Click to edit Master subtitle style OFICINA TERAPÊUTICA DE TRABALHOS MANUAIS COMO AÇÃO DE INTEGRAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE COM A COMUNIDADE Leny Maria Wagner.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma história baseada em experiências e discussões das crianças da cidade de Caracas.
Advertisements

O Vendedor inteligente
Inauguração do EVS ANTES DE INAUGURAR:
DELFINA DE JESUS QUEM SOU EU?.
Acolhendo e construído vínculos
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
Reforma Psiquiátrica No Brasil, iniciada na década de 1970.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Tente ler sem chorar!!!.
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Assim é a Vida....
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Não deixe para amanhã
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ZÉ ALEGRIA.
Desapego Passa automático.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Reforma Psiquiátrica No Brasil, iniciada na década de 1970.
A BONECA.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Percepção do Espaço Pela Criança
Aprendi LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Relatório de Atividade
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
texto de Martha Medeiros
João e Mário ..
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
A IMPORTÂNCIA DA T ECNOLOGIA A SSISTIVA NA NOSSA VIDA FAMILIAR Silvia Lima de Paula Gomes APAE de Frutal/MG.
TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE MUDOU NA MINHA VIDA?
ABELHINHAS LUMINARES EDIFICADORES MÃOS AJUDADORAS
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Formação Básica para Novos Vicentinos
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
FAUSTA ROGÉRIO DE OLIVERIRA
Era uma vez ………….
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
Alegria que transforma tudo...
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Informativo Seja Feliz Abril de O sonho vive! Agradecemos imensamente a todos os colaboradores que fazem o nosso projeto viver. Manter em funcionamento.
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
O hoje e o amanhã.
Retrato da Escola – Natalia Aquino
Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo
O prédio que morei, o 30 a Biblioteca e a Capela...
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
AÇÃO SOCIAL SÃO JOAQUIM DE GAROPABA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
Objetivo geral: Apresentar aos educandos diferentes formas de poupança desde uma simples moeda, até a água, energia, roupa e outras coisas mais, que usamos.
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Campinas, fevereiro 2014 – 1ª Edição ANO NOVO, ESPAÇO NOVO...!!! por Luciana Pizzini O ano de 2014 está começando com boas novas para o Semente Esperança.Estamos.
Informativo # 10 – Janeiro/2016
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
Treinamento de Lideres de Células
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Nome cooperativa Sicoob Breve informações sobre a Singular.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Trabalho de Língua Portuguesa TEMA: O Fantástico do conto.
Transcrição da apresentação:

Click to edit Master subtitle style OFICINA TERAPÊUTICA DE TRABALHOS MANUAIS COMO AÇÃO DE INTEGRAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE COM A COMUNIDADE Leny Maria Wagner Garcia ESF – Caetano da Silva Porto. Bairro Carijós. Indaial – SC. 1

2

OBJETIVO  Oferecer um espaço para realização de atividades manuais a portadores de qualquer limitação que interfira na sua inserção social. Reconhecer as diversidades culturais da comunidade adscrita, e entender como a população enfrenta seus problemas, ajudando- a adquirir autonomia na manutenção da própria saúde. 3

INTRODUÇÃO  Como surgiu a Oficina Terapêutica ? 4  Inauguração 2002  Equipes 02 equipes + 01 de Saúde bucal

HISTÓRICO  ACS –Com novo olhar para se fazer saúde  Onde levá-los? – Sala de reuniões da unidade  Como levá-los ? 1ª Parceria - CAPS  Porque na terça-feira?  Qual atividade? Argila  Nave Espacial 5

DESENVOLVIMENTO  Visita à APAE – Conheceram a Oficina de Tapetes  Ajuda da Família para construir os quadros (teares)  Aumento do Nº de Participantes  Necessidade de nova parceria – Igreja Católica  Durou 10 anos – Demolição e Reforma do pavilhão paroquial 6

Click to edit Master subtitle style DESENVOLVIMENTO  Um espaço para acolher - Além dos Tapetes são confeccionados outros artesanatos como: Pintura em panos de Pratos, Desenhos e pinturas em papel.  Outras atividades de Promoção em Saúde são oferecidas:  Datas Comemorativas- Páscoa, São João, Dia da Criança.  Passeios para municípios vizinhos  Mais parceiros 7

