Tipos e polaridade das frases

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO VERBO.
Advertisements

Sinais de Pontuação.
Frase: tipos e Polaridade
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
FRASE Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. (Garcia, Othon)
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Revisão de Português 6ºano
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
FLEXÕES VERBAIS.
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Ou um estado.
Tipos de frase.
PREDICADO * MARTA DUWE.

AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O verbo O verbo.
E. E. NO CONJ. HABITACIONAL CRUZEIRO DO SUL
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Frase-Oração-Período
Representação do sujeito:
Modelo Morfossintático
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
Frase, oração e período.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
FLEXÕES VERBAIS.
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
Elementos da oração Funções sintácticas
Tipos e Formas de frase.
Lendas….
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
colocação dos pronomes oblíquos
AIT TEMPOS VERBAIS.
O que sabes acerca desta matéria???
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
Língua Portuguesa Aula 05 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso Parte II - Verbos.
Resumo Assuntos estudados
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Os sinais de pontuação . ? ! , ....
ELEMENTOS DA ORAÇÃO As Funções Sintáticas.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
Ato ilocutório Ato que consiste em realizar, ou pretender realizar, determinado objetivo (promessa, conselho, ordem, pedido, agradecimento, etc.) através.
Diálogos – Português, 2.º ciclo
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Em 1962, Divaldo passou por uma grande provação, ficando vários dias sem condições de conciliar o sono, hora nenhuma, o que lhe trouxera constante dor.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Particípios Vd. Goodwin, §§ Em grego, o particípio pode ter três funções: a)atributo (como um adjectivo); b) circunstancial; c) suplementar.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Não tenho tempo para mais nada... Ser feliz me consome muito. Ser feliz me consome muito.
Extensivo ) Subject -> Sujeito (S) 2) Verb -> Verbo (V) 3) Complement- > Complemento (C) Ex: Luana is a teacher. (A Luana é uma professora) S V.
Transcrição da apresentação:

Tipos e polaridade das frases

Frase é uma sequência de palavras ligadas entre si de forma coerente e, por isso, lógica, isto é, um enunciado de sentido completo. Segundo a intenção de quem fala, podem utilizar-se quatro tipos de frase diferentes: declarativa, exclamativa, interrogativa e imperativa.

Tipos de Frases B.4. Sintaxe B.4.3. Tipos de frase (Tipo de) Frase Declarativa (Tipo de) Frase Interrogativa (Tipo de) Frase Exclamativa (Tipo de) Frase Imperativa

A Rita gosta de chocolate. Frase Declarativa Frase declarativa – é aquela que informa ou descreve um acontecimento ou situação. Assinalada com o ponto final [ . ] Exemplos: A Rita gosta de chocolate. O João comeu o bolo. O mar é majestoso. A Rita gosta de chocolate.

Frases Interrogativas Frase interrogativa é aquela que formula uma pergunta Assinalada com o ponto de interrogação [ ? ] Exemplos: - Como te chamas? - A Rita gosta de chocolate? - O mãe perguntou ao filho se comeu a sopa. A Rita gosta de chocolate?

Frase Exclamativa A Rita adora chocolate! O mar é majestoso! Frase exclamativa - é aquela que exprime os sentimentos e emoções: admiração, alegria, amor, indignação, etc… Assinalada com o ponto de exclamação [ ! ] Exemplos: A Rita adora chocolate! O mar é majestoso! A turma é muito empenhada! A Rita adora chocolate!

Rita, pára de comer chocolate! Frase Imperativa Frase imperativa – é aquela que exprime uma ordem, um pedido, um conselho. A forma verbal aparece no imperativo ou forma equivalente. Assinalada como o ponto final ou ponto de exclamação [ . !] Exemplos: Calem-se. - Rita, pára de comer chocolate! Faz o que te digo Não comas mais chocolate. Rita, pára de comer chocolate!

/ Frase Passiva Frase Ativa A frase é ativa quando o sujeito pratica a acção expressa pelo verbo. Exemplos: -O João comeu o bolo. -O cão caçará um coelho. -A criança bebe o leite. -Os filhos ofereceram um livro aos pais. A frase é passiva quando o sujeito sofre a acção expressa pelo verbo. Exemplos: -O bolo foi comido pelo João. -Um coelho será caçado pelo cão. -O leite é bebido pela criança. -Um livro foi oferecido aos pais pelos filhos.

Frase Afirmativa / Frase Negativa Polaridade Frase Afirmativa / Frase Negativa Afirmativa - quando na frase se afirma alguma coisa. Ausência de advérbios de negação ou palavras que indicam negação. Negativa - quando na frase se nega alguma coisa. Traduz-se pela presença de um advérbio de negação ou palavras que indicam negação: não, nenhum, ninguém, nem, sem, nada… Exemplos: O João comeu o bolo. (Polaridade afirmativa) O João não comeu o bolo. Polaridade negativa A Mafalda obedece à mãe. Eles nunca foram ao teatro. Ninguém veio à aula!