ORAÇÕES COORDENADAS. 1. ADITIVAS Principais conjunções: e, nem Ex.: Xuxa deixou claro no ar, sábado, que não está satisfeita na Globo. "Passaram esses.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo das orações coordenadas
Advertisements

Profa. Eugenia Fernandes
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
ORAções coordenadas.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Português Professora Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
Português – Prof.ª Lívia Oliveira
Conjunção.
Professora Claudia Medici Colégio Status Positivo/2012
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
As conjunções coordenativas.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Orações Subordinadas Adverbiais
Professora Lúcia Brasil
Classificações das conjunções
Período Composto – ORAÇÕES COORDENADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Período composto por coordenação
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS Pág. 220 a 228 Sarmento & Tufano
Coordenação e subordinação
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
CONJUNÇÃO.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Cap. 11. Relações lógico-semânticas no discurso II - ( Enunciados Independentes) Professora Ana Paula.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Orações Coordenadas Sindéticas e assindéticas
Período composto por coordenação
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
CONJUNÇÕES Profa. Luana Lemos.
Conjunção.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Conjunção.
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
Classificação das orações
ORAÇÕES COORDENADAS.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ORAÇÕES COORDENADAS O período composto por coordenação é aquele que apresenta orações sintaticamente independentes, mas que se relacionam pelo sentido.
Português 8º ano Versão Actualizada
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Período composto por coordenação
Desafio Pré-Vestibular Professor: Ulisses Coelho
Orações coordenadas.
Coordenação As orações coordenadas são, em geral, introduzidas por conjunções coordenativas. (Ver pág. 137 do manual)
ROTEIRO DE ESTUDOS 9º ano A/B PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE 2011 PROF. RAQUEL.
Prof. Deivis OBJETO INDIRETO OBJETO INDIRETO
Coordenação e subordinação
Preposição e Conjunção
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
Conjunção Introdução.
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Período composto por coordenação
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

ORAÇÕES COORDENADAS

1. ADITIVAS Principais conjunções: e, nem Ex.: Xuxa deixou claro no ar, sábado, que não está satisfeita na Globo. "Passaram esses sábados e a gente não se viu. Mas acontece que tinha coisa no ar. A gente quer todo sábado", disse a loira ao telespectador. (Folha Online. Xuxa da alfinetada na Globo no ar ) Ex.: A apresentadora não agrada tanto, nem dispõe do mesmo prestígio de antes.

ADITIVAS E RELAÇÕES SEMÂNTICAS DO CONTEXTO Tanto tenho aprendido e não sei nada. Florbela Espanca, Caravelas. Conformar-se com a situação e mobilizar-se para melhorá-la são as opções do brasileiro.

ADITIVAS E RELAÇÕES SEMÂNTICAS DO CONTEXTO Ex.: Xuxa deixou claro no ar, sábado, que não está satisfeita na Globo. "Passaram esses sábados e a gente não se viu (...)", disse a loira ao telespectador.. (Folha Online. Xuxa da alfinetada na Globo no ar )

ADITIVAS E RELAÇÕES SEMÂNTICAS DO CONTEXTO (ENEM – 2001) O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe Na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe No breve espaço de beijar (ANDRADE, Carlos Drummond de. "Poesia e prosa." Rio de Janeiro. Nova Aguilar 1983). (ENEM – 2001) O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe Na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe No breve espaço de beijar (ANDRADE, Carlos Drummond de. "Poesia e prosa." Rio de Janeiro. Nova Aguilar 1983). Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões lingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as idéias relacionadas, um sentido de (ENEM – 2001) O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe Na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe No breve espaço de beijar (ANDRADE, Carlos Drummond de. "Poesia e prosa." Rio de Janeiro. Nova Aguilar 1983). Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões lingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as idéias relacionadas, um sentido de a) oposição. b) comparação. c) conclusão. d) alternância. e) finalidade.

Ex.: O cliente insatisfeito deixa de comprar novamente o produto e fala mal da empresa a seus amigos e familiares. Ex.: O cliente insatisfeito não só deixa de comprar novamente o produto, mas também fala mal da empresa a seus amigos e familiares. ADITIVAS E ÊNFASE Ex.: O cliente insatisfeito não apenas deixa de comprar novamente o produto, como também fala mal da empresa a seus amigos e familiares. Ex.: O cliente insatisfeito não somente deixa de comprar novamente o produto, mas sobretudo fala mal da empresa a seus amigos e familiares.

2. ADVERSATIVAS Principais conjunções: mas, porém, todavia, contudo, entretanto Ex.: O jogador está acima do peso, porém segue marcando belíssimos gols.

COORDENADAS ADVERSATIVAS x SUBORDINADAS CONCESSIVAS Eu fiz todo o possível, embora a tarefa não esteja terminada. Eu fiz todo o possível, mas não a tarefa não está terminada. coordenada adversativa subordinada concessiva

COORDENADAS ADVERSATIVAS x SUBORDINADAS CONCESSIVAS verbo no modo indicativo verbo no modo subjuntivo Eu fiz todo o possível, embora a tarefa não esteja terminada. Eu fiz todo o possível, mas não a tarefa não está terminada.

COORDENADAS ADVERSATIVAS x SUBORDINADAS CONCESSIVAS Não é possível a inversão É possível a inversão Embora a tarefa não esteja terminada, eu fiz todo o possível. *Mas não a tarefa não está terminada, eu fiz todo o possível.

ADVERSATIVAS: orientação argumentativa em razão da ordem Fiscal da Agricultura usa cartão em casa de strip-tease na Bahia O cartão corporativo do governo federal foi usado para pagar uma conta de R$ 148 em uma casa noturna em Salvador (BA) chamada Tchê Bar Night Club. Segundo comerciantes vizinhos, no local são realizados shows de striptease. De acordo com dados da CPI dos Cartões, o fiscal Jorge Pinheiro, da Superintendência Federal de Agricultura e Abastecimento na Bahia, usou o cartão corporativo na boate no dia 10 de março de Em entrevista à Folha por telefone, ele disse que cometeu "um equívoco" e que devolveu o dinheiro. "Por equívoco, eu utilizei o cartão, que não era para ser usado porque não estava viajando. Usei de forma equivocada porque ele [o cartão] é totalmente igual ao meu cartão particular", disse. "Como o local tem problema de iluminação, usei por engano.”

ADVERSATIVAS: orientação argumentativa em razão da ordem O fiscal da agricultura cometeu um “equívoco” no uso do cartão corporativo, mas o dinheiro já foi devolvido aos cofres públicos. O dinheiro já foi devolvido aos cofres públicos, mas o fiscal da agricultura cometeu um “equívoco” no uso do cartão corporativo.

3. ALTERNATIVAS. Ex.: Ou as férias servem para o descanso, ou o segundo semestre fica insuportável. Principais conjunções: ou, ora... ora, quer... quer, seja... seja

Alternância absoluta ≠ Alternância temporária Ou você é vestibulando, ou você é baladeiro! Ora eu sou vestibulando, ora eu sou baladeiro...

Ex.: O presidente está certamente preocupado, pois novamente enfrenta escândalos de corrupção. 4. EXPLICATIVAS Principais conjunções: pois, porque, que Ex.: O presidente está certamente preocupado, pois seu governo enfrenta escândalos de corrupção.

Subordinada adverbial causal ≠ Coordenada sindética explicativa Ex.: Nossos corpos se mantêm no chão, porque não são vistos flutuando por aí. EXPLICAÇÃO JUSTIFICATIVA SOBRE A ORAÇÃO ANTERIOR Ex.: Nossos corpos se mantêm no chão, porque sofremos ação da força da gravidade. CAUSA AQUILO QUE PROVOCA UM EVENTO

Subordinada adverbial causal ≠ Coordenada sindética explicativa Ex.: Nossos corpos se mantêm no chão, porque sofremos ação da força da gravidade. Ex.: Nossos corpos se mantêm no chão, porque não são vistos flutuando por aí. CAUSA EXPLICAÇÃO AQUILO QUE PROVOCA UM EVENTO JUSTIFICATIVA SOBRE A ORAÇÃO ANTERIOR

5. CONCLUSIVAS. Em São Paulo, a frota de automóveis crescerá a cada ano, portanto haverá maior lentidão no trânsito. Principais conjunções: logo, portanto, então. Em São Paulo, a frota de automóveis crescerá a cada ano, portanto haverá maior lentidão no trânsito.. Em São Paulo, a frota de automóveis crescerá a cada ano, portanto a qualidade do ar será cada vez pior.. Em São Paulo, a frota de automóveis crescerá a cada ano, portanto é um bom contexto para investimentos no setor automotivo.

“Pois” conclusivo Em São Paulo, a frota de automóveis crescerá a cada ano; haverá, pois, maior lentidão no trânsito.