Luz, onda ou partícula?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA MODERNA  Efeito Fotoelétrico  Aplicação Prática
Advertisements

QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Efeito Fotoelétrico.
Prof. carlos eduardo saes moreno
EFEITO FOTOELÉTRICO TEMPORADA 2013 DISCIPLINA: FÍSICA 1
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
Tópicos de Ondulatória
Final do Século XIX Professor Leonardo
Final do Século XIX Professor Leonardo
Dualidade Onda Partícula
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
A NATUREZA DA LUZ Física – 7D Aula 20.
Universidade Federal de Itajubá
Efeito Fotoelétrico.
A Revolução da Física Moderna
O Efeito Fotoelétrico e uma Nova Visão para a Luz
LUZ.
Concepções de luz na física moderna. Semana 1
Prof: Hugo Cesário.
Ondas Eletromagnéticas
Ondulatória.
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
Espectroscopia Definição Radiação Espectro
Livro 3 CAPÍTULO 11 – Ondas e Som
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Aprofundamento de Química
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
O Efeito Fotoelétrico e a Mecânica Quântica
Mecânica quântica Daniel Jonathan Instituto de Física
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
FÍSICA MODERNA. Carlinhos N. Marmo e Élcio M. Silveira Second Solvay Congress, 1913, Bruxelas sentados (e  d): Nernst, Rutherford, Wien, Thomson, Warburg,
Marisa Almeida Cavalcante Depto de Física - PUC/SP Grupo de Pesquisa em Ensino de Física Dualidade Onda Partícula Parte 2 Microscópio.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Construção de um LASER pulsado de Nd: YAG
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
É uma onda eletromagnética
EFEITO FOTOELÉTRICO e e. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies metálicas. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies.
Marisa Almeida Cavalcante Depto de Física - PUC/SP Grupo de Pesquisa em Ensino de Física Dualidade Onda Partícula Introdução a Mecânica.
Aula 5: O Potencial Elétrico
EFEITO FOTOELÉTRICO DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
AULA 1: A Natureza da Luz Herculano Martinho. AULA 1: A Natureza da Luz Experimento de dupla fenda de Young ( ) FONTE FENDA COLIMAÇÃO FENDAS ANTEPARO.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Difração: propriedade que a onda possui de contornar obstáculos.
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFRAÇÃO DA LUZ CONCEITOS BÁSICOS FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
8.2 – Transmissão de Calor Site:
Ondas Eletromagnéticas. Espectro Eletromagnético.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
Óptica Geométrica.
ONDULATÓRIA Professor: Kingnaldo.
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Transcrição da apresentação:

Luz, onda ou partícula?

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Isaac Newton (1642 – 1727) Defensor da teoria corpuscular da luz. Explicava: a refração e a reflexão da luz a propagação retilínea a formação de sombras

LUZ PARTÍCULAS OU ONDAS? Newton acreditava que na refração a luz era atraída pelo meio mais denso, água, vidro, etc. e quanto mais denso o meio maior a atração e, portanto, maior o desvio. Também, para Newton, a velocidade da luz em meios mais densos era maior, assim como ocorre com o som.

Luz PARTICULAS OU ONDAS? A Física Newtoniana desenvolveu-se e tornou-se predominante no Século 18. A teoria corpuscular da luz era uma parte fundamental desta Física. A Física newtoniana tornou-se o paradigma da ciência por mais de 200 anos.

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Thomas Young , em 1801, com a experiência das duas fendas reforça a teoria ondulatória da luz. Descobre os princípios da “interferência” da luz. Thomas Young 1773 - 1829 I – Interferência destrutiva II – Interferência construtiva.

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Experiência de 2 fendas de Thomas Young Projeta-se no anteparo Padrão de interferência construtiva e destrutiva

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Luz é onda eletromagnética transversal c = λ.f → cvácuo = 300.000 km/s 4,3 x1014 Hz < f < 7 x 1014 Hz

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Espectro eletromagnético - Comprimentos de onda

Luz PARTICULAS OU ONDAS? A radiação visível

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Hertz descobre o efeito fotoelétrico, em que a luz, quando incide em metais arranca elétrons desses metais. Heinrich Rudolf Hertz 1857 - 1894

Luz PARTICULAS OU ONDAS? EFEITO FOTOELÉTRICO No entanto, a energia com a qual os elétrons saíam não dependia da quantidade de luz. Assim, uma lâmpada vermelha muito intensa não produzia a ejeção de elétrons do metal com mais energia cinética do que uma luz violeta de intensidade mais baixa (no entanto a freqüência da luz violeta é maior que da luz vermelha). Portanto, esse efeito é mais observável com luz violeta e ultravioleta Maior freqüência da luz incidente maior a energia cinética dos fotoelétrons

EFEITO FOTOELÉTRICO

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Explicação da emissão instantânea dos fotoelétrons no efeito fotoelétrico. Explicável se a luz fosse constituída de partículas que transferissem energia durante as colisões com os elétrons. A teoria ondulatória da luz não explica o efeito fotoelétrico! Pois não estabelece nenhuma relação entre a freqüência de uma onda e a energia que ela transporta.

Luz PARTICULAS OU ONDAS? A origem da mecânica quântica Formulou a hipótese do “pacote” ou “quantum” de energia. A energia não varia continuamente, mas em pacote ou quantum de energia: E = h.f, ou seja, a energia se manifesta em quantidades que são sempre um múltiplo de uma certa quantidade muito pequena, um pacote de energia ou quantum de energia h = 6,63x10-34 J.s = constante de Planck f = freqüência da radiação Max Planck 1838 - 1947

Luz PARTICULAS OU ONDAS? A teoria fotônica da luz. Em 1905, Einstein explica o Efeito Fotoelétrico. Postula que a luz é composta de “partículas de radiação” ou “pulsos eletromagnéticos” chamados “fótons” Albert Einstein 1879 - 1955 Efoton = h.f. Fótons não têm massa. Fótons são “partículas” de energia. Luz é energia pura!

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Explicação de Einstein para o Efeito Fotoelérico. Energia do fotoelétron = h.f – W W = energia para vencer a barreira de potencial. Depende do material.

APLICAÇÕES DO EFEITO FOTOELÉTRICO

APLICAÇÕES DO EFEITO FOTOELÉTRICO

IRRADIAÇÃO PARA ESTERILIZAÇÃO

IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS γ, e, n, p Esterilização

ESTERILIZAÇÃO Depois do ataque biológico de Anthrax em 2001, o correio americano começou a irradiar as correspondências para fins de desinfetar as correspondências. Os primeiros correios utilizavam um acelerador linear, a agora se utiliza fontes de 60Co.

Lâmpada fluorescente 1a Fase: radiação átomo de Hg Excitação e Des-excitação dos átomos de Hg Na Des-excitação os átomos de Hg emitem grande quantidade de fótons de radiação ultravioleta (alta freqüência e não visíveis)

Lâmpada fluorescente 2a Fase: excitação e des-excitação FLUORESCÊNCIA A “excitação” dos átomos de fósforo é feita por fótons ultravioletas emitidos por átomos de Hg A “des-excitação” dos átomos de fósforo ocorre em forma de “escada”. fluorescência A fluorescência do fósforo transforma a radiação ultravioleta (não visível) em luz.l

Lâmpada fluorescente Animação

Luz PARTICULAS OU ONDAS? AFINAL LUZ É ONDA? ou PARTÍCULA?

Luz PARTICULAS OU ONDAS? Dualidade Onda - Partícula Partícula - Onda