REQUISITOS DE SISTEMAS PROF. Horacio Ribeiro Aula 2- Requisitos de Dominio e de usuário REQUISITOS DE SISTEMAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Análise e Projeto de Sistemas III
Manutenção em software Conceitos básicos
Requisitos de Software
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Estratégias de Teste de Software
Qualidade de Produto de Software
Testando o sistema Teste funcional: o sistema integrado realiza as funções especificadas nos requisitos? Teste de desempenho: os requisitos não-funcionais.
Rational Unified Process(RUP)
Centrado na arquitetura
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistemas Críticos (Confiança)
SISTEMA É UMA ENTIDADE QUE MANTEM SUA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DE SUAS PARTES ( Bertalanffy ) Interação Mútua Diferente duma simples.
Administração de Sistemas de Informação II
Análise e Projeto de Sistemas
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso Módulo 0 Sobre o Curso.
REDUNDÂNCIA POR SOFTWARE
Expansão dos Casos de Uso
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Engenharia de Software
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Especificação em Projeto de Sistemas
Levantamento de Requisitos
Engenharia de Software
NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Explorando o tema VIDEO DE ANIMAÇÃO REQ1.AVI.
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Requisitos de Software
Especificação de Requisitos de Software
Sistemas Conceitos Básicos SITP – Módulo 3. Sistema Pessoas Compu- tador Organi zação Sistema: Conceitos Básicos.
Sistemas Propriedades de Sistemas SITP – Módulo 3.
Um caso de uso conta uma história de como alcançar um objetivo ou um conjunto de histórias de tanto alcançando quanto falhando Caso de uso: “Fazer um pedido”
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa.
Certificação e Auditoria
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
Qualidade de Produtos de Software
Projeto de Banco de Dados
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Introdução. Funcionalidade. Tipos. Exemplo de Diagrama Típico. Exemplo de Diagrama de Requisito.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Requisitos
Engenharia de Software
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
Rede de Computadores 1 MATA85 – Redes de Computadores II Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Engenharia de Produtos
Derivados do domínio da aplicação e descrevem características do sistema e qualidades que refletem o domínio Podem ser requisitos funcionais novos, restrições.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
CMMI Capability Maturity Model Integration
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

REQUISITOS DE SISTEMAS PROF. Horacio Ribeiro Aula 2- Requisitos de Dominio e de usuário REQUISITOS DE SISTEMAS

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Conteúdo Programático desta aula Tipos de requisitos não funcionais Propriedades dos requisitos Características de requisitos de domínio O que são requisitos de usuários técnicas de especificação e documentação de requisitos de sistemas

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA

Objetivo de nível Objetivos (processos de negócio) Provem a base para os sub-objetivos Mostram : O ciclo de vida da seqüência de objetivos relacionados O contexto no qual os objetivos do usuário operam Abrangem vários sub-objetivos de usuário Tem a ver com a organização ( as intenções, o problema ) do usuário Pode ser um sub-objetivo de outro objetivo estratégico

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA O sistema também tem Objetivos correspondentes O uso do sistema faz com que os Objetivos possam ser alcançados ou falhem Objetivos podem ser divididos em sub-objetivos Normalmente existem hierarquias de objetivos, onde se vê Níveis dos Objetivos Hierarquias e Navies de Objetivos

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Tipos de Requisitos Funcionais o que o sistema faz para satisfazer as necessidades de seu usuário Não Funcionais Atributos técnicos que um sistema deve possuir para atender os requisitos funcionais Restrições Restrições que o sistema deve satisfazer, e que afetam igualmente os dois primeiros tipos.

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Requisitos não Funcionais (alguns) Usabilidade (facilidade de uso pelos usuários) Confiança ( freqüência e resistência a falhas, capacidade de recuperação, predibilidade, precisão ) Desempenho (capacidade, taxas em relação ao tempo, de precisão: velocidade, disponibilidade, tempo de resposta, uso de memória ) Suporte ( capacidade manter o sistema atualizado, em termos de testes, manutenção, versões ) Aparência ( estética, visual, design gráfico ) Operacional ( o ambiente no qual será usado; ambiente operacional, condições do usuário, sistemas relacionados) Segurança ( confidencialidade, integridade, disponibilidade )

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Propriedades dos requisitos (1) Validade: requisitos identificados individualmente (isto é, junto a especifica ç ão resulta da an á lise dos requisitos identificados junto das diversas partes interessadas envolvidas. Completude: todas as funcionalidades pretendidas devem fazer parte da especifica ç ão do sistema -Verificar em três dimensões: - por tipo de ator - por tipo de serviço - por tipo de ambiente

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Propriedades dos requisitos (1) Consistência: não devem existir conflitos entre os requisitos identificados. Deve-se também validar os requisitos em duas dimensões: - legal - cultural Compreensibilidade / Ambiguidade: os requisitos devem poder ser compreendidos de forma inequ í voca pelas partes interessadas..Realismo: dadas as restri ç ões do projeto (tecnol ó gicas, financeiras e temporais) o sistema especificado tem de ser implement á vel.

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Propriedades dos requisitos (2) Verificabilidade: de forma a evitar futuras discordâncias quanto à concretiza ç ão dos requisitos especificados, estes devem ser descritos de modo a que seja poss í vel verificar se foram ou não concretizados, isto é, se o sistema final corresponde à especifica ç ão inicial. Definir condições de testabilidade e verificação do requisito.

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Propriedades dos requisitos (3) Rastreabilidade: a origem dos requisitos, em rela ç ão ao cliente, deve estar claramente identificada. Entre outros motivos, isto é importante para facilitar a gestão futura dos requisitos. Requisito 1 usuário Funcionalid ade 1.1 Modulo Programa

NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Contactos e material complementar e exercícios Professor: Horacio ribeiro Modulo Estácio Senha