UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÇÃO OLFATO PALADAR.
Advertisements

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II.
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Sistema Nervoso.
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
FENÔMENOS E os nossos Sentidos.
Visão.
OS SENTIDOS.
Aula 2 São dois modos de individuação, dois modos de temporalidade muitos diferentes. De um lado, Cronos, “o tempo da medida, que fixa as coisas e as pessoas,
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
2. Órgãos dos Sentidos.
Olfato Katiane,karen,Luana.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
NOMES:Leonarda e Ana Júlia
Alguns dos cinco sentidos.
Os Sentidos Percepção e sensações.
Sentidos somáticos Soma = corpo; somático = relativo ao corpo
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.
OS CINCO SENTIDOS.
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
Os sentidos.
Sistema Sensorial.
Órgãos dos sentidos Prof. Marcos Areal.
"A grande contribuição de Maria Montessori à moderna pedagogia foi a tomada de consciência da criança", percebendo que estas respondiam com rapidez e entusiasmo.
Visão de Raios X Ciência viva Prof. Eloisa.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
SENSAÇÃO.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Sistema Sensorial Caderno 3 (grupo 08) Teoria: páginas 127 – 134
SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
IUM Aula 09.
OS SENTIDOS.
Sensação Aula 1.
EMEB. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
FISIOLOGIA DA GUSTAÇÃO & OLFAÇÃO
Aula 5: Receptores Sensoriais
Sistema Sensorial Componentes: Cleber Grings – Michelly Buttini – Simone Rinaldi – Silviana Colpani.
Funcionamento Global do Cérebro Humano
PPB – Aula 2 Os sentidos.
NEUROFISIOLOGIA IV - Sensibilidade.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Apresentação Multimédia #10 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
O corpo humano sistema nervoso e órgãos sensoriais parte 2
FABIANA DE PAULA PEREIRA
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
DOR A dor é a maneira de o corpo avisar que há alguma coisa errada. As raras pessoas que nascem sem a capacidade de sentir dor podem experimentar, graves.
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
INTRODUÇÃO AO SISTEMA SENSORIAL
Consciência do corpo: Eu e os meus 5 sentidos
Nossa relação com o mundo: os órgãos sensoriais.
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
Processamento da informação visual
Juliane B. Lehm e Vera Guizzo EMEIEF Prof. Nicolau de Moraes Barros
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Sistemas Sensoriais.
Sistemas Sensoriais.
SISTEMA SENSORIAL.
SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir.
1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo.
OS SENTIDOS PALADAR.
5 SENTIDOS Página 345.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA

Gincana Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que dificultam as tarefas.

Inicialmente gincana era um jogo índio onde os participantes estavam montados em um cavalo. Da gincana foram originadas varias modalidades esportivas, sendo que algumas aulas consistem em provas de habilidade e obstáculos. Alguns desses são esportes motorizados, aquáticos ou esportes de inverno.

As gincanas são muito populares para as crianças, e por isso são muitas vezes organizadas gincanas escolares, onde diferentes equipes fazem jogos. Habitualmente cada equipe tem seu próprio grito de guerra.

As competições podem ser realizadas para por em prova as habilidades físicas ou mentais dos participantes, sempre com um prémio final, onde vence o melhor ou o que tiver mais sorte. As gincanas podem ser organizadas visando diversos objetivos. Ou seja, gincana é a competição entre equipes em que ganha é a que completar as tarefas com mais rapidez e habilidade.

Nos últimos anos a gincana tem sido objeto de pesquisa e interesse de psicólogos, pedagogos e educadores principalmente como alternativa metodológica. Pois a gincana interligam o prazer e o conhecimento, visto que, vem quase sempre acompanhada do desenvolvimento humano.

Percepção censório e motora A criança percebe seu próprio corpo e o ambiente físico e social. Por meio de todos os sentidos: o visual, o auditivo, o tato, o gustativo e o olfativo. Ela percebe sono, capta imagens, sente sabores e cheiros, sente frio ou calor. A integração de todas essas percepções é que ira promover a maturidade da criança aguçando sua atenção e sensibilidade de forma que enriqueça sua experiência nas áreas cognitiva e social.

Diretamente relacionada a percepção sensorial estão a coordenação motora, a percepção espaço temporal, o esquema corporal e a alteridade. A fim que a criança possa ampliar a consciência que o próprio corpo e o ambiente que a circunda, propomos a seguir atividades diversificadas que estimulam o aprimoramento de todas essas habilidades.

Os sentidos Existem terminações nervosas que constituem os receptores sensoriais, capazes de detectar estímulos do ambiente ou do interior do organismo, e enviar esse estimulo para o sistema nervoso por um nervo sensorial. Existem alguns tipos de receptores que diferem quanto ao tipo de estimulo que são capazes de reconhecer: estímulos mecânicos, diferenças de temperatura, presença de determinada substancias químicas, luz e odor.

Tato O órgão relacionado ao sentido do tato é a pele.

Visão Os olhos, que são os órgãos sensoriais relacionados com a visão.

Audição A estrutura que recebe os sons e onde estão os receptores sensoriais é a orelha.

Paladar A percepção dos sabores é realizada por receptores de alguns tipos de moléculas (quimiorreceptores) localizados na língua.

Olfato O órgão sensorial que abriga os receptores relacionados ao olfato é o nariz, especificamente o epitélio que reveste o teto das cavidades nasais.

Referencias Bibliográficas LAURENCE, J. Biologia: ensino médio, volume único/ J. LAURENCE Ed. São Paulo: Nova geração, SILVA, ISABEL DE OLIVEIRA E. Educação e seus atores: experiências, sentidos e identidade. / Organização: SILVA, ISABEL DE OLIVEIRA. LEÃO, GERALDO.-1 Ed. Belo Horizonte, MG. Autêntica,2011.