DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professoras: Alice Carracena, Linda Rodrigues e Margarida Duarte
Advertisements

AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
A EXPANSÃO DO DOMÍNIO ROMANO
Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Formação de Portugal . Os primeiros povos.
Os Romanos na Península Ibérica Professora: Linda Rodrigues
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
Os Romanos na Península Ibérica
Idade Média A Idade Média é computada de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império.
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
A Queda do Império Romano
Características Principais Religiões a nível Mundial
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Os Romanos na Península Ibérica
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
AS ORIGENS DO CRISTIANISMO
Os romanos.
Gonçalo Filipe Lage Pires Nunes
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA (Origem e Formação da Língua Portuguesa)
Os Romanos na Península Ibérica
História Romanos.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
A Ocupação Muçulmana.
Luciano Soares Almeida Júnior Kelber Filho Costa Simão
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Ana Filipa Faro da Silva
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Mapa Físico da Europa.
Queda do Império Romano e Reinos Bárbaros
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Os primeiros povos a habitar a Península Ibérica
Os romanos e o seu império
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
Portugal.
Territórios Romanos no século III a.C.
Professor Romildo Tavares
Os romanos e o seu império
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
O IMPÉRIO ROMANO.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
Os Romanos.
A CIVILIZAÇÃO GREGA.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
Ano lectivo de Suevos e Visigodos na Hispânia – um mundo novo?
Ano lectivo de A barbarização da Hispânia e o fim do Império romano do Ocidente.
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Profº Waldejares Oliveira
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA
Crise do Império Romano
Como o Império Romano chegou ao fim?
Os Romanos Os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a.c.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
O Império Romano.
História e Geografia de Portugal Prof. Maria Isabel Andrade Monteiro
Prof. Everton da Silva Correa
A Europa do século VI ao XII
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
A Europa do século VI ao século XI. As invasões germânicas Decadência do Império Romano -Crises económico-sociais - crises políticas -Divisão do império.
A crise de Roma e o Império Bizantino
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Transcrição da apresentação:

DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO Por volta de 750 a.C., desenvolveu-se na Península Itálica a cidade de Roma. Maqueta da cidade de Roma.

DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO Roma, fundada em 753 a.C., nas margens do rio Tibre, foi crescendo e os seus habitantes iniciaram um processo de expansão territorial, que viria a transformar-se num grande império, governado por imperadores, e a abranger todas as margens do mar Mediterrâneo, mar a que os Romanos chamavam mare nostrum. Etapas da formação do Império Romano.

A CONQUISTA DA PENÍNSULA IBÉRICA E A RESISTÊNCIA DOS LUSITANOS Atraídos pelas riquezas naturais da Península Ibérica, os Romanos invadiram-na em 218 a.C. No entanto, o domínio total dos Romanos sobre a Península Ibérica só foi conseguido em 19 a.C., devido à resistência dos povos que nela habitavam, nomeadamente os Lusitanos, chefiados por Viriato. Emboscada dos Lusitanos, chefiados por Viriato, aos Romanos.

A ROMANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA Os Romanos integraram os povos conquistados, pacificando-os. Ao processo de difusão da religião, da língua latina, da cultura e dos costumes romanos chama-se romanização. Este processo implicava que todos os que estavam sob o domínio romano se tornassem cidadãos romanos. Aqueduto romano de Segóvia, Espanha.

O ROMANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA FATORES DE ROMANIZAÇÃO Fundação de novas cidades, onde eram construídos teatros, termas aquedutos, etc. Construção de grandes obras públicas, como estradas e pontes. A circulação de moeda. O latim. O Direito.

O ROMANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA AGENTES DE ROMANIZAÇÃO Colonos e mercadores. Funcionários administrativos. Exército.

A CRISTIANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA Os Romanos eram politeístas, isto é, acreditavam na existência de vários deuses. Dentro do Império Romano existia uma região, a Judeia, onde nasceu Jesus Cristo e com Ele uma nova religião monoteísta – o Cristianismo – que acreditava na existência de um deus único. Expansão do Cristianismo no Império Romano.

A CRISTIANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA A difusão do Cristianismo obteve grande sucesso entre os grupos sociais mais pobres e desfavorecidos (escravos, camponeses, pequenos artesãos e comerciantes), devido aos princípios que esta religião defendia. Princípios defendidos pelo Cristianismo: Amar a Deus sobre todas as coisas. Amar o próximo como a si mesmo (bondade, caridade, igualdade, entre todos os homens). Crença na vida depois da morte. Crença na salvação para todos, em função das suas ações.

A CRISTIANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA Os Cristãos passaram a ser considerados uma ameaça à unidade do Império e a ser perseguidos. Massacre de cristãos na arena do Coliseu.

A CRISTIANIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA O aumento do número de seguidores do Cristianismo levou o imperador Constantino, no ano 313, a conceder liberdade religiosa em todo o Império Romano. Em 380, o imperador Teodósio decretou o Cristianismo como a religião oficial do Império.

A ERA CRISTÃ O nascimento de Jesus Cristo é a referência para a contagem do tempo no Ocidente. Barra cronológica.

AS INVASÕES DOS POVOS BÁRBAROS E O FIM DO IMPÉRIO ROMANO NO OCIDENTE Os Bárbaros, povos que não falavam o latim e viviam para lá das fronteiras do Império Romano, começaram a invadi-lo a partir do século V. O avanço dos povos Bárbaros no Império Romano.

AS INVASÕES DOS POVOS BÁRBAROS E O FIM DO IMPÉRIO ROMANO NO OCIDENTE Os Vândalos, Suevos e Visigodos ocuparam a Península Ibérica no início do século V. Após as invasões, os povos Bárbaros organizaram-se em reinos, dividindo o Império Romano do Ocidente. Os novos reinos na Europa no século VI.

AS INVASÕES DOS POVOS BÁRBAROS E O FIM DO IMPÉRIO ROMANO NO OCIDENTE O fraco nível de desenvolvimento dos povos Bárbaros levou-os a adotar os usos e costumes do Romanos, que possuíam uma cultura muito mais evoluída. No século VI, os Visigodos dominaram os Suevos e passaram a controlar a Península Ibérica. Adotaram o latim como língua oficial e converteram-se ao Cristianismo. Este povo deixou às civilizações seguintes importantes contributos ao nível da arquitetura e da joalharia. Fíbula (fecho ou fivela) visigótica, encontrada em Mérida, Espanha. Igreja de São Frutuoso de Montélios, século VII, Braga.