CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES

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Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES PONTES II CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES Curso – Engenharia Civil Disciplina – Pontes II Prof. Engº Msc. Valdir Moraes

Pontes Estaiadas PONTES II Componentes: Tabuleiro, cabos e torres. Comprimentos com grandes vãos e forte apelo estético

Pontes Estaidas PONTES II Arranjo transversal e longitudinal dos cabos

Balanços Sucessivos PONTES II Conceito: Balanços Sucessivos Vão construído em balanços sucessivos, partindo-se de cada apoio do vão até a metade do vão, onde é feito o fechamento central. Balanços Sucessivos O princípio do processo é simples: consiste em executar a ponte em segmentos, cada segmento apoiando-se no segmento anterior já executado, de forma progressiva, a partir dos apoios, até cobrir todo o vão

Balanços Sucessivos PONTES II Quando utilizar esse método??? quando a altura da ponte em relação ao terreno é grande; em rios com correnteza violenta e súbita; em rios e canais onde é necessário obedecer gabaritos de navegação durante a construção. VÃOS ENTRE 60 e 240m Tipos: Aduelas Pré-moldadas Formas Deslizantes

Formas deslizantes PONTES II Produtividade: ~1m/dia - correspondendo a segmentos de 3 m ou 6 m de comprimento, concretados a cada 3 dias ou 6 dias PONTES II Formas deslizantes

PONTES II Tipos: Aduelas Pré-moldadas Formas Deslizantes

PONTES II Tipos: Aduelas Pré-moldadas Formas Deslizantes Balanços Sucessivos

- Primeira aduela moldada no local (arranque ou aduela de partida) Tipos: Aduelas Pré-moldadas Formas Deslizantes PONTES II - Primeira aduela moldada no local (arranque ou aduela de partida) Desenvolvida com o intuito de agilizar o processo construtivo pelo método dos balanços sucessivos. Aduela Pré-Moldada - cada aduela é concretada tendo como fôrma de uma de suas faces, a face da aduela que na montagem a precederá; na montagem, as juntas são tomadas com cola epóxica, com aproximadamente 1 mm de espessura; as aduelas são providas de encaixe tipo macho-fêmea, que facilitam o seu posicionamento.

PONTES II Esquema de Montagem Sistemas: short line e long line short line as aduelas são fabricadas com o uso de apenas uma fôrma metálica, sendo esta fôrma muito sofisticada e cara, para atender a todas as diferenças e mudanças entre as seções transversais das aduelas, assim como as conformações em planta e perfil do projeto geométrico da estrutura. long line: a forma é fabricada para todo o vão, podendo ela ser reaproveitada para outros vãos que sejam iguais. A fôrma e a armação são montadas sobre um escoramento metálico ou sobre uma pista de concreto que poderá servir de fôrma de fundo. As aduelas são concretadas de maneira a garantir a perfeita acoplagem entre si, onde cada aduela concretada na etapa anterior serve de forma para a próxima.

Esquema de Montagem PONTES II Aduela Pré-Moldada

Tipos de execução com aduelas pré-moldadas (balanços sucessivos) PONTES II Treliça lançadeira Balça Guindaste

PONTES II Vigas pré-moldadas ou pré-fabricadas As vigas são executadas em baias e posicionadas com o auxílio de treliças de lançamento ou guindastes. Normalmente as vigas são de concreto protendido, sendo bastante usual a adoção de duas etapas de protensão: a primeira pouco após a concretagem, ainda na baia, apenas para que a viga suporte o peso próprio e os esforços decorrentes do lançamento da viga, e a outra após o término da construção da laje. Este sistema apresenta a desvantagem de precisar de juntas de dilatação, que representam uma descontinuidade no tabuleiro da obra e criam um local de futuros problemas e patologias, além do desconforto para o usuário. - Sistema adequado para vãos de 25 a 45 m. PONTES II

PONTES II Vigas pré-moldadas ou pré-fabricadas Vantagens de sistemas pré-fabricados: • Rígido controle de qualidade das peças; • Redução da área do canteiro de obras; • Rapidez de execução; • Perfeito acabamento obtido pelo uso de fôrmas metálicas ou de concreto; • Uso de mão-de-obra especializada; • Uso de protensão aderente, o que dispensa as operações de protensão no canteiro e injeção das bainhas.

PONTES II Vigas pré-moldadas ou pré-fabricadas Vantagens de sistemas pré-fabricados: • Rígido controle de qualidade das peças; • Redução da área do canteiro de obras; • Rapidez de execução; • Perfeito acabamento obtido pelo uso de fôrmas metálicas ou de concreto; • Uso de mão-de-obra especializada; • Uso de protensão aderente, o que dispensa as operações de protensão no canteiro e injeção das bainhas.

Deslocamentos progressivos Conceitos: Neste método, a superestrutura é fabricada nas margens e empurