DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa
1. Introdução 1.1- Merece grande destaque a certeza assegurada sobre a onisciência de Deus, referenciando-se o conhecimento sobre tudo Amplia-se o horizonte da trindade com a onipresença de Deus, fato notório e existencial no plano diuturno de Sua manifestação Completa-se o sentimento de proteção, com a segurança da onipotência de Deus, como autor e consumador da própria fé.
2. Perfil do autor 2.1- João era um cristão de origem hebraica Conhecedor do Antigo Testamento de ponta a ponta Não registra para si o título de apóstolo Afirmou João que era um profeta. (Apocalipse 22.9) O Evangelho de João apresenta um estilo suave, fluente e um grego simples e direto.
3. Estrutura do texto bíblico Prólogo – João 1:1-18 – Advertência que antecede a obra escrita Relação paralela – Gênesis 1:1 e João 1:1 – No princípio Grande ênfase – Gênesis 1:1 – História da primeira criação. João 1:1 – História da nova criação Sentido pragmático – Nas duas obras de criação o agente é único – A Palavra de Deus Expressão verbo – “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus”. (NVI)
Frederick Fyvie Bruce “João conferiu a máxima importância à verdade eterna, que se identificou com a auto-manifestação divina, o Verbo que existia no princípio com Deus. Mas ele insistiu em que a verdade eterna foi revelada de maneira singular no tempo e no espaço – na Palestina, durante o governo de Pôncio Pilatos – quando o Verbo apareceu na terra na vida humana de Jesus de Nazaré.”
4. Humanidade e Divindade de Jesus 4.1- Etapas do casamento entre os judeus: Compromisso – Geralmente feito pelos pais, às vezes sem o conhecimento do casal Desposório – Corresponde ao casamento civil em nossos dias Bodas – Momento de grande festa, geralmente realizada na casa do noivo.
5. Humilhação e Exaltação de Cristo 5.1- Estágios da humilhação de Cristo: Encarnação – Vida terrena Sofrimento – Se fez servo, não tinha pecado, mas tinha que viver com os pecadores Morte – Resultado de um julgamento injusto, crucificado entre dois ladrões Sepultamento – Um instrumento para simbolizar o pecador, ou seja, voltar ao pó Descida ao hades – Local por demais sombrio, traduzido como o mundo dos mortos.
5. Humilhação e Exaltação de Cristo (cont.) Estágios da exaltação de Cristo: Ressurreição – A natureza humana foi totalmente restaurada Ascensão – Cristo é visto como o grande Sumo Sacerdote Sessão à destra do Pai – Representa um lugar de poder e glória Regresso físico para julgar vivos e mortos – Volta gloriosa na condição de Juiz.
Adão Carlos Nascimento Mas o estágio mais avançado da exaltação de Cristo será a sua volta gloriosa na condição de Juiz. Jesus “está no fim da estrada da vida de todas as pessoas, sem exceção.” Os ímpios serão condenados ao sofrimento eterno; e os redimidos entrarão na bem-aventurança eterna. E assim estará consumada a obra redentora.
6. Os Ofícios de Cristo Profeta – Revelação exercida através de sua Palavra e pelo seu Espírito, sobre a vontade de Deus para a salvação do homem. (I Pedro 1.11) Sacerdote – Oferecimento próprio em sacrifícios como meio de intercessão pelo próprio pecador. (João 10.10) Rei – Como Filho de Deus e segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus tem poder e domínio sobre todo o universo. (Mateus 11.28)
Louis Berkhof “Podemos definir a realeza de Cristo como o Seu poder oficial de governar todas as coisas do céu e da terra, para a glória de Deus e para a execução do Seu propósito de salvação.”
7. Aplicação 7.1- Em três anos de ministério terreno, Jesus curou doentes, libertou endemoniados e resolveu toda sorte de problemas Em três anos de ministério terreno e efetivo, Jesus deu vista a cegos, fez paralíticos andar e curou leprosos Em três anos de ministério terreno, efetivo e glorioso, Jesus restaurou mutilados, ressuscitou mortos e restaurou vidas Jesus continua como grande especialista em dar jeito em gente, transforma ladrões em pessoas de bem, corruptos em pessoas honestas e fracassados em vitoriosos Jesus não faz acepção de pessoas e o convite é para todos, indistintamente.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28)
Muito Obrigado! Fim