8 Uma senhora idosa que procurava a unidade com muita freqüência, dizia estar sentindo-se incapaz, vontade de morrer, depressiva, poliqueixosa, descontente com os familiares e com a equipe de saúde, por não conseguirem resolver seus problemas, foi convidada para entrar para o grupo. Hoje além de fazer um dos tapetes mais perfeitos, é uma grande inovadora, contribui com idéias para melhorar a confecção dos tapetes, e a equipe até sente falta dela... Resultados Algumas mudanças observadas

Click to edit Master subtitle style RESULTADOS  Um dos componentes que perdeu a visão depois de adulto, o qual foi um dos motivos dos Agentes Comunitários pensarem em criar a oficina, estudou Braile na cidade de Florianópolis, por dois anos. Também aprendeu tocar violão, enfim tem conseguido superar a perda com mais dignidade. “ Minha vidou mudou muito depois que eu vim pra cá antes quando fiquei cego não tinha nada pra fazer só ajudava minha mãe limpar a casa. Ajuda a gente sair de casa e conversar com outras pessoas fazer brincadeiras e rir muda a cabeça da gente não pensa em coisa ruim e também vende o tapete que faço em casa pra ganhar dinheiro faço dois por dia em casa.”  Uma jovem com sequela grave de um aneurisma com limitações significativas buscou várias formas de tratamento, após ter iniciado no grupo onde encontrou motivos para lutar pela melhora de condições para viver, hoje mora em outra cidade, recentemente telefonou para comunicar que irá casar-se.  Outro rapaz cadeirante é Vice Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de do Município de Indaial (ADEFI).  Outros fizeram desta atividade uma forma de aumentar a renda da família com venda dos tapetes. 9

Click to edit Master subtitle style RESULTADOS  Uma participante portadora de deficiência mental, com problemas familiares, portadora de transtorno psiquiátrico sempre descompensada, quando começou a participar do grupo há 6 anos, só possuía vínculo com a ACS da sua Micro Área, ficava sentada ao lado dela, não demonstrava interesse pela confecção dos tapetes, queria só ficar olhando, hoje a ACS já não faz parte da equipe, entretanto ela continua participando, se relaciona com todos no grupo. Passou a interessar primeiramente em espalhar glitter (brilho) em desenhos em panos de louça já pintados por outros membros, porque ela não possuía habilidade para segurar o pincel e pintar. Para surpresa de todos ela desenvolveu a habilidade, consegue pintar os panos e sem sair de dentro do desenho. Não se pode negar o quanto é gratificante para a equipe compartilhar com o grupo cada conquista. 10

SÓ ALEGRIA 11

12 Atividades Manuais com pose para foto!!!!

13 Páscoa:  Trabalhos de confecção dos Presentes Momentos Especiais Missa Durante 7 anos na última Terça Feira do mês

14 MOMENTOS ESPECIAIS

15 São João:  Roupa característica  Decoração  Lanches

16 Encerramentos nos Finais de Ano:  Passeios  Almoços

17 Natal:  Passeios  Almoço  Compras  Sorvetes

18 EQUIPE: Eliane Blunk Sehnenn - ACS Leny Maria Wagner Garcia - ENFERMEIRA Luciano Abreu- MÉDICO Malvina Juliane Ribeiro- ACS Marinez Slusarczuk Vendramin- AUXILIAR DE ENFERMAGEM Maria Elenir Fuzinato- AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Odete Mafra Aguiar - ACS Tatiana Regina Horstmann dos Santos- AUXILIAR DE ENFERMAGEM Tatiani Cerqueira dos Passos - ACS Rafael Alexandre Cardoso - ACS Endereço: Rua XV de Novembro Nº 377, Bairro: Carijós; Município: INDAIAL RESPONSÁVEL: Leny Maria Wagner Garcia Fone: / APOIO TÉCNICO: Profa. Dra. Mercedes Gabriela Ratto Reiter Centro Laelia purpurata de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Leite Humano e Aleitamento Materno