A pesca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
Advertisements

Distribuição da água no planeta Terra
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Recursos Marítimos.
1.A Tensão do Vento paralelo à costa provoca um transporte da água superficial 45º para a direita do vento e um Transporte de Ekman 90º para a direita.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 11.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Aventuras no Baú Mágico Geografia Correntes marítimas.
Circulação global da atmosfera
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
OS ELEMENTOS DO CLIMA. TTTTodos os elementos que permitem caracterizar o clima.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
Geografia.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Tipo de Costa Arribas baixas praia Arribas Arribas
Umidade Absoluta: quantidade de vapor de água na atmosfera Ponto de Saturação: máximo de vapor de água que o ar atmosférico pode conter em determinadas.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
ASPECTOS NATURAIS DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE
Professor Carlos Henrique. Biosfera/ Ecosfera Região do planeta que contém o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível.
Transferência de Massa
Energia hídrica e eólica 6ª CONFERÊNCIA. Energia hídrica É aquela que é obtida a partir da energia cinética ou potencial de uma massa de água.  Trata-se.
A PESCA.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
Geografia do Brasil Prof. Samira Guissoni Curso Preparatório – Concurso para PM – BA Coordenação do curso: Prof. Flávio Marinho.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Energia das Ondas Oceânicas
Professor: Clovis Pereira Peixoto
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Caracterização da pesca artesanal e dos seus impactes nas comunidades marinhas do Litoral Norte Isabel Sousa Pinto Directora do Laboratório de Biodiversidade.
XVIII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica São Paulo - Brasil ESTUDO DA MODULAÇÃO DA CAMADA LIMITE ATMOSFÉRICA NA REGIÃO DA CONFLUÊNCIA.
1° ANO UP Prof. Israel Frois. BACIAS BRASILEIRAS Definição de Bacias hidrográficas: Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é.
El Niño e La Niña.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Universidade Federal do Acre – UFAC Departamento X Curso Y Disciplina: Z Docente: Ribamar Torres Recuperação de Áreas Degradadas pelo Uso Intensivo do.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
Aspectos Naturais Aspectos Humanos Quadro Econômico Matheus Borges, Samuel, Calebe e Maykon. 3° Ano.
AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.
FUNÇÕES. Matemáticos importantes no desenvolvimento do estudo das Funções  Galileu ( )  Kepler ( )  Euler ( )  Leibniz ( )
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Segunda Lei da Termodinâmica.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - RELEVOASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - RELEVO 14/5/2009http://turmadofrancisco.ccems.pt 14/5/2009.
ENERGIA SOLAR Portugal, onde domina um clima mediterrâneo, apresenta condições propícias ao seu aproveitamento, os maiores da Europa; Portugal, onde domina.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
A distribuição da população a nível mundial
Clima 1. Diferença entre clima e tempo 2.Elementos do clima:
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
REGIÃO NORTE.
Diversidade nas plantas
Aspectos Físicos do Paraná.  Não podem ser trabalhados e analisados isoladamente;  Relação de interdependência entre aspectos físicos da paisagem: relevo,
8.2 – Transmissão de Calor Site:
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.
Energia é uma palavra derivada do grego, significa força ou acção. Ora como o trabalho resulta de uma aplicação de forças, podemos dizer que a energia.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Recursos hídricos e Bacias hidrográficas
Transcrição da apresentação:

A pesca

A pesca O oceano é uma fonte essencial de recursos… energéticos; minerais; alimentares. Turbinas para aproveitamento da energia maremotriz, em Strangford, na Irlanda do Norte. Pelamy no oceano Atlântico. Salinas na região do Rio Grande do Norte, no Brasil.

A pesca O oceano é uma fonte essencial de recursos para o desenvolvimento de atividades económicas: indústria e transportes; pesca; medicina; turismo. Lota na ilha Graciosa, Açores. Mergulho no oceano Atlântico, Brasil.

Maior diversidade e quantidade de recursos piscícolas. Fatores condicionantes da pesca Relevo marinho Características Menor profundidade (ótimas condições de luminosidade). Afluência dos rios (transporte de nutrientes e menor salinidade). Maior disponibilidade de nutrientes (zooplâncton e fitoplâncton). Agitação das águas (maior oxigenação). Maior diversidade e quantidade de recursos piscícolas. Margem dos continentes submersa pelas águas do oceano. A sua profundidade máxima é de 200 m e a sua largura é variável.

Fatores condicionantes da pesca Relevo marinho Características Maior profundidade (menor luminosidade e temperatura mais baixa). Menor disponibilidade de nutrientes (zooplâncton e fitoplâncton).

Fatores condicionantes da pesca Relevo marinho Características Maior profundidade. Ausência de luz. Menor disponibilidade de nutrientes (zooplâncton e fitoplâncton).

Fatores condicionantes da pesca Correntes marítimas Fluxo de água resultante da conjugação do efeito de ventos dominantes, diferenças de temperatura, salinidade e movimento de rotação da Terra. Convergência de duas correntes marítimas no oceano Pacífico. A norte, no Pacífico, a corrente de água fria Oyashio, vinda do Ártico, converge, nas latitudes próximas do Japão, com a corrente quente Kuroshio. Fonte: NASA

Fatores condicionantes da pesca Correntes marítimas Upwelling Fenómeno do upwelling, uma particularidade da corrente da Califórnia (cor branca corresponde à água fria). Ascensão de águas frias profundas, devido à ação de ventos dominantes à superfície. Estas águas são ricas em nutrientes. Fonte: Flament et al (1985)

Espécies mais capturadas a nível mundial Principais áreas de pesca Escamudo do Alasca (mar de Bering) Arenque do Atlântico Destacam-se mundialmente: Fonte: FAO (escala ao nível do equador) Fonte: FAO (escala ao nível do equador) Anchova peruana