UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA
Gincana Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que dificultam as tarefas.
Inicialmente gincana era um jogo índio onde os participantes estavam montados em um cavalo. Da gincana foram originadas varias modalidades esportivas, sendo que algumas aulas consistem em provas de habilidade e obstáculos. Alguns desses são esportes motorizados, aquáticos ou esportes de inverno.
As gincanas são muito populares para as crianças, e por isso são muitas vezes organizadas gincanas escolares, onde diferentes equipes fazem jogos. Habitualmente cada equipe tem seu próprio grito de guerra.
As competições podem ser realizadas para por em prova as habilidades físicas ou mentais dos participantes, sempre com um prémio final, onde vence o melhor ou o que tiver mais sorte. As gincanas podem ser organizadas visando diversos objetivos. Ou seja, gincana é a competição entre equipes em que ganha é a que completar as tarefas com mais rapidez e habilidade.
Nos últimos anos a gincana tem sido objeto de pesquisa e interesse de psicólogos, pedagogos e educadores principalmente como alternativa metodológica. Pois a gincana interligam o prazer e o conhecimento, visto que, vem quase sempre acompanhada do desenvolvimento humano.
Percepção censório e motora A criança percebe seu próprio corpo e o ambiente físico e social. Por meio de todos os sentidos: o visual, o auditivo, o tato, o gustativo e o olfativo. Ela percebe sono, capta imagens, sente sabores e cheiros, sente frio ou calor. A integração de todas essas percepções é que ira promover a maturidade da criança aguçando sua atenção e sensibilidade de forma que enriqueça sua experiência nas áreas cognitiva e social.
Diretamente relacionada a percepção sensorial estão a coordenação motora, a percepção espaço temporal, o esquema corporal e a alteridade. A fim que a criança possa ampliar a consciência que o próprio corpo e o ambiente que a circunda, propomos a seguir atividades diversificadas que estimulam o aprimoramento de todas essas habilidades.
Os sentidos Existem terminações nervosas que constituem os receptores sensoriais, capazes de detectar estímulos do ambiente ou do interior do organismo, e enviar esse estimulo para o sistema nervoso por um nervo sensorial. Existem alguns tipos de receptores que diferem quanto ao tipo de estimulo que são capazes de reconhecer: estímulos mecânicos, diferenças de temperatura, presença de determinada substancias químicas, luz e odor.
Tato O órgão relacionado ao sentido do tato é a pele.
Visão Os olhos, que são os órgãos sensoriais relacionados com a visão.
Audição A estrutura que recebe os sons e onde estão os receptores sensoriais é a orelha.
Paladar A percepção dos sabores é realizada por receptores de alguns tipos de moléculas (quimiorreceptores) localizados na língua.
Olfato O órgão sensorial que abriga os receptores relacionados ao olfato é o nariz, especificamente o epitélio que reveste o teto das cavidades nasais.
Referencias Bibliográficas LAURENCE, J. Biologia: ensino médio, volume único/ J. LAURENCE Ed. São Paulo: Nova geração, SILVA, ISABEL DE OLIVEIRA E. Educação e seus atores: experiências, sentidos e identidade. / Organização: SILVA, ISABEL DE OLIVEIRA. LEÃO, GERALDO.-1 Ed. Belo Horizonte, MG. Autêntica,2011.