SISTEMA URINÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA EXCRETOR.
Advertisements

SISTEMA RENAL PROF. PAULO S. H. CURY.
Para recordar a aula anterior…
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Sistema reprodutor masculino
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!
Sistema Excretor.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema reprodutor masculino
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
Sistema Urinário Conceito:
Primeiros Socorros Camila Sarti
Funções gerais que os rins desempenham:
DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA
Rins O sistema Bacinetes Urinário Ureteres Bexiga Uretra rim ureter
Anatomia e Fisiologia Animal Aula 11. Sistema Urinário
Função Urinária Transpiração
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
SISTEMA RENAL.
Prof. Regis Romero.
SISTEMA EXCRETOR Prof. João Paulo Gurgel Biologia
SISTEMA URINÁRIO Funções: controlar o volume de urina, a concentração de sais e a excreção dos produtos do metabolismo de compostos nitrogenados LOPES,
Fisiologia Humana Sistema urinário.
SISTEMA EXCRETOR.
Sistema Excretor.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
SISTEMA URINÁRIO.
Aula 45 Excreção Humana.
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
O corpo humano sistema excretor
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Urinário Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
SISTEMA URINÁRIO CONCEITO
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Sistema Urinário Composto por órgãos que elaboram e armazenam a urina e temporariamente até ser eliminada para o exterior: - rins (2), que produzem a urina,
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
SISTEMA REPRUDUTOR.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Feito por: Jéssica Victória Nº7 11ºTAS
Eliminação de produtos da atividade celular
ÓRGÃOS URINÁRIOS Profa. Dra. Marta Luppi.
Profa Msc Melissa Kayser
Estrutura e função do rim
Constituição e funções
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
E. M. E. F. ANTONINA WALDEVINO DOS SANTOS
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA URINÁRIO

SISTEMA URINÁRIO O corpo apresenta diversos mecanismos de eliminação. Vias de excreção: pulmões, intestino, pele e sistema urinário. O sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urinahomeostase (manutenção do volume de líquido) do corpo.

SISTEMA URINÁRIO Pode ser dividido em: Órgãos Secretores: produzem a urina. RIM Órgãos Excretores: drenagem da urina para fora do corpo.  URETER, BEXIGA, URETRA.

ÓRGÃOS URINÁRIOS Estruturas não modificam a urina  armazenam e conduzem do rim para o meio externo.  RINS (2) produzem a urina. URETERES (2) transportam a urina para a bexiga. BEXIGA (1)  armazena a urina. URETRA (1) expele a urina do corpo. 

FISIOLOGIA RENAL No seu interior encontram-se néfrons,que filtram o sangue e produz urina. A artéria renal entra com o sangue nos rins e este é filtrado, separando as impurezas para serem eliminados e as substâncias reaproveitáveis voltam para corrente sanguínea, saindo pela veia renal e dando seqüência a circulação.

RINS Forma de feijão e coloração vermelho-parda. Localização: ao lado da coluna,entre T12 e L3(póstero-superior). Comprimento: 11cm e largura:7cm. Esquerdo é mais comprido e estreito. Direito mais abaixoposição do fígado.  Peso: ♂ de125 a 170g; ♀ de 115 a 155g.

PARTES DOS RINS Cada rim apresenta: 2 faces Anterior e Posterior 2 bordas Medial (côncava) e Lateral (convexa) 2 extremidades Superior (Glândula supra-renal) e Inferior. 

Superior:Glândula supra-renal. Face medial ou côncava Face lateral ou convexa Inferior

ESTRUTURAS EXTERNAS DOS RINS PELVE RENAL alargamento do ureter. SEIO RENALmargem medial do rim. HILO RENAL  fenda da margem côncava. Entrada para o espaço dentro do rim. Entrada e saída de artérias e veias renais.

ESTRUTURAS INTERNAS DO RIM Cápsula fibrosa: camada mais externa, formada por tecido conjuntivo e tecido adiposo,que envolve o rim. Córtex Renal Área avermelhada e de textura lisa, onde ocorrem as etapas iniciais de formação e modificação da urina. Medula Renal área profunda formada pelas pirâmides renais.

ESTRUTURAS INTERNAS DO RIM Pirâmides Renais  8-18 estruturas cuneiformes. Colunas Renais  partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais . Juntos, o córtex e as pirâmides renais constituem a parte funcional ou parênquima do rim onde estão as unidades funcionais dos rins – NÉFRONS.

NÉFRONS Unidade funcional do rim produtora de urina. Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons.  Sua forma é adequada p/ função de produzir urina. 

NÉFRONS Formado por dois componentes principais:  1. Corpúsculo Renal: formado por uma rede de capilares sanguíneos enovelados dentro de uma cápsula glomerular. Filtração do plasma sanguíneo. 2. Túbulo Renal: são tubos longos.Responsável pela reabsorção de nutrientes e água de volta aos capilares sanguíneos.

FORMAÇÃO DA URINA O sangue entra pelo rim pela artéria renal Interior dos rins, o sangue circula nos capilares a uma alta pressão passagem de água e substâncias dissolvidas através das paredes captadas pelo corpúsculos renais ocorrendo FILTRAÇÃO GLOMERULAR. O filtrado é formado por água, sais, glicose, vitaminas, ácidos graxos, aminoácidos, uréia e ácido úrico.

FORMAÇÃO DA URINA Parte das substâncias serão reabsorvidas ao passarem pelos túbulos contorcidos REABSORÇÃO TUBULAR. Aproximadamente 2.000 litros de sangue passam diariamente pelos rins,apenas 200 litros são filtrados,sendo 198 litros são reabsorvidos e os 2 litros restante formam a urina.

FORMAÇÃO DA URINA Componentes da urina: água (95%), NaCl(1%), uréia, ácido úrico, bicarbonato, etc. Glicose , proteínas e sangue são elementos anormais à urina.

Pirâmides Renais URINA NÉFRONS PELVE RENAL DUCTOS PAPILARES CÁLICE RENAL MENOR CÁLICE RENAL MAIOR NÉFRONS URINA DUCTOS PAPILARES PRODUZ Drenada PELVE RENAL Fora dos Rins URETER BEXIGA URINÁRIA Aorta -> artéria renal -> arteríola aferente -> glomérulos -> arteríola eferente -> capilares peritubulares -> veia renal -> veia cava inferior.

Glândula Supra-renal Entre face súpero-medial do rim e diafragma. Envolvida por uma cápsula fibrosa e um coxim de gordura. Possui duas partes:   Córtex Corticoesteróides (h.esteróides e aldosterona). MedulaEpinefrina (adrenalina) e norepinefrina.  

URETER Tubo (direito e esquerdo) que transportam a urina para a bexiga.  Pouco calibrosos,formados por musculatura lisa.  Extremidade superior Pelve Renal Inferior  Óstio do Ureter no soalho da bexiga urinária.  Dividem-se em 2 partes: ABDOMINAL E PÉLVICA. A urina se move nos ureteres pela gravidade e peristaltismo.

URETERES

BEXIGA Trígono da Bexiga  área triangular posterior da bexiga. Órgão muscular oco e elástico,tendo no seu interior pregas vesicais, para sua distensão durante o enchimento. Funciona como reservatório temporário para urina. Trígono da Bexiga  área triangular posterior da bexiga. Limitado por três vértices: 2 óstios dos ureteres óstio interno da uretra. Infecções tendem a persistir nessa área. 

BEXIGA Saída da bexiga: Quando está enchendo: o esfíncter interno se contrai (involuntário)previne esvaziamento. Quando está cheia: o esfíncter externo controlado voluntariamente permite resistência à necessidade de urinar.  É menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga. 

LOCALIZAÇÃO DA BEXIGA URINÁRIA NO HOMEM

LOCALIZAÇÃO DA BEXIGA URINÁRIA NA MULHER

URETRA Tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo. É revestida por uma grande quantidade de glândulas secretoras de muco. Se abre para o exterior pelo óstio externo da uretra.  A uretra é diferente entre os dois sexos. 

URETRA MASCULINA Estende-se da bexiga urinária, passa através da próstata até a extremidade do pênis. É mais longa que na mulher (20cm) e serve como canal de ejaculação  ducto ejaculatório.  Faz parte dos sistemas urinário e reprodutor  conduz a urina e o esperma.

URETRA MASCULINA

URETRA FEMININA  Exclusiva do sistema urinário,tem a função somente do transporte da urina. Está dorsalmente à sínfise púbica, incluída na parede anterior da vagina. Comprimento de 4cm. Óstio externo anteriormente à vagina e entre os lábios menores.

URETRA FEMININA