PACIÊNCIA Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia vital. Como equilibrá-la?
Advertisements

Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Coisas da Vida....
A PACIÊNCIA CLIQUE PARA AVANÇAR.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
Reencarnação e transformação íntima
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
ESCOLA DE MÉDIUNS Sejam bem vindos....
BÊNÇÃOS.
LUCIDEZ KARDEQUIANA.
Há no Novo Testamento três ocasiões em que Deus fala audivelmente dos Céus. O batismo de Jesus (Mateus 3:17), a transfiguração (Mateus 17:5), e o.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Slides/automáticos...aguarde
O processo de DESENCARNAÇÃO
DESENCARNAÇÃO Morri e agora?
133 HEGEMONIA DE JESUS “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.” (JOÃO, 8: 58) 133 HEGEMONIA DE JESUS.
Você Aprende....
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Aprende Que... Montagem : Ulysses Freitas Ligue o Som.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
VIVER VALE A PENA Suicídio nunca!
FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Escola de Evangelização de Paciente Grupo Espírita Guillon Ribeiro
RENOVAR ATITUDES È muito bom abrir os olhos pela manhã e perceber que é um novo dia. Mais uma oportunidade oferecida por Deus para que façamos a coisa.
EVANGELHO.
Importância do tratamento espiritual
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
1 Nos fomos criados para sermos semelhantes a Jesus.
PERDÃO Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
O que Devo fazer para ser intimo de Deus Algumas pessoas já ouviram falar de Deus, outras dizem que conhecem a Deus, mas são poucas as que podem afirmar.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Compaixão Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de maio Lição da Escola Sabatina 21 a 27 de Maio Infelizmente, até certo ponto, a maioria dos nossos meios ambientes.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
Renovação Proposta de Emergência. Renovar - Dicionário O Tornar novo. O Mudar para melhor. O Tornar a fazer, refazer. O Repetir. O Revigorar-se.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
“Ferramentas para um trabalho aprovado” Objetivos. Compreender a importância de manter-se conectado com Deus através da oração.. Compreender que o cuidado.
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
Nosso corpo é o reflexo da alma. Procuremos a saúde da mente, vivendo o dia a dia de forma cristã, com ética, respeito pelo próximo e estaremos cultivando.
Organização do tempo DEUS FAMÍLIA CARREIRA
Lição da Escola Sabatina 30 de Abril a 6 de Maio.
Generosidade Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
automático advertindo-o, dos perigos da travessia no mar agitado das paixões, bem como das lutas que deveria travar para alcançar o porto de.
Cap. XI Amar ao Próximo como a si mesmo Item 14 Caridade para com os criminosos.
Esperança e Compromisso Lucas 2.14 E Deus abençoou o ser humano dizendo: - Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
Introdução A Doutrina Espírita nos mostra racionalmente a necessidade do combate ao orgulho. Demonstra através da reencarnação.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
FRASES ESPÍRITAS.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
O QUE É DEPENDÊNCIA QUÍMICA ? O QUE SÃO AS DROGAS ? A MEDICINA DEFINE COMO SENDO QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE É CAPAZ DE MODIFICAR A FUNÇÃO SUBSTÂNCIA QUE.
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
A VERDADEIRA CORAGEM Você saberia definir, com exatidão, o que é coragem?
Transcrição da apresentação:

PACIÊNCIA Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

O problema da impaciência “Nossa impaciência dese- quilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo de ver e enfrentar conflitos. Lembremo-nos de que todo problema contém em si mesmo a ‘semente da solução’.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Paciência”) Hammed inicia o capítulo destacando que atitudes não-pacienciosas nos afetam interna e externamente: nos desequilibra o pensamento e o estado vibratório, além de prejudicar nossa relação com o próximo. Como agravante, ainda no impede de enxergar a solução para o problema que nos surge.

O segredo da Natureza “É preciso, portanto, que adotemos o ritmo da Natureza, cujo segredo mais precioso é a paciência. [...] Precisamos aprender com ela [Natureza] a habilidade de equilibrar e realizar tarefas numa silenciosa quietude, pois a impetuosidade e a afobação que muitas vezes demonstramos podem destruir em minutos o que levamos anos para construir.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Paciência”)

O que é paciência? “A paciência é a medida metódica e eficaz que ensina a produzir no momento exato a tarefa correta. [...] A paciência significa autoconfiança.” (JOANNA DE ÂNGELIS. Convites da Vida, cap. 34) Segundo Joanna de Ângelis, portanto, a autoconfiança deriva da disciplina que o ser adquiriu para avaliar determinada circunstância e agir de maneira organizada com vistas a alcançar o resultado desejado numa tarefa.

O que é a paciência? “A verdadeira paciência é sempre uma exteriorização da alma que realizou muito amor em si mesma, para dá-lo a outrem, na exemplificação.” (EMMANUEL. O Consolador, perg. 254) “A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 9, item 7) Outros autores espirituais, além do excelso Codificador, associam a paciência a outras virtudes como o amor e a caridade. Vê-se que a paciência é virtude de igual valor e leva-nos a concluir que não se pode ser autoconfiante sem ser paciente, ser caridoso sem ser paciente ou ser amoroso sem ser paciente.

E o que é esse amor? “Esse amor é a expressão fraternal que considera todas as criaturas como irmãos, em quaisquer circuns- tâncias [...].” (EMMANUEL. O Consolador, perg. 254) Considerar os outros como irmãos significa vê-los como iguais perante Deus; vê-los como merecedores da misericórdia, da compaixão e da indulgência alheias; ou seja, o amor manifesto pela paciência impele o ser a perdoar a falha do próximo por se considerar também uma criatura sujeita à queda.

Como adquirir paciência? “É com a iluminação espiritual do nosso íntimo que adquirimos esses valores sagrados da tolerância esclarecida. E, para que nos edifiquemos nessa claridade divina, faz-se mister educar a vontade, curando enfermidades psíquicas seculares que nos acompanham através das vidas sucessivas [...].” (EMMANUEL. O Consolador, perg. 254) Exaltar a necessidade da autoeducação, passando pelo autoconhecimento, como chave para conquistar a paciência.

Paciência: virtude ativa “No entanto, a paciência não é passividade, estagna- ção, ociosidade ou paralisação. É antes um potencial a ser desenvolvido com serenidade, persis- tência e constância.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Paciência”) O ser paciente é, acima de tudo, um ser consciente, que trabalhou persistentemente para se conhecer e age com serenidade por opção própria, por uma escolha lúcida, por compreender (não apenas aceitar), enfim, que é uma atitude benéfica para o outro e para si.

Como obter serenidade diante de tantas tribulações? “Como, porém, obter a serenidade, quando somos impulsivos por vocação ou por hábito? [...] educando-nos; [...]. Feito isso, perceberemos que todo instante de turvação ou desequilíbrio, é instrumento de teste para avaliação de nosso próprio aproveitamento.” (EMMANUEL. Rumo Certo, p. 75) Emmanuel destaca que a paciência se adquire por meio de situações nas quais se tem oportunidade de exercitá-la.

Algumas dicas... Descubra o que deixa você impaciente Reflita e tente descobrir a razão da pressa. Alguma situação específica lhe faz perder a paciência? Quais eventos, pessoas, palavras ou circunstâncias lhe deixam nervoso(a)? Não tente controlar tudo Tenha uma visão mais ampla Lembre-se que certas coisas levam tempo. Observe o que realmente importa. Cultive um olhar positivo.

A prática leva à perfeição “O adágio popular considera que “o hábito faz a segunda natureza” e nós devemos aprender que a disciplina antecede a espontaneidade [...].” (EMMANUEL. O Consolador, perg. 254) Não basta ter a intenção de ser paciente e se dedicar a esse mister numa atitude isolada. É preciso transformar esse desejo em hábito com o emprego da vontade.

A Natureza não dá saltos “Suportemos com calma, tudo que acontece em nossa existência. Procuremos deci- frar, aprender e refletir as mensagens enigmáticas que nos chegam através da linguagem da evolução natural. A Natureza não dá saltos – a borboleta não chegou ao que é sem antes ter sido lagarta.” (HAMMED. Os prazeres da alma, lição “Paciência”) É imperioso não se violentar com metas inatingíveis que só geram frustração. É imprescindível reconhecer nosso ritmo, o que somos capazes de operar de imediato e ter fé em Deus para alcançar as vitórias almejadas.

Tudo a seu tempo “Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais ao recém-nascido um alimento que ele não possa digerir. Cada coisa tem seu tempo.” (ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos, perg. 801)

Paciência e caminho “O trânsito é uma escola em que sobram aulas de vigilância e compreensão, justiça e disciplina. Anotemos as lições da estrada e procuremos transferi-las ao trânsito da vida em que todos somos chamados, nas trilhas do tempo, ao relacionamento comum.” (EMMANUEL. Amanhece, mensagem “Paciência e caminho”)

Jesus “Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo.” (ALLAN KARDEC. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IX, item 7) Ser paciente, numa palavra, significa ser cristão, isto é, impregnar em nossos atos e palavras a moral do Cristo.