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PublicouMirela Borges Aleixo Alterado mais de 8 anos atrás
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Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
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* Grandes equipes são organizações que aprendem- grupos de pessoas que, ao longo do tempo, aprimoram sua capacidade de criar o que elas verdadeiramente desejam criar. * Costumam na equipe ocorrer mudanças profundas (intenso ciclo de aprendizado).Os membros da equipe desenvolvem novas técnicas e capacidades que alternam o que elas podem fazer e compreender. * Criam-se novas percepções e sensibilidades.
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Ciclo de aprendizado Habilidades e capacidade s Consciência e sensibilidades Opiniões e crenças Domínio da mudança duradoura (ciclo de apren_ dizado profundo)
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* O ciclo intenso de aprendizado – desenvolve não apenas novas capacidades, mas de mudanças de metalidade, individual e coletivamente. * As cinco disciplinas básicas do aprendizado são meios pelos quais esse intenso ciclo de aprendizado é ativado. O engajamento contínuo nas disciplinas mantêm o ciclo em andamento.
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AS “CINCO DISCIPLINAS” * Maestria pessoal:aprender a expandir nossa capacidade pessoal para criar os resultados que desejamos, e criar um ambiente organizacional que estimule todos os seus membros a se desenvolverem na direção das metas e fins escolhidos. * Modelos mentais: reflexionar, esclarecer continuamente e melhorar nossos quadros internos do mundo, e determinar como eles moldam nossas ações e decisões.
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*Visão compartilhada: construir um senso de compromisso em um grupo, desenvolvendo imagens compartilhadas do futuro que buscamos criar, e os princípios e práticas orientadoras pelos quais esperamos chegar lá. * Aprendizado em equipe: transformar as habilidades conversacionais e coletivas de raciocínio, de modo que grupos de pessoas possam confiavelmente, desenvolver inteligência e capacidade maiores do que a soma dos talentos dos membros individuais.
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*Pensamento sistêmico: um modo de apreciar, e uma linguagem para descrever e entender, as forças e inter-relações que moldam o comportamento de sistemas. Essa disciplina ajuda-nos a entender como mudar sistemas de modo mais eficaz, e agir em melhor sintonia com os processos maiores do mundo natural e econômico.
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Novas habilidades e Capacidades As habilidades e capacidades que caracterizam as organizações que aprendem enquadram-se em três agrupamentos naturais: Aspiração: indivíduos, equipes e organizações maiores se orientarem no sentido do que verdadeiramente lhes interessa e mudarem porque querem, não apenas porque precisam fazê-lo (maestria pessoa e visão compartilhada). * Reflexão e Conversação: são conversações “instrutivas” requerem pessoas capazes de refletir sobre seu próprio raciocínio (modelos mentais e aprendizado em equipe).
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* Conceituação: É a construção de descrições coerentes do todo e requer habilidades de conceituação não encontradas nas organizações tradicionais (pensamento sistêmico e modelos mentais).
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Novas percepções e sensibilidades *À medida que nossas novas habilidades e capacidades se desenvolvem, o mundo que “vemos” literalmente muda. * Quando praticamos a maestria pessoal e a visão compartilhada, tornamo-nos mais conscientes de quando nós (e outros) estamos atuando em nossa visão, ao contrário de quando estamos simplesmente reagindo a eventos.
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Novos pontos de vista e crenças * Gradativamente, novas percepções são assimiladas em mudanças básicas de pontos de vista e crenças. * As crenças e suposições profundas podem mudar com o evoluir da experiência, e quando isso acontece, a cultura muda. * O conjunto de crenças e suposições profundas – a história- difere da visão tradicional de uma organização para uma organização que aprende. Ex. Crença (tradicional) de que uma pessoa deve estar “no controle” para ser eficaz.
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A arquitetura das organizações que aprendem * Como podemos iniciar a prática das disciplinas de aprendizado????
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Idéias Norteadoras Teoria, métodos e ferramentas Inovações em Infra-estrutura Domínio de ação (arquitetura organiz.)
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Idéias Norteadoras Idéias norteadoras (ou “idéias diretoras”) para organizações que aprendem começam com visão, valores e propósito: o que a organização representa e o que seus membros buscam criar. Segundo Nonaka significa que busca um entendimento compartilhado do que a empresa representa, para onde ela está rumando, em que tipo de mundo ela quer viver, e, o que é mais importante, como ela tenciona tentar esse mundo uma realidade.
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