EVANGELHO DE LUCAS As boas novas para todos os povos Revista Atitude – 2T2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
O encontro dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
MARCOS
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
TEXTO: ESTÁ AQUI UM RAPAZ QUE TEM CINCO PÃES DE CEVADA E DOIS PEIXINHOS; MAS O QUE É ISSO PARA TANTOS ? JO 6:9.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
A GRAÇA DO SENHOR DEUS NA VIDA DE BARTIMEU.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
Rainha dos Apóstolos.
Mãe do Salvador.
Uma perspectiva Bíblica
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
O Ministério de Jesus Cristo

3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Catequese 2.
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
Conhecer a Jesus Cristo
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Um compromisso real Atos
A verdadeira conversão
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Evangelho de João Programa:
ASSUNTO: A PÉROLA DE GRANDE VALOR TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46
O CHAMADO AO DISCIPULADO
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Mateus Mateus “13.Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:— Quem o.
Venha conhecer a felicidade
Uma espiritualidade centrada em Jesus Cristo
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
Lição da Escola Sabatina 14 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2016.
Estes estudos são baseados na revista Atitude, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira.
Estes estudos são baseados na revista Atitude, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira.
“O ministério dinâmico de Jesus” Os capítulos 7 e 8 de Lucas relatam o ministério de Jesus em diferentes situações, que veremos em três etapas distintas.
EVANGELHO DE LUCAS As boas novas para todos os povos Revista Atitude – 2T2015.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
30 DE ABRIL DE 2016 As críticas ao Filho do Homem Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos.
Jesus prepara os discípulos para o serviço Objetivos: Compreender sua missão como discípulo de Jesus e a necessidade de preparação para essa tarefa Identificar.
CAMINHADA PRODUTIVA Local: Trecho até Betânia Conteúdo: Jesus ensinando sobre o serviço, parábolas, curas, informações sobre o reino de Deus e também sobre.
“Experiências com Jesus: escolhas, milagres, ensinos” Tema: Milagres para mudar a vida Texto Bíblico: Lucas 5:1-26; 6:6-11.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
“O ministério de Jesus aproxima-se do fim” Objetivos: - Compreender que a oferta que agrada a Deus vem do coração comprometido com a obra de Deus. - Aceitar.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
Lição 13 para 25 de junho de JESUS BARRABÁS Líder político Queria libertar o povo de Roma Prometia glória terrena JESUS O CRISTO Líder espiritual.
Pontos em comum:. Em ambas o tema da alegria e do encontro se repete.. As parábolas estão unidas pelo significado da intensidade da busca e pela alegria.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição da Escola Sabatina 21 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2016.
Transcrição da apresentação:

EVANGELHO DE LUCAS As boas novas para todos os povos Revista Atitude – 2T2015

Estes estudos são baseados na revista Atitude, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira. Período: 2º Trimestre de 2015 Autor das lições: Pr. Emerson Evandro, membro da IB Central do Recreio, Rio de Janeiro/RJ. Autor dos slides: Pr. André Falcão, Primeira Igreja Batista de Araruama (RJ).

Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse Este material foi produzido em conjunto com o Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira e seu download e uso são livres e gratuitos.

O TREINAMENTO DO DISCIPULADO Aula 5 – Lucas 9 e 10; Texto Áureo: Lucas 9.20

PRA COMEÇAR A partir deste texto, o ritmo do ministério de Jesus muda. Deixando a Galileia, ele prossegue em direção a Jerusalém. Os 12, após presenciarem seus milagres e ouvirem seus ensinos, passam a colocar em prática tudo que aprenderam. Agora, os discípulos percebem cada vez mais o significado de Jesus e os desígnios de Deus, e Jesus explica pela primeira vez a iminência de seu sofrimento, morte na cruz e ressurreição. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

A MISSÃO DOS DISCÍPULOS E A PERPLEXIDADE DE HERODES Ao enviar seus discípulos, Jesus dá a eles poder e autoridade para curar e expulsar demônios. A missão consistia em pregar o reino de Deus e curar enfermos. As recomendações dadas a eles tinham como objetivo garantir o sucesso da missão por meio da concentração, foco e objetividade. Após sua ida e retorno, Jesus lhes ensina que a maior alegria daquele que é seu discípulo e cumpre sua missão é o fato de seu nome estar escrito nos céus, ou seja, a salvação eterna. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

A MISSÃO DOS DISCÍPULOS E A PERPLEXIDADE DE HERODES O poder e autoridade de Jesus era tão notória que deixa Herodes perplexo, a ponto de querer conhecê-lo. Enquanto isso, Jesus continua a chamar discípulos e vocacioná-los para sua missão. Todos os crentes são chamados para a salvação eterna em Cristo e devem se alegrar nela. Aqueles que são comissionados para uma obra específica devem atender seu chamado. O Senhor continua a atuar no mundo por meio de seu povo, e ainda tem deixado autoridades desse mundo perplexas como o governador Herodes. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

MILAGRES E SINAIS (Lc , 37-45) A alimentação é uma necessidade básica da vida humana. Neste texto, vemos a preocupação dos discípulos frente ao desafio da possibilidade de fome e falta de comida. Ao pedirem para Jesus despedir as multidões, os discípulos queriam fugir da responsabilidade sobre a multidão que os seguia. Jesus lhes dá uma grande lição, colocando-os em confronto com a situação ao dizer para eles próprios darem de comer àqueles. Jesus organiza a multidão e, partir de cinco pães e dois peixes, opera o milagre da multiplicação e sacia a fome de todos com fatura. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

MILAGRES E SINAIS (Lc , 37-45) Posteriormente, o homem que pede a Jesus a cura de seu filho único, o qual era atormentado por um espírito maligno, já havia pedido aos discípulos, que não puderam ajudá-lo. O menino é liberto por Jesus, que antes faz uma observação sobre a incredulidade dos discípulos. Devemos entender que Jesus quer operar seus milagres por meio de nós, por isso ele conta o que temos a oferecer, com a nossa fé e dependência no seu poder. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

OS ENSINOS DE JESUS E OS DIÁLOGOS COM OS DISCÍPULOS Jesus pergunta a seus discípulos: “Quem dizem as multidões que sou? (...) E vós quem dizeis que eu sou?”. Sua intenção ao questioná-los não era se as multidões o tinham identificado como o Messias, mas se os que estavam próximos dele o viam como o Cristo. Essa é a questão fundamental diante de Jesus, saber quem de fato ele é. Com essa certeza no coração, o crente seguirá e se sujeitará a seu ensino e autoridade. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

OS ENSINOS DE JESUS E OS DIÁLOGOS COM OS DISCÍPULOS Os discípulos eram humanos e, portanto, imperfeitos e falhos. Por isso Jesus os ensina e corrige constantemente. A grande virtude dos discípulos era a dependência e sujeição a Jesus e seus ensinos. A Palavra de Deus é vida que dá vida e vale a pena ser vivida. Somente quem teve um encontro verdadeiro com Jesus e seus ensinos é capaz de identificá-lo como o Cristo d Deus, Salvador e Senhor que dá vida e vida eterna, tornando-se um seguidor fiel do Filho de Deus. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

OS ENSINOS NA PARÁBOLA E NA VISITA (Lc ) A pergunta do doutor da lei faz com que Jesus ensine a seus ouvintes judeus uma profunda parábola: Um homem é assaltado na estrada de Jerusalém para Jericó e deixado quase morto pelos agressores. Um sacerdote e um levita passam ao largo e não o acudem por pensar que está morto e não poderem tocá-lo, pois se o fizessem, ficariam impuros segundo a lei. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

OS ENSINOS NA PARÁBOLA E NA VISITA (Lc ) O samaritano, porém, vai além do gesto de bondade, arriscando a própria vida ao levá-lo a uma estalagem judaica, sabendo que os judeus poderiam incriminá-lo. Quando Jesus, depois, visita Marta e Maria, ele não recrimina nenhuma, pois não há parte errada. No momento, Maria havia escolhido a melhor parte, que era estar aos pés dele. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

A LIÇÃO EM FOCO A transfiguração é um momento ímpar no ministério terreno de Jesus que vai ser presenciado pelos discípulos Pedro, Tiago e João. A glória de Jesus e sua natureza divina se manifestam momentaneamente, sendo testificada pelos discípulos a presença de Moisés e Elias e a voz de Deus Pai. Os discípulos são privilegiados com tamanha experiência. O Senhor Jesus vai dizer que eles são felizes por verem, ouvirem e participarem da revelação do Filho de Deus aos homens. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

A LIÇÃO EM FOCO Jesus continua a manifestar-se e revelar-se por meio da pessoa do Espírito Santo de Deus. Assim como no tempo do Senhor, nos dias de hoje, não são muitos os sábios e cultos que recebem a revelação do Pai, mas os pequeninos que abrem seu coração e creem no unigênito Filho de Deus são os privilegiados. Fica a pergunta: você é um desses privilegiados e felizes? Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

PARA TOMAR UMA ATITUDE Para o crente, Jesus só pode ficar em primeiro lugar. A sua missão deve ser a nossa prioridade absoluta. Não é possível agradar a Deus com apenas uma parte da nossa vida. É questão de compromisso total e não há surpresa, pois ele deu tudo por nós. Aula 5 – Revista Atitude – 2T2015

Siga o autor dos slides no Twitter: Facebook: Blog: Fontes das imagens: