O Rio Tejo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambiente natural e primeiros povos
Advertisements

Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
História e Geografia de Portugal
O RELEVO.
Formas de Relevo e Meios Aquáticos
Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana,
Os Rios de Portugal Continental
Hidrografia de Santa Catarina
Bacias Hidrográficas do Brasil
Principais Rios de Portugal
Rio Sado.
O rio tejo.
Rios.
Os Rios.
A Dinâmica das Bacias Hidrográficas
Potencialidades dos Rios de Portugal
A Hidrografia Brasileira
Índice Introdução Introdução Introdução Introdução -Enquadramento. Teórico; -Enquadramento. Teórico;Enquadramento. TeóricoEnquadramento. Teórico -Localização;
Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©
CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO Foz.
O RIO DOURO.
O Rio Guadiana.
Professora Marília Pereira
Viana do Castelo no mundo
Os maiores rios do Norte de Portugal
Rio Sado.
Bacias Hidrográficas da América do Sul
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
Dinâmica das bacias hidrográficas
ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL
AS ÁGUAS CONTINENTAIS AMERICANAS
HIDROSFERA Prof. Márcia.
Relevo se divide basicamente em três grandes
JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D
CONTINENTE AMERICANO..
Prof.: Fabrício Américo
O Continente Europeu.
Hidrografia.
Rio Minho.
Dinâmica das bacias hidrográficas
HIDROGRAFIA.
Rio Tejo.
Hidrografia Brasileira
ÁGUAS DOCES Rio.
Rio Douro.
RIO DOURO.
Rio Tejo Trabalho de Francisco Pereira.
O Rio Guadiana.
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
CONCEITOS EROSÃO FLUVIAL
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
Como se movimenta a água na superfície terrestre?
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na nos picos da Serra de Urbião e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e.
Portugal è lindo visto do céu Deixa rolar –automático (som)
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
O contacto entre a terra e o mar FICHA SUMATIVA
Portugal è lindo visto do céu Deixa rolar –automático (som)
Dinâmica das Bacias Hidrográficas
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
RIO DOURO.
 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
Principais Rios de Portugal Main Rivers of Portugal
As Principais Bacias Hidrográficas do Mundo
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Os Rios.
Principais Rios de Portugal
Transcrição da apresentação:

O Rio Tejo

Os rios de Portugal Os principais rios da Península Ibérica são os rios Douro, Tejo, Guadiana, Guadalquivir, Ebro e Júcar. Devido à inclinação do relevo, isto é, as vertentes, uns desaguam no Atlântico e outros no Mediterrâneo. Os rios Douro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir desaguam no Oceano Atlântico, isto é, pertencem à vertente atlântica. Os rios Ebro e Júcar desaguam no Mar Mediterrâneo, isto é, pertencem à vertente mediterrânica.

Onde nasce o Rio Tejo O rio Tejo nasce na serra de Albarracin a cerca de 1600 m de altitude, entrando em Portugal em Vila Velha de Rodão e desagua no Oceano Atlântico, após banhar Lisboa. No seu percurso de 1 100 km, 230 km situam-se em Portugal, 827 km em Espanha e 43 km servem de fronteira entre a foz do rio Erges e foz do rio Sever.

O Rio Tejo é o rio mais importante da Península e também o maior em extensão ,porém sua bacia hidrográfica de 81 600 km2 é menor do que a do Douro ou do Ebro.

Os principais afluentes do Rio Tejo Na margem direita,os rios são: Erges, Ponsul, Ocreza, Zerêre, Almoda, Alvidela , Maior e Trancão; Na margem esquerda,os rios são : Sever, Nisa, Torto, Alpiarça, Muge, Sorraia, Montijo e Coina.

Onde desagua o Tejo? O Tejo desagua no oceano Atlântico através de um imponente estuário, onde existe uma reserva natural que abrange cerca de 14 560 ha , contando com as águas, sapais,monchões,salinas e os terrenos da margem direita.

Nas margens do Rio Tejo Nas margens do Rio Tejo, entre o curso internacional e a foz do ocreza, foram descobertas, em 1971, mais de 20 000 gravuras rupestres.

O aproveitamento hidroeléctrico No que respeita ao aproveitamento hidreléctrico , o Tejo tem mais de duas dezenas de centrais em Espanha e Portugal.

O Rio Tejo foi muito aproveitado ou não O rio e os seus afluentes têm sido muito aproveitados em Portugal , salientando-se a barragem de castelo de Bode.

As localidades por onde passa Das várias localidades por onde passa ,éde referir a velha cidade real de Aranjuez e toledo, em território espanhol , assim como Santarém e Lisboa em território nacional.

As coisas que o rio tem Nascente: Serra de Albarracín, em Espanha. Foz: Lisboa , assinalada pelo farol do Bugio. Extensão: Cerca de 1040 km, dos quais 275 em Portugal. Principais localidades portuguesas por onde passa: Vila Velha de Ródão, Abrantes, Santarém , Vila Franca de Xira. Principais afluentes portugueses: Rio Zêzere, Rio Sorraia. Barragens: Castelo do Bode (no Zêzere), Fratel, Belver.

Bacia hidrogáfica A bacia hidrográfica do rio Tejo corta longitudinalmente a Península Ibérica com uma orientação dominante Este-Oeste. É limitada a Norte pelas bacias do Douro e Mondego, a Leste pelas bacias do Ebro, Túria e Jucar e a Sul pelas bacias do rio Guadiana e Sado. A altitude média da bacia hidrográfica portuguesa é de 300 m, sendo os principais afluentes da margem direita os rios Ergues, Pônsul, Ocreza, Zêzere, Almonda, Alviela, Maior, Ota, Alenquer e Trancão e da margem esquerda os rios Sever, Nisa, Alpiarça, Magos e Sorraia. Alguns destes rios desaguam no estuário do Tejo, com uma carga poluente significativa. Nos últimos anos, o regime natural do rio tem sido alterado e o caudal que aflui de Espanha tem diminuído significativamente, devido à construção de grandes barragens e ao aumento dos consumos de água.

O segundo maior rio portugues O rio Tejo é o segundo maior rio português em extensão.É o maior rio da Península Ibérica.

A minha vizita ao Rio Tejo Num fim-de-semana o antigo chefe do meu pai convidou-nos para ir à sua casa em Mouricas. No caminho para Mouriscas fomos para o Castelo de Almorol situado numa pequena ilha escarpada, no curso médio do rio Tejo. O Castelo de Almourol é dos monumentos militares medievais mais emblemáticos. e por fim fomos para o Rio Tejo atirar pedras.

No Rio Tejo ainda pode-se andar de barco ,nadar e pescar.

FIM

Trabalho realizado por Joel Anok