Compaixão Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Advertisements

Para você,desejo neste Ano Novo...
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
“Maravilhavam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mc 1:22).
Foi ... Deus.
A bendita entre as mulheres
Foi Deus….
Alguma  vez de repente sentiu desejo de fazer uma coisa agradável a alguém por quem  sente  carinho?  ISTO  É  DEUS, que te inspira pelo Espírito Santo...
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Deus me deu Você para que eu me enxergasse, para manter-me forte.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Criação da Mulher Ligue o som.
Alguma  vez de repente sentiu desejo de fazer uma coisa agradável a alguém por quem  sente  carinho?  ISTO  É  DEUS, que te inspira pelo Espírito Santo...
SE DOER, ASSOBIE... Ria Slides.
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
VINDE A MIM.
Maria, Mãe de Misericórdia
Maria a Bem-Aventurada
Jesus curou espiritual e emocionalmente, além de fisicamente. O discípulo tem um ministério para com os doentes.
Jesus e os excluídos sociais
Deus.
OS PRAZERES DA ALMA.
A volta do filho mais velho
Oração para um mundo melhor.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Auto-Terapêutica Todo sofrimento e corrigenda estão dentro da lei de ação e reação, que a cada um confere hoje o equilibrio ou desequilibrio (por suas.
ENFERMIDADES DA ALMA ATENÇÃO: PARA DUPLICAR UM SLIDE USE O ATALHO: CTRL + D Estas lições são em certos casos muito pessoais, e precisam se adaptar a necessidade.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
Reencarnação e transformação íntima
"Eis que estou à sua porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz,
Pequeno dicionário para se entender mais profundamente o significado de algumas palavras muito importantes na vida de qualquer pessoa, explicando com.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL II
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Você já pensou em si mesma hoje?
Era uma vez uma cidade de pedra. Os montes, as ruas, as calçadas, as casas, tudo era de pedra. Que estranho... Os moradores também são de pedra. Velhos,
HINO DA PASTORAL DA CRIANÇA
BÊNÇÃOS.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
LUCIDEZ KARDEQUIANA.
A mai os vossos inimigos...
By Búzios Slides Vale A Pena Dizer... EU TE GOSTO.
O processo de DESENCARNAÇÃO
"Descerá sobre vós o Espírito Santo" (Atos 1,8).
Equipe: Janice – Jeison - Samuel
Ah! Essas Mães! Meninos que abandonaram o lar por motivos variados, e vivem nas ruas, quando evocam suas mães, uma onda de ternura lhes invade o ser.
   A Beneficência.
Texto de Luiz Gonzaga Pinheiro
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
MULHER Autor : Desconhecido ligue o SOM.
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO
 Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
PELAS PORTAS DO CORAÇÃO
Alguma vez sentiste o desejo de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho? Alguma vez sentiste o desejo de fazer uma coisa agradável por.
Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica. Amigo: É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.
PERDÃO Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
CHORAI COM OS QUE CHORAM Clique para passagem de slides Ligue o som Clique para passagem de slides Ligue o som.
PACIÊNCIA Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
Generosidade Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo diz: “Se o amor ao próximo é o princípio da caridade, amar aos inimigos é a sua aplicação sublime, porque.
Acolher é um acto de Amor
Recriar a família à luz da misericórdia
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
Transcrição da apresentação:

Compaixão Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Você sabe o que significa? O que encontramos no dicionário? 1. Sentimento benévolo que nos inspira a infelicidade ou o mal alheio. 2. Dó; lástima; piedade. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa) Refletir sobre o conceito de compaixão. Verificar que do ponto de vista do senso comum, ter compaixão é ter dó de alguém, é ter piedade. Contudo, significado do ponto de vista espírita, ter compaixão é compreender as fragilidades humanas e movimentar-se a fim de auxiliar.

Mas não confunda... Como se vê, alguns dicionários dão às palavras pena e dó o mesmo significado de compai- xão, mas são bem diferentes. Ter dó aprende-se socialmente; quando temos dó ou pena de alguém [...] subentende-se: ‘sinto-me mais poderoso, importante, eficiente e superior em relação a ela’ [pessoa].” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”)

De outro lado, ter compaixão... “... é possuir um entendimen- to maior das fragilidades humanas. É quando nos tornamos mais realistas, menos exigentes e mais flexíveis com as dificuldades alheias. ” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”) Pode-se dizer que aquele que tem compaixão pelo outro é também aquele que se coloca no lugar do outro (empatia), entende que naquele momento pode auxiliar.

O que é, enfim, a compaixão? “[...] O sentimento de compaixão provém das profundezas da alma, envolve o sofredor em um clima de generosidade, utilizando como forma de ajuda a solidariedade. Na atitude compassiva, a criatura vê o necessitado de igual para igual, sem nenhuma distinção, e percebe que ele precisa de uma mão amiga naquele momento circunstancial e aflitivo de sua vida.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”) Definir o que é compaixão segundo Hammed. Destacar que aquele que tem compaixão não se coloca em um posição de superioridade, pelo contrário, trata o outro de igual para igual, sem discriminação ou distinção. Percebe que a dor do outro pode ser a sua. É tocado por um sentimento de fraternidade que não impõe qualquer condição para ajudar.

E o que NÃO é compaixão? “[...] não é medir ou julgar alguém por nós. Não é nos colocarmos no lugar da criatura e ficarmos ilusoriamente imaginando seu sofrimento.” Ao contrário, “é o contato direto do nosso coração com o coração de outro ser humano. ” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”) Chamar a atenção para a imagem, destacando que muitas vezes, diante do sofrimento do outro, nos colocamos em uma posição de indiferença. Já não enxergamos mais a dor do outro e alimentamos sutilmente a ideia de que o outro deve lidar com o seu sofrimento sozinho.

Então... “Só podemos apoiar e cooperar se nossos estados interiores forem sensibilizados; apenas podemos compartilhar a alegria ou a tristeza de alguém se elas também nos tocarem.” “Só podemos expressar autêntica compaixão se utilizarmos uma atmosfera de aceitação e respeito pelas dificuldades alheias.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”) A compaixão verdadeira nos auxiliar a não julgar o outro pelo que fez ou deixou de fazer. Há o entendimento de que as dificuldades dos outros são as mesmas que as nossas.

Porém... “O ser compassivo não invade a vida alheia. Os indivíduos só mudam quando estão prontos para mudar. [...] A compaixão salvaguarda a liberdade de sentir, pensar e agir.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”) Cabe destacar que não se deve cobrar do outro que haja uma mudança de postura baseada em nossas experiências ou ideias. Cada um muda em seu tempo e a seu modo. O fato que auxiliarmos alguém, não significa que devemos cobrar do outro qualquer tipo de mudança de conduta. Nossa ajuda deve ser espontânea e desinteressada. Cada uma age conforme o seu livre arbítrio e não nos cabe qualquer imposição. Nesse sentido, não devemos condicionar nossa ajuda qualquer mudança de postura daquele que ajudamos.

Por isso... “Ter compaixão é lembrar que a dor do outro poderia ser sua. É reconhecer o sofrimento do próximo e ajudá-lo a superar o momento difícil. A compaixão está intimamente ligada à ação.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”) Deve-se lembrar, portanto, que ter compaixão é ajudar o outro a superar suas dificuldades sem fazer por ele, ou sem impor a ele nosso modo de ser e de fazer as coisas.

Compaixão é uma virtude ativa “Sem dúvida, ao contato da desgraça de outrem, a alma, voltando-se para si mesma, experimenta um confrangimento natural e profundo [...]. Grande, porém, é a compensação, quando chegais a dar coragem e esperança a um irmão infeliz que se enternece ao aperto de uma mão amiga [...].” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 13, item 17) A compaixão está associada à caridade. E nesse sentido, não é só dizer que se compadece do outro, mas estende a mão para auxiliá-lo a sair da situação difícil que se encontra. É estar lado a lado com o outro superando obstáculos.

É tão grandiosa e sublime que... “Um olhar atencioso e um abraço carinhoso curam mais do que inúmeras caixas de remédios – o amor expressado dissipa toda e qualquer enfermidade.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Compaixão”) “[...] é a virtude que mais vos aproxima dos anjos; é a irmã da caridade, que vos conduz a Deus.” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 13, item 17) Dar exemplos de atitudes simples que demonstram compaixão.

Nicholas Wilton: herói que salvou 660 crianças. Exemplo Nicholas Wilton: herói que salvou 660 crianças. https://www.youtube.com/watch?v=9Xgmz1O-Rtk Dar exemplos de atitudes simples que demonstram compaixão. Passar o filme sobre Nicolas Wilton. Nicholas Winton, Kt, MBE (nascido Nicholas Wertheim; Hampstead, 19 de maio de 1909 - Slough, 01 de julho de 2015) foi um britânico que organizou o resgate de 669 crianças em sua maioria judias na antiga Checoslováquia, antes delas serem deportadas para campos de concentração nazistas, salvando-as da morte certa em 1939, antes do início da Segunda Guerra Mundial. É muitas vezes chamado de Schindler britânico. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Winton.

Que roteiro seguir? “A piedade, a piedade bem sentida é amor; amor é devotamento; devotamento é o olvido de si mesmo e esse olvido, essa abnegação em favor dos desgraçados, é a virtude por excelência, a que em toda a sua vida praticou o divino Messias e ensinou na sua doutrina tão santa e tão sublime.” Miguel (Bordéus, 1862) (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 13, item 17)