A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colômbia: quem está no poder?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colômbia: quem está no poder?"— Transcrição da apresentação:

1 Colômbia: quem está no poder?
Bandeira oficial da Colômbia. Bandeira das FARC

2 Dados gerais da Colômbia
Limites – Limita-se ao norte e noroeste com o mar Caribe, ao leste com a Venezuela, ao sudeste com o Brasil, ao sul com Peru e Equador, ao oeste com o oceano Pacífico e ao noroeste com o Panamá Extensão km 2 População (dados de julho de 2007) Capital - Bogotá Cidades importantes - Medellín, Cali, Barranquilla, Cartagena, Bucaramanga, Manizales e Pereira

3 Idiomas - Espanhol (oficial) e diversas línguas indígenas
Religião - Católica (90% da população) e outras (10%) Presidente – Álvaro Uribe (reeleito em 2006) Economia - O país exporta principalmente petróleo, café, carvão, esmeraldas, ouro e flores Dívida externa - US$ 43,3 bilhões (estimativa de 2007) Expectativa de vida - 68,4 anos (homens) e 76,2 (mulheres) Alfabetização - 92,8 % Mortalidade infantil - 20,1 por mil nascimentos (estimativa de 2003) Usuários de internet - 6,7 milhões (estimativa de 2006) Fonte - France Presse e The World Factbook (CIA)

4 Histórico das FARC A FARC foi fundada em 1964, por um grupo de esquerda que ocupava a região centro-oeste do país. Inicialmente, inspiravam-se nos ideais socialistas e na revolução cubana. Mais tarde, associaram-se ao narcotráfico. Para manter o numeroso exército, a FARC conta com o tráfico de drogas, cobrança ilegal de impostos e seqüestros. Manuel Marulanda "Tiro Fijo", 1999 Óleo sobre lienzo, 45,72 х 33,02 cm Collectión Banco de la República, Artes plásticas

5 Principais líderes das FARC

6

7 Área ocupada A FARC ocupa cerca de 40% do território colombiano, possui um exército numeroso e bem armado graças ao tráfico de armas que entra no país financiado pelo dinheiro do narcotráfico.

8 Imagens da Guerrilha

9 A rota do tráfico A pasta de coca produzida na Colômbia é facilmente enviada ao Brasil. A porta de entrada são os estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Boa parte da droga é enviada clandestinamente aos EUA.

10 O dia a dia da Guerrilha Os soldados das FARC possuem ordens para matar qualquer refém em caso de operação de resgate por parte do exército colombiano. São treinados com extremo rigor dentro da selva amazônica e seguem a disciplina militar.

11 O acampamento Os soldados das FARC vivem em acampamentos que são usados para o treinamento e preparação de ataques. Esses acampamentos são protegidos por postos avançados de vigilância. .com.br/especial/farc

12 O soldado da FARC

13 Como vivem os reféns Os seqüestros são comuns nas FARC.
Ela utiliza os reféns para serem trocados por guerrilheiros. Alguns chegam a ficar em cativeiro por até 10 anos. Em 2002 a FARC promoveu uma série de ataques contra personalidades públicas do país, fato que chamou a atenção da proteção internacional a respeito da questão dos seqüestrados. Alguns reféns ficam durante todo o dia acorrentados na selva e são constantemente transferidos de local. Atualmente existem cerca de 700 pessoas em poder das FARC. Desse total cerca de 40 são reféns políticos, os quais a guerrilha quer trocar por soldados das FARC presos em Bogotá.

14 O caso Ingrid Betancourt
Ingrid possui nacionalidade francesa e é ex-senadora colombiana. Disputou em 2002 as eleições para a presidência da Colômbia. Por ser opositora das FARC, acabou virando alvo da guerrilha. Em fevereiro de 2002 foi seqüestrada, sendo durante esse período a mais famosa refém da FARC que planejava trocá-la por guerrilheiros. Permaneceu em cativeiro até junho de 2008, quando foi libertada junto com mais 3 americanos na Operação Xeque, realizada em conjunto por EUA, França e Israel. Essa operação foi realizada após um ano de serviço secreto infiltrado nas FARC.

15 Foto de Ingrid no dia em foi seqüestrada em fevereiro de 2002. www
Foto de Ingrid no dia em foi seqüestrada em fevereiro de

16 Foto de Ingrid no dia em foi libertada
Foto de Ingrid no dia em foi libertada. Segundo relatos de ex-reféns, ela era especialmente mal tratada pelo guerrilha.

17 Os números da Guerrilha

18

19 Conflito entre Colômbia e Equador
O Equador acusa o presidente colombiano Uribe de manter seu exército na fronteira com os dois países e promover ataque no qual morreu o representante nº 2 das FARC, Raúl Reyes, que se encontrava em território equatoriano. Já Uribe afirma que os mísseis foram lançados do território colombiano. Raúl Reyes, líder das FARC morto em ataque colombiano.

20 O Plano Colômbia O Plano Colômbia é um projeto de combate ao narcotráfico com financiamento dos Estados Unidos. Possui também o propósito de desestabilizar as FARC oferecendo ajuda financeira e militar ao governo colombiano. Com isso os Estados Unidos aumentam sua presença na América Latina, em especial na região amazônica, rica em petróleo e outros recursos minerais.


Carregar ppt "Colômbia: quem está no poder?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google