Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JBanana.
Advertisements

UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Projeto 1.
Exercícios de JSP
Desenvolvimento em Camadas
Sistema Web para Departamentos
Módulo II Arquitetura em Camadas
Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas.
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Fundação Aplicações de Tecnologias Críticas - Atech
Arquitetura Usual Definição: Arquitetura que faz uso de apenas duas camadas que, formalizadas, podem ser citadas: View (Visualização): camada que contém.
Estudo comparativo de arquitecturas para aplicações empresariais
UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Model-View-Controller (MVC) em Aplicações Web Eduardo Martins Guerra Desenvolvimento de Soluções WEB.
Sistema de automação comercial de pedidos
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Tecnologia de Informática
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Arquitetura Cliente/Servidor
Sistemas Distribuídos
Integração com Banco de Dados
Design Patterns / Acesso ao banco de dados (java.sql)
Arquitetura Cliente /Servidor
Padrões de Projeto e Arquitetura em Camadas
Sistemas Operacionais
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Representação Arquitetural
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos – Java Server Pages(JSP) Prof. Odair
Padrão- MVC Model, View, Controller
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Padrões de Interação com o Usuário
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Decisão #1 Decisão-chaveUtilização de C para desenvolvimento do MCTCore. DriversRNF: O código deve ser escrito na linguagem C. Descrição O sistema legado.
Padrões de Interação com o Usuário
SISTEMA PROCESSUAL DIGITAL
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos – Redirect vs Forward Prof. Odair
Padrões de Projeto.
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Developing Web Applications with JavaServer Faces (Qusay H. Mahmound) Luiza Pagliari Pablo Grigoletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo V- Modelo MVC-Web Prof. Ismael H F Santos.
Desenvolvimento Global de Software
MVC.
Arquitetura de Software Projetos de Interface
Programação para Internet
Estilos Arquiteturais
WebPTM Web Project and Time Manager Autor: Daniel Nicoletti Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo Co-Orientador: Murilo Woigt Miranda PONTIFÍCIA.
Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre Aula 1 Prof. Me. Humberto Moura
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Orientação a Objetos e Java Alexandre Mota  Centro de Informática, UFPE.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros.
PADROES DE PROJETO PROF. OSIEL MARLON. PADRÕES DE PROJETO INTRODUÇÃO Padrões de projeto têm emergido como uma das mais promissoras abordagens para a melhoria.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
1PSL – UFLA - EspecializaçãoJunier Amorim – Eng. Computação Sistema Gerenciador de Componentes para Reuso - SGCR -
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha Apresentação baseada no material didático elaborado pelo Prof. Pasteur Ottoni de Miranda Junior.
Model-View-Controller (MVC)
Projeto de Arquitetura de Software
Aplicativos para internet Prof. Wolley
Aplicações em Três Camadas MVC – Model, View, Control.
Delegação  É uma maneira de tornar a composição tão poderosa para fins de reutilização como a herança. Na delegação, dois objetos são envolvidos no tratamento.
ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Model-View-Controller.
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.

Divisão em camadas  Uma arquitetura que divide a aplicação em responsabilidades.  Regra em como agrupar componentes de software.  Visa diminuir o acoplamento entre estes componentes.  Não estabelece regras em como estes componentes podem se comunicar.  Divisão em camadas não necessariamente é MVC!

Divisão em camadas  Aplicação em uma camada :  Utilizado nos tempos antigos;  Era apenas um usuário e uma máquina.  As funcionalidades estavam misturadas um único módulo.  A manutenção era complexa.  Conhecida como aplicação em uma camada ou monolítica.

Divisão em camadas  Aplicação em duas camadas  Os dados ficam separados da aplicação.  Surgiu da necessidade de compartilhar os dados entre vários computadores e usuários.  A lógica da aplicação fica alocada na maquina do usuário.  Difícil atualizar a versão da aplicação.  Muito utilizado nas épocas de aplicações cliente/servidor.  Tem muita aplicação em produção ainda !

Divisão em camadas  Aplicação em 3 camadas:  Ficou mais conhecida com o sucesso da internet.  O cliente passou a utilizar um Navegador, que já não continha a regra de negócio.  Já não precisava instalar a aplicação localmente.  A regra de negócio fica todo em um servidor.  A persistência continua separada. ApresentaçãoNegóciosPersistência

MVC – Model, View, Control  É um modelo de desenvolvimento de software.  Considerado Design Patterns na Eng. SW.  Define como os componentes devem se comunicar.  Não é algo novo, é do inicio dos anos 80.  Ficou mais conhecido com a popularização das aplicações WEB, onde se encaixou como uma luva.  Pode ser aplicado a diversas linguagens, não necessariamente na WEB.  Em Java temos diversos FrameWorks que nos auxiliam com os projetos em MVC, mas com servlets e JSP também podemos implementar um projeto com MVC.  Nos dias atuais temos algumas variações dele como MVVM, MVP ou MVW.

MVC – Model, View, Control  Objetivo:  Separar dados ou lógica de negócios (Model) da interface do usuário (View) e do fluxo da aplicação (Controller);  A ideia é permitir que uma mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de várias interfaces.  Na arquitetura MVC, a lógica de negócios (chamaremos de Modelo) não sabe de quantas nem quais interfaces com o usuário estão exibindo seu estado. 

MVC – Model, View, Control  Model – Representa o modelo da sua aplicação, com as regras de negócio ( business logic ) e todo o processamento da aplicação, inclusive acesso ao BD.  View – Representa a informação e recolhe os dados fornecidos pelo usuário, encaminhando para o Controller.  Controller – Recebe as informações da entrada e as transmite para o modelo, também atualiza o modelo e disponibiliza o estado para a view.

MVC – Model, View, Control BROWSERBROWSER (CONTROLLER) SERVLET (VIEW) JSP/HTML (MODEL) JAVABEANS DADOS

MVC – Model, View, Control  Vantagens  Facilita o reaproveitamento de código;  Facilidade na manutenção e adição de recursos;  Maior integração da equipe e/ou divisão de tarefas;  Diversas tecnologias estão adotando essa arquitetura;  Facilidade em manter o seu código sempre limpo;  Desvantagens  Adiciona uma complexidade desnecessária para aplicações de pequeno porte.  Precisa de um treinamento adequado.  A equipe precisa ser muito disciplinada para não fugir dos conceitos do MVC.  Requer mais tempo e planejamento para construir o sistema.