Aproveitamento de Água da chuva em Zonas Rurais: Captação e Reservação. CARLOS EDUARDO KOZERSKI FABIO ALEXANDRE REGELMEIER TAIS DUMKE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
Advertisements

Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
Compromisso com a perspectiva participativa, envolvendo:
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
I - a água é um bem de domínio público;
Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais
PROGERIRH / PRODHAM.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Reaproveitamento da Água de Chuva
Vasos Sanitários de Caixa Acoplada
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
Adequação ambiental da propriedade rural
A despoluição do rio Jundiaí
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Gerhard Valkinir Cabreira
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
“Água: Novo Sistema de Abastecimento e Ações Sustentabilidade”
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
junho 2014 Ariel Gui Cesinha agosto assinaturas petição.
Seminário Avançado - Eletiva A
CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
Camila Comassetto e Amanda Scherer
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Incentivo às Construções Sustentáveis nos financiamentos da CAIXA
Pastagens e Plantas Forrgeiras Aula 13. Irrigação de Pastagens
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
ESTUDO DAS PERDAS TÉRMICAS DE UM FORNO TÚNEL BRASILEIRO
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Soluções Sustentáveis
Este projeto vem sendo desenvolvido no âmbito das ações do PIBID-Química do IF Fluminense no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA) e consiste na.
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Daniel.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Reaproveitamento de Águas. Objetivo do Projeto: Implantar e incentivar a implantação de sistemas de captação e utilização de águas pluviais e reutilização.
Importância do uso do calcário na agricultura.
RESERVATÓRIO DE MADEIRA TRATADA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA CLODOALDO FORNARI’ 1 Professor da Química *Escola de Educação Básica Professor Mansueto.
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Mecanismos para Convivência com o Semiárido Banco do Nordeste do Brasil Etene Novembro 2012.
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM AGRICULTURA FAMILIAR Marcio A. Nicknig Dieter Wartchow XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16.
Fiscalização da aplicação de Planos de Racionamento Estudo de Caso: Medina - MG 1.
SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINICOLA SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINÍCOLA.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA COMUNIDADE MÃE D’ÁGUA EM COREMAS.
Transcrição da apresentação:

Aproveitamento de Água da chuva em Zonas Rurais: Captação e Reservação. CARLOS EDUARDO KOZERSKI FABIO ALEXANDRE REGELMEIER TAIS DUMKE

Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação. A água é um componente essencial para a sobrevivência humana e animal, sendo um recurso limitado, portanto, deve ser usada de forma racional. O elevado consumo de água nas regiões de produção intensiva, aliado à falta de programas de gestão da água, vem reduzindo sua disponibilidade, principalmente as de fontes subterrâneas. A captação e o armazenamento da água de chuva é uma ótima alternativa para minimizar o problema de estiagens severas em algumas épocas do ano.

Desta forma o Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE de Marechal Cândido Rondon – Pr. procura auxiliar os produtores rurais do município a encontrar maneiras sustentáveis de aproveitar a água, principalmente em nossa região por se tratar de uma área de produção agropecuária intensa. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

O município de Marechal Cândido Rondon, apresenta forte exploração de atividades agroindustriais baseadas na bovinocultura de leite, avicultura e suinocultura, necessitando assim de grande aporte hídrico para abastecimento da produção. Em contrapartida, as extensas áreas dos telhados dos abrigos da produção agroindustrial evidenciam uma importante possibilidade de captação de águas pluviais, tendendo a amenizar a exploração dos recursos hídricos e a disponibilidade para o consumo humano. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Contudo, muitos produtores do meio rural encontram dificuldades para dimensionar sistemas de captação mais adequados as suas respectivas realidades. Cabe salientar também a importância da captação da água da chuva com o intuito de preservar os recursos hídricos que são explorados para fins que não exigem sua potabilidade, destacando que essa água pode servir para usos menos nobres, principalmente na produção de animais que necessitam de uma grande quantidade de água não só para consumo como também para refrigeração, limpeza, entre outros. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Este estudo tem como objetivos em oferecer uma nova alternativa para os produtores levando em consideração a segurança hídrica, economicamente viável e ambientalmente correta. Sugere-se neste sentido o aproveitamento da água da chuva através da captação e armazenamento advindos das coberturas existentes nas propriedades rurais, as chamadas cisternas enterradas. Estas contam com sistema de captação através de calhas de aço galvanizado, tubos de PVC para condução e filtragem composta por caixas de fibra ou polietileno com pedras para limpeza e filtração das impurezas contidas nos telhados. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Figura 1 – Sistema de Captação e filtragem da água. Após passar pelo sistema de filtros a água coletada é armazenada em depósitos enterrados, as chamadas “cisternas” que são revestidas e cobertas com manta de polietileno de alta densidade PEAD, com capacidade para de 500 mil litros. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Sistema de Filtragem

Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação. Reservatório Enterrado em Geomenbrana PEAD 0,80mm

METODOLOGIA Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

O município de Marechal Cândido Rondon conta com 100% de abastecimento de água na zona rural. São 42 sistemas implantados perfazendo um total de 1871 propriedades abastecidas com água tratada. O Sistema conta com 1923 ligações de água somando um total de metros de rede de água abastecendo uma população estimada de pessoas. A base de subsistência dessas propriedades e praticamente o cultivo de grãos e atividades com suínos, bovinos e aves, principalmente por se ter instalado no município, grandes empresas de suinocultura, frigorífica de aves e de beneficiamento de leite. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Através das informações acima mencionadas pesquisou a produção anual de animais e observa-se conforme a Tabela 1 que a produção de aves (galináceos) e suínos se destaca pela grande quantidade de animais no município. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Pesquisou – se também as empresas e numero de propriedades que atuam no município de Marechal Cândido Rondon nas atividades de avicultura e suinocultura especialmente. Segue abaixo a Tabela 2. Constatou-se que algumas propriedades deixam de expandir sua produção por falta de disponibilidade hídrica da localidade. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

De acordo com a da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA é importante que leve em consideração que a precipitação de 1 mm de chuva sobre 1m 2 de área de telhado produz um litro de água. Por Exemplo: se a área de captação total de sua propriedade for de, por exemplo, 50 m 2, serão armazenados 50 L de água para cada milímetro de chuva observada.(OLIVEIRA et. al 2013.) Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Diante dos argumentos acima apresentados o SAAE buscou uma parceria junto a Cooperativa Agroindustrial Copagril uma vez que é grande sua atuação no município junto às atividades de suinocultura e avicultura e também a ITAIPU Binacional, que tem atuado de forma muito importante no município com ações que visam à preservação ambiental. Assim estabeleceu-se a parceria com a finalidade de obter recursos para implantação de um projeto piloto de cisternas. Desta feita, foram feitas reuniões com os parceiros ficou definido que três propriedades seriam beneficiadas com este projeto duas em suinocultura e uma avicultura. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Foram elencados e avaliados critérios técnicos para a escolha das mesmas como, por exemplo: capacidade de produção, uso da água, demanda disponível de água entre outros. Foi definido também que o volume de 500 mil litros é satisfatório para o inicio do projeto. Feito esta avaliação foi então que foram levantados os custos do projeto que ficaram na ordem de R$ ,00 para os três projetos. Cabendo ao SAAE R$ ,00 e a ITAIPU R$ ,00 oriundos através do convênio nº Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Considerando: (PA / VD = D) ou ( / = 221,6) Sendo: PA = Pluviosidade Anual VD = Volume consumido diariamente D = Dias para consumo Ou seja, considerando o consumo diário da propriedade em comparação com o volume de chuvas acumulado durante o ano teríamos aproximadamente 221 dias abastecido pela água da chuva. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Tempo de Retorno do Investimento: Orçamento para construção: R$ ,00. (valor na licitação) Custo do m3 de água: R$ 1,53 (conforme tabela vigente pelo SAAE) Consumo diário da Propriedade Aproximadamente litros por dia (incluso limpeza) Considerando: (Valor m3 dia X Consumo diário (m3) X 30 dias)= Valor Mensal Considerando: (Total do Investimento / Valor Mensal) = Tempo para retorno do investimento Resultado: (1,53m3 X 10m3 X 30dias) = 459,00 Resultado (40.000,00 / 459) = Aproximadamente 87 meses ou 7 anos e 3 meses. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

CONCLUSÃO Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Diante do atual cenário de consumo da atividade agropecuária esta alternativa mostra-se viável para implantação. O aproveitamento da água da chuva em sistemas de produção de suínos e aves é uma opção sustentável e eficiente e economicamente viável para o uso da água nas propriedades. Portanto a implantação de cisternas para coleta de águas pluviais é uma alternativa viável, pois fazendo a captação desta água para dessedentação animal ou limpeza das instalações, diminui a exploração de recursos hídricos subterrâneos, além de garantir maior segurança para as propriedades. Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

OBRAS Aproveitamento da água da chuva em zonas rurais: Captação e reservação.

Obrigado Contatos: