sobre a natureza sem finalidades de utilização prática  Aplicada utilização dos conhecimentos da pesquisa básica e da tecnologia (instrumentos, meios e métodos) para se chegar à aplicações práticas

11 Requisitos da pesquisa PESQUISADOR intelectual e socialmente qualificado RECURSOS humanos materiais (equipamentos, livros, instalações, etc) financeiros CIRCUNSTÂNCIAS “extra-científicas” tempo, imprevistos

12 Qualidades do pesquisador  conhecimento do assunto;  curiosidade e criatividade;  integridade intelectual;  atitude autocorretiva;  sensibilidade social;  imaginação disciplinada;  perseverança e paciência;  confiança na experiência

13 Tipos de Pesquisa Científica Natureza Objetivos Procedim entos Objeto CRITÉRIOS... TC original Resumo Exploratória Explicativa Descritiva Bibliográfica Documental Experimental Bibliográfica Laboratório Campo Fonte: Andrade (1993)

14 Quanto a NATUREZA...  TRABALHO CIENTÍFICO (TC) ORIGINAL inédita: conquistas e descobertas  evolução do conhecimento  cientistas especialistas  RESUMO DO ASSUNTO sem originalidade, mas com rigor  fundamento: trabalhos avançados de autoridades Análise e interpretação de fatos e ideias com metodologia adequada e enfoque original do tema

15 Quanto aos OBJETIVOS...  EXPLORATÓRIA trabalho preliminar ou preparatório para outros tipos de pesquisa FINALIDADES  ampliar e aprofundar informações do tema;  facilitar delimitação do tema;  definir objetivos;  descobrir novos enfoques da pesquisa;

16 Quanto aos OBJETIVOS...  DESCRITIVA ETAPAS  observação - registro - análise - classificação - interpretação → sem interferência do pesquisador questionários e observações APLICAÇÕES / USUÁRIOS  Ciências humanas e sociais pesquisas de opinião pública, mercadológica, levantamentos sócioeconômicos, etc  comércio (marcas), instituições pedagógicas (rendimento escolar), partidos políticos (preferências eleitorais)

17 Quanto aos OBJETIVOS...  EXPLICATIVA maior complexidade: registro – análise – interpretação – identificação de causas OBJETIVO  aprofundar o conhecimento da realidade, razão o “porque” das coisas passíveis de erro fundamenta o conhecimento científico CARACTERÍSTICA  Método experimental manipula e controla variáveis com objetivo de identificar qual variável independente determina a causa da variável dependente ou do fenômeno

18 Quanto aos PROCEDIMENTOS...  PESQUISAS DE “FONTES DE PAPEL” PESQUISA BIBLIOGRÁFICA  fontes secundárias livros, documentos bibliográficos, etc. PESQUISA DOCUMENTAL  fontes primárias: “primeira mão” → ainda não utilizados dados estatísticos, documentos históricos, etc.

19 Quanto aos PROCEDIMENTOS...  PESQUISAS DE CAMPO observação e coleta de dados no local de ocorrência dos fenômenos → tal como ocorrem na realidade  “campo” técnicas de coleta de dados  observação direta  formulários  entrevistas

20 Quanto ao OBJETO ou AMBIENTE...  BIBLIOGRÁFICA trabalho independente ou passo inicial para outra pesquisa  LABORATÓRIO não é sinônimo de pesquisa experimental, apesar da maioria ser Laboratório → provocar - produzir - reproduzir fenômenos em condições controladas  CAMPO coleta de dados em “campo” → os fenômenos ocorrem espontaneamente sem interferência do pesquisador não é necessariamente experimental  fases e técnicas de coleta

21 PESQUISA DE CAMPO...  Utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. (Marconi, 1990)


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