 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Advertisements

AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA
GEOGRAFIA DAS DROGAS.
Independência da América Latina
A ocupação da América e do Brasil
Conflitos na América e na Europa
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Técnicas de Negociação
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Colômbia.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Organizações Internacionais e Regionais
Península Balcânica.
Prof. José Victor GayLussac
A Crise entre Equador e Colômbia sob a ótica da Venezuela
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
Independência da América Espanhola
PODER PARALELO.
AMÉRICA ANDINA O DOMÍNIO DOS ANDES.
Curso Direito à Memória e à Verdade
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
Movimento Revolucionário 8 de Outubro
O Poder das Corporações Globais
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Os conflitos e os refugiados
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Dialética da Dependência (Marini)/ Questões - I
Os primeiros movimentos de independência
Colômbia: quem está no poder?
conflito da Irlanda do norte
Conflitos na América Latina
AMÉRICA ANDINA “O GRITO COLETIVO”.
O 5 de Outubro de 1910.
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
Independência da América Espanhola
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Conflitos atuais na América Latina. Conflitos na Venezuela Em dezembro de 2006, Chávez é reeleito com 63% dos votos válidos, frente a 37% de Manuel Rosales,
CUBA Estou AQUI!!!.
GUERRA DO VIETNÃ.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
Antes da Guerra do Paraguai possuía um invejável desenvolvimento. Após ter perdido essa guerra ( ) introduziu o capitalismo. A base da economia.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Aluno: Caio Barreto Temer Tia Paula 5° Ano
VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA QUANDO O BRASIL FOI À GUERRA: OS BASTIDORES DA GUERRA.
Conflitos no campo.
Luta pela emancipação política nas Américas
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
ESTADO ISLÂMICO.
Tema: Conflitos Regionais
Revolução Cubana Alan.
ATUALIDADES 2015.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Movimentos revolucionários na Colômbia
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Sebastião Salgado.
Características da economia das Américas Central e do sul
América Porções Central e Sul
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
 Grupos: 1 - conflitos no IRAQUE 08/ BÓSNIA 10/04 2 – ISRAEL E PALESTINA 08/04 5 –CAXEMIRA 15/04 3 – PRIMAVERA ÁRABE 10/04 6 – KOSOVO 15/04.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Transcrição da apresentação:

 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04

 Contexto histórico do conflito;período  Localização (mapas)  Fatores que desencadearam o conflito;  Desdobramentos – quais os principais fatos que ocorreram?  Estatísticas: mortos, feridos, refugiados  Situação atual – o conflito foi resolvido?

 Contexto histórico:  Nos anos 90, o continente vive um período de relativa tranqüilidade, com exceção da disputa de fronteira entre Peru e Equador, ocorrida em 1995, e dos grupos de extrema esquerda que atuam no Peru, na Colômbia e no México, mostrando que a luta armada prossegue na América Latina. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, (Farc), o Exército de Libertação Nacional (ELN) e os grupos paramilitares comandam a escalada de violência na Colômbia -atacando bases militares e realizando seqüestros

 Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela Revolução Cubana, os liberais, aliados aos Conservadores, enviam tropas ao povoado de Marquetália.  Inicialmente as FARC era composta por famílias camponeses e passa a receber crescentemente a influência do Partido Comunista Colombiano

 ema/o-veneno-e-o-antidoto ema/o-veneno-e-o-antidoto

 Forças Armadas Revolucionárias Colômbia– Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia–Ejército del Pueblo), também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC- EP, é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista- leninista, que opera mediante táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia. [1] Apesar de não ser membro do Foro de São Paulo, que congrega partidos de esquerda da América Latina, as FARC já estiveram presentes em suas reuniões.

 Apresentação com slides – podem usar banners ou cartazes p expor;  Pesquisem videos ou trechos de filmes que ilustrem o conflito em estudo;  Usem gráficos ou diagramas para falar sobre os números de mortos, feridos;  Elaborem 5 questões para serem respondidas pelo grande grupo  Vale 5,0 sendo 2,0 da apresentação geral e 3,0 da apresentação individual.