Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÚCLEO DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS TECNOLOGIA DA USINAGEM
Advertisements

Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional Francisco dos Reis Faustino Jovinilo.
DESGASTE E VIDA DA FERRAMENTA Capítulo 7
ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Professor – LUIZ ROGÉRIO
Lubrificação Viscosidade
Importância do Ajustamento de Observações
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
MANCAIS DE ROLAMENTO PROJETO
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
Conformação Mecânica de Chapas
Conformabilidade das Chapas
Conformabilidade das Chapas
VIII Encontro de Iniciação Científica
Necessidade dos ensaios
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 8 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
Aulas 8 e 9 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista
GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE
Aula 6 Plainas e Aplainamentos
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 12 Máquinas-Ferramentas Plainas
Aula 13 Aplainamentos Potência de Corte Exercícios
Aulas 6 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
Aula 10 Máquinas-Ferramentas Plainas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 9 Processos de Conformação Mecânica Estampagem
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 7 – Parâmetros de Usinagem Ferramentas de corte
Aula 13 Processos de Conformação Mecânica Estampagem - Introdução
Aulas 8 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO – parte 1
Aula 13 Processos de Conformação Mecânica Estampagem - Introdução
Aula 11 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
Correção dos exercícios
ALARGAMENTO O processo de furacão com brocas helicoidais, consiste numa operação de desbaste, cujas tolerâncias de fabricação normalmente variam entre.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
Aula 7 Processos de Conformação Mecânica EXTRUSÃO e TREFILAÇÃO
ROSQUEAMENTO 1. Introdução
Aula 9 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO – parte 2
Aula 15 Processos de Conformação Mecânica Estampagem - Corte
Aula 17 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo
Aula 16 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo
CONFORMAÇÃO DE CHAPAS.
Aula 3 – Parâmetros de Usinagem
Objetivos O principal objetivo desse trabalho é investigar os mecanismos de desgaste que ocorrem na usinagem de ferro fundido vermicular no processo de.
AVARIAS E DESGASTES DA FERRAMENTA
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
Medição de Força para Supervisão do Processo de Forjamento
Seleção do Processo de Usinagem
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Douglas Marcon de Matos André João de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Departamento.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
Processos de conformação
Usinabilidade dos Materiais
Laminação.
Para ter acesso a esse material acesse:
Estampagem.
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 13 - Trefilação Para ter acesso a esse material acesse:
Moldagem por injeção Prof. Luis Sidnei Machado.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Avaliação da Curva Limite de Conformação Usando o Teste de Marciniak Comparado com Teste de Nakazima para Avaliação de.
Para ter acesso a esse material acesse:
Comportamento mecânico dos materiais
Ensaios dos materiais Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Ensaios de estampabilidade
Autores: Lizandro B. de Mello, Paulo V. P. Marcondes
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Perfuração e brochamento Combinado Lizandro B. de Mello Paulo V. P. Marcondes

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica OBJETIVO Obter furos cilíndricos em chapas grossas com boa qualidade dimensional e bom acabamento da superfície.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica MOTIVAÇÃO Efeito "blow-out"

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica SOLUÇÃO TRADICIONAL

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica ITENS ANALISADOS Geometria da ferramenta; Número de dentes para brocha; Vida útil das ferramentas; Precisão ao longo dos furos; Acabamento de superfície; Forma de cavacos gerados;

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Procedimento experimental

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Foi avaliado: melhor configuração de geométrica da ferramenta, com ou sem saída de cavaco, com mais ou menos dentes, a influência do diâmetro do furo e a vida útil da ferramenta.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Parâmetros Constantes Material do punção e matriz; Espessura e tipo do metal da chapa; Lubrificação; Parâmetros de carga e velocidade da prensa mecânica utilizada.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Parâmetros variáveis Número de dentes de corte do brocha; Distância entre os dentes; Presença de saída de cavaco; Diâmetros da ferramenta.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Punção e matriz fabricado de aço VC-131 (temperado e recozido) Todos os teste foram produzidos a partir da mesma matéria-prima e aquecidos tratados juntos.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica CORPO DE PROVA Norma 6656 LNE; 38 Tiras, 8mm esp; Mesmo lote; 100 furos/punção (lubrificados) 8 tiras de 20mm x1500mm; 8 tiras de 34mm x1500mm; 12 tiras de 50mm x1500mm;

