DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Advertisements

10: O Credo Apostólico e a salvação
O Mistério de Cristo Exaltado
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
A igreja Adventista do Sétimo é somente uma igreja evangélica ou é também um movimento profético?
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.
Princípios e passos para uma jornada cristã íntegra e frutífera
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
Lições do Natal.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
LIÇÃO 2 SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO
Lição 1 para 2 de abril de Ao escrever seu evangelho, Mateus quer nos mostrar:
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
2014. Nascer da água nada tem a ver com “batismo nas águas”. Absolutamente, nada a ver com águas naturais. Ninguém nasce de novo com base em águas batismais.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
A Vida Segundo o Espírito Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 7.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
encontros com meu amigo jesus
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Seminário sobre Escatologia 03 a 07 de outubro de 2011.
RavenaBatistérioNeoniano(mosaico) (séc. V). Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, origem de morte, dá medo.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Lição da Escola Sabatina 30 de Abril a 6 de Maio.
LIÇÃO 11 – O JUÍZO FINAL Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
Ciclo A Exaltação da Santa CRUZ 14 de Setembro de 2014 Música: Canto bizantino (serena meditação sobre o Mistério da Cruz)
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Apressando a volta de Jesus Pr. Nilton Cordeiro. 12 – “Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo.” 13 –” Porém Deus prometeu,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
26 de Fevereiro de 2012 Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Música: “Paulus” antes da conversão, de.
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
A B C Lucas revela em seu evangelho que a combinação do Espírito Santo com a oração foi o SEGREDO da vida vitoriosa e bem- sucedida de Jesus. Ao longo.
Quem crer e for batizado será salvo. Mc Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.
20/06/07 Ministério Jovem Fp378. ARREPENDIMENTO  No Novo Testamento a Palavra para ARREPENDIMENTO é metanoeo que em tradução literal seria: MUDAR A MENTE.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Marcos “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” I Jo NVI.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Creio no perdão dos pecados 21. Compêndio do Catecismo 201. Porque é que a Igreja tem o poder de perdoar os pecados? A Igreja tem a missão.
Cristologia Aula 8 Mediador e cabeça 1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides)
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
TEOLOGIA DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Ciclo C Ciclo C Domingo XXVIII do Tempo Comum Domingo XXVIII do Tempo Comum 13 de Outubro de de Outubro de 2013 Música: oração sefardita Música:
LIÇÃO 5 - A MARAVILHOSA GRAÇA Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
A REVELAÇÃO NO 2º TESTAMENTO 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) As etapas da RB: promessa, realização e consumação. 2º) Elementos fundantes: Libertação.
Evangelho de João.
Transcrição da apresentação:

DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa

1. Introdução 1.1- Merece grande destaque a certeza assegurada sobre a onisciência de Deus, referenciando-se o conhecimento sobre tudo Amplia-se o horizonte da trindade com a onipresença de Deus, fato notório e existencial no plano diuturno de Sua manifestação Completa-se o sentimento de proteção, com a segurança da onipotência de Deus, como autor e consumador da própria fé.

2. Perfil do autor 2.1- João era um cristão de origem hebraica Conhecedor do Antigo Testamento de ponta a ponta Não registra para si o título de apóstolo Afirmou João que era um profeta. (Apocalipse 22.9) O Evangelho de João apresenta um estilo suave, fluente e um grego simples e direto.

3. Estrutura do texto bíblico Prólogo – João 1:1-18 – Advertência que antecede a obra escrita Relação paralela – Gênesis 1:1 e João 1:1 – No princípio Grande ênfase – Gênesis 1:1 – História da primeira criação. João 1:1 – História da nova criação Sentido pragmático – Nas duas obras de criação o agente é único – A Palavra de Deus Expressão verbo – “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus”. (NVI)

Frederick Fyvie Bruce “João conferiu a máxima importância à verdade eterna, que se identificou com a auto-manifestação divina, o Verbo que existia no princípio com Deus. Mas ele insistiu em que a verdade eterna foi revelada de maneira singular no tempo e no espaço – na Palestina, durante o governo de Pôncio Pilatos – quando o Verbo apareceu na terra na vida humana de Jesus de Nazaré.”

4. Humanidade e Divindade de Jesus 4.1- Etapas do casamento entre os judeus: Compromisso – Geralmente feito pelos pais, às vezes sem o conhecimento do casal Desposório – Corresponde ao casamento civil em nossos dias Bodas – Momento de grande festa, geralmente realizada na casa do noivo.

5. Humilhação e Exaltação de Cristo 5.1- Estágios da humilhação de Cristo: Encarnação – Vida terrena Sofrimento – Se fez servo, não tinha pecado, mas tinha que viver com os pecadores Morte – Resultado de um julgamento injusto, crucificado entre dois ladrões Sepultamento – Um instrumento para simbolizar o pecador, ou seja, voltar ao pó Descida ao hades – Local por demais sombrio, traduzido como o mundo dos mortos.

5. Humilhação e Exaltação de Cristo (cont.) Estágios da exaltação de Cristo: Ressurreição – A natureza humana foi totalmente restaurada Ascensão – Cristo é visto como o grande Sumo Sacerdote Sessão à destra do Pai – Representa um lugar de poder e glória Regresso físico para julgar vivos e mortos – Volta gloriosa na condição de Juiz.

Adão Carlos Nascimento Mas o estágio mais avançado da exaltação de Cristo será a sua volta gloriosa na condição de Juiz. Jesus “está no fim da estrada da vida de todas as pessoas, sem exceção.” Os ímpios serão condenados ao sofrimento eterno; e os redimidos entrarão na bem-aventurança eterna. E assim estará consumada a obra redentora.

6. Os Ofícios de Cristo Profeta – Revelação exercida através de sua Palavra e pelo seu Espírito, sobre a vontade de Deus para a salvação do homem. (I Pedro 1.11) Sacerdote – Oferecimento próprio em sacrifícios como meio de intercessão pelo próprio pecador. (João 10.10) Rei – Como Filho de Deus e segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus tem poder e domínio sobre todo o universo. (Mateus 11.28)

Louis Berkhof “Podemos definir a realeza de Cristo como o Seu poder oficial de governar todas as coisas do céu e da terra, para a glória de Deus e para a execução do Seu propósito de salvação.”

7. Aplicação 7.1- Em três anos de ministério terreno, Jesus curou doentes, libertou endemoniados e resolveu toda sorte de problemas Em três anos de ministério terreno e efetivo, Jesus deu vista a cegos, fez paralíticos andar e curou leprosos Em três anos de ministério terreno, efetivo e glorioso, Jesus restaurou mutilados, ressuscitou mortos e restaurou vidas Jesus continua como grande especialista em dar jeito em gente, transforma ladrões em pessoas de bem, corruptos em pessoas honestas e fracassados em vitoriosos Jesus não faz acepção de pessoas e o convite é para todos, indistintamente.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28)

Muito Obrigado! Fim