DEUS CHAMA: A Igreja. Atos 15.1-29 Presb. Josimar Santos Rosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3 A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3. PERCEBEMOS QUANDO... Admiramos… Contemplamos… Observamos… Estamos sob a ação da obra ADORAÇÃO Nos relacionamos.
Advertisements

Da morte para a vida Ef 2:1-10
Batismo no Espírito Santo (parte V)
“As marcas da igreja” P. Lane Setembro 2007
NÓS TEMOS O QUE FALAR... A Igreja Kerigmática
A Igreja na Sociedade Evangelizando
O que é a fé de Jesus? “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade de humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus,
“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (At.
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Atos dos Apóstolos 2,36-41 No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: “Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
Ministério Ovelha Perdida
I. Objectivos  Perceber a nossa dignidade de participantes do Sacerdócio de Cristo  Tomar consciência de que toda.
PLANO ORIGINAL DE DEUS GÊNESIS 1:28 E POR ISSO GÊNESIS 1:29
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Servos a serviço do reino Servos que transformam o caos I Pedro 2
Por Moisés Sampaio de Paula
Jesus chama os apóstolos...
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
Blog “Material de Catequese”
A História de Deus Parte 3
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Uma vez batizado, para sempre batizado.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
Toda Igreja unida celebra
CAPACITANDO PARA COMPARTILHAR A MINHA FÉ EM JESUS CRISTO
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Vamos CRESCER neste ano !!!
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
Antes, hoje e a Missão.
Pr. Deroci Texto Base: II Pedro 1.10
Leitura Bíblica em Classe – Filipenses Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos. 5 Seja a vossa equidade notória a.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A IGREJA DE CRISTO.
É TEMPO DE BRILHAR Parte 1 Filipenses 2.15 Pr. Ricardo Sena
Para um Tempo Novo, um coração novo
Outros pps você encontrará em: Visite-nos em:
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Espalhando a santidade Bíblica Por Toda a Terra
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Missão para quem ?.
Igreja madura Assembléia de Deus de Jacarepaguá
A VIRADA TEXTO BÁSICO: II Coríntios 5.17:
O que é o Ministério do Evangelismo O Ministério do Evangelismo envolve o trabalho da mulher no lar, na igreja e na comunidade, trabalhando para.
Encontre-o no site: e no blog:
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
JESUS A PEDRA REJEITADA
Mateus Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei.
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS.
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Objectivos mínimos da “iniciativa” até 2015: Cada cristão adiciona + 1 minuto diário de oração por Portugal (interceder) Cada discípulo adiciona + 1.
O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
Mensagem: Pedras Vivas
Choque Pr. Elton Tavares.
O MUNDO INTEIRO PRECISA OUVIR?
“Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Para obter Ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; por que aquele que tocar em vós toca na menina.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
O QUE VEM DEPOIS DA CONVERSÃO?
LIÇÃO 10 - A ASCENSÃO ECONÔMICA Prof. Lucas Neto.
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
DEUS SALVA: O Plano e a Certeza da Salvação João Presb. Josimar Santos Rosa.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
DEUS SELA: O Batismo Cristão
Transcrição da apresentação:

DEUS CHAMA: A Igreja. Atos Presb. Josimar Santos Rosa

1. Introdução 1.1- O texto bíblico retrata a narrativa de Lucas sobre o debate estabelecido no relacionamento dos gentios e a lei de Moisés Como núcleo central, o livro de Atos destaca não apenas a parte estrutural, como também a base teológica da igreja A visão cristã se projeta, com a evangelização dos gentios, identificando problemas nas condições de filiação à igreja.

2. Destaques do Texto Bíblico 2.1- Busca de soluções – Reunião dos apóstolos e presbíteros. (v.6) 2.2- Abertura do diálogo – Prevalência das opiniões de Pedro e Tiago. (v.7) 2.3- Conhecimento de Deus – Concessão do Espírito Santo. (v.8) 2.4- Plano de Deus – Purificação do coração. (v.9) Confronto com Deus – Questionamento se os homens podiam tomar impunemente atitudes diferentes. (v.10) Certeza da ação de Deus – Operacionalidade da graça. (v.11)

I. Howard Marshall Além disto, Deus mostrara Sua aceitação dos gentios, concedendo o Espírito Santo a eles, assim como fizera com os crentes judeus. Pedro se referia a Deus como sendo Aquele que conhece os corações de todos os homens, e tirou a conclusão de que, ao derramar assim o Espírito sobre os gentios, Deus estava purificando do pecado os seus corações...

3. Conceito Bíblico de Igreja 3.1- Antigo Testamento: Kahal - Significa chamar – Tradução para o português – Assembléia ‘Edhah - Significa indicar – Tradução para o português – Um lugar indicado.

3. Conceito Bíblico de Igreja (cont.) 3.2- Novo Testamento : Grupo de crentes de uma localidade – Igreja local. (Atos 11.22) Grupo de crentes na relação familiar – Igreja doméstica. (1 Coríntios 16.19) Vários grupos de crentes – União pela mesma fé. (Atos 9.31) Totalidade dos que professam a Cristo – Igreja de Deus. (1 Coríntios 10.32) Unidade dos crentes – Corpo de Cristo. (Efésios 3.10)

4. A Essência da Igreja 4.1- Ângulos distintos – Igreja militante e Igreja Triunfante Naturezas diversas – Igreja visível e Igreja invisível Plano efetivo – Igreja como organismo e Igreja como organização. “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” ( Mateus )

5. Os Atributos da Igreja 5.1- Unidade – Caráter interno e espiritual. “...há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação...” ( Efésios 4.4 )

5. Os Atributos da Igreja (cont.) 5.2- Santidade – Todos os membros foram separados para Jesus Cristo. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação...” ( 1 Tessalonicenses 4.3 )

5. Os Atributos da Igreja (cont.) Universalidade – Alcance de todas as nações, tribos, povos e línguas. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz...” ( 1 Pedro 2.9 )

5. Os Atributos da Igreja (cont.) 5.4 – Apostolicidade – Compromisso de fidelidade à doutrina dos apóstolos. “...edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular...” (Efésios 2.20)

Augustus Nicodemus O caráter espiritual dessa reunião é indicado pelo fato que eles se reúnem no nome de Jesus. Isso significa que eles se reúnem debaixo da autoridade do próprio Jesus. A presença de Jesus no meio dos irmãos significa que é ele quem preside, governa seus corações, dirige seus conselhos, confirmando o que decidirem.

6. Aplicação 6.1- A Igreja não é obra da invenção humana, ela foi instituída por Jesus Cristo Tem a igreja por missão primordial pregar o evangelho e arrebanhar os convertidos Uma igreja comprometida sintetiza a sua atuação em três importantes segmentos: Kérigma (proclamação da mensagem), Diaconia (serviço) e Koinonia (comunhão).

7. Desafio “...a ele seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo sempre. Amém”. ( Efésios 3.21 )

Muito Obrigado! Fim