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica EQUIPAMENTOS Prensa mecânica com capacidade de 100 toneladas (La Mundial - tipo C); Uma câmera digital Sony MV7, Paquímetro digital Mitutoyo com resolução de 0,01 mm; Rugosímetro TKE r , 5µm e r:10mm.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resultados e discussões Punção de geometria 2, Ø 10mm, no 15º furo observou-se um quebra cabeça; Punção de geometria 4, Ø 10mm, no furo 84 observou-se um quebra cabeça; Com os outros punções, os 100 furos foram executados sem quebra.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica A QUEBRA A quebra cabeça do punção foi atribuída à resistência elevada extração causada pelo elevado nível de cavaco de metais gerado nestas 2 geometrias (2 e 4).

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resultados e discussões. Os Punções de geometria 1 e 3, Ø 10mm, um aumento temperatura foi observados durante o trabalho. Além disso, verificou-se devido ao enchimento rápido das endentações, (microplaqueta aderindo à ferramenta).

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resultados e discussões No Punção de geometria 3 apresentou uma redução no nível de cavaco de metal gerados e melhor superfície de acabamento dos furos; Também foi observado uma elevação na força de extração quando comparado com a operação de perfuração convencional.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resultados e discussões Para o Punção de geometria 1, Ø 17mm, uma grande quantidade de cavaco de metal foi obtida, ou seja, bastante superior o de geometria 1 (Ø 10mm). E aumento da temperatura O Punção de geometria 2, Ø 17mm, apresentou resultados idênticos.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resultados e discussões Os Punções de geometria 3 e 4, Ø 17mm, mostrou uma boa redução de cavaco, e a temperatura foi mantida em níveis inferiores. Os Punções de Ø 10 e 24mm mostraram um comportamento semelhante; Houve quebras dentes da brocha em alguns casos; provavelmente em função do aumento do volume de material removido.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resultados e discussões Em todos os casos anteriores foram observados um melhor acabamento superficial comparado com um processo de perfuração convencional;

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Medição dos furos 1º medição no 10º furo 2º entre 40º e 60º furo 3º entre 90º e 100º furo Punção 2 e 4 Ø 10mm As medições realizadas entre a espessura de 4 e 6 mm

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Geração de Cavaco A avaliação foi visual; (↓) para os golpes que produziram cavacos em menor nível e dimensões; (↑) para que aqueles que produziram maiores cavacos com maior intensidade.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Vida útil da Ferramenta Tendência do material para encher os canais da brocha (que irão reduzir a vida brocha), quebra de dentes e a diminuição do diâmetro ao longo de 100 furos. (↓) (Menor vida útil) (↑) (Maior vida útil)

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Tabela

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Precisão de Profundidade (conicidade) Diferença do diâmetro do furo de entrada, subtraído do valor do diâmetro do furo na área de saída. (Furos 1º e 3º) Os punções 3 e 4 Tiveram o melhor desempenho

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resumo das características observadas nos experimentos.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Foi observado que os Punções para as dimensões estudadas não deverá ter a área da garganta (saída de cavaco) conf. 1 e 2

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Conclusões Observou-se a viabilidade dessa ferramenta: Bom acabamento superficial Precisão dimensional Desvio cônico Não houve desgaste que comprometesse a vida útil da ferramenta.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Conclusões Mais estudos em relação disposição dos dentes da brocha; Mais estudos lubrificação e temperatura; Com este novo processo, nós poderíamos fornecer uma redução significativa nos custos e tempos de produção com menor desperdício de material e manter os padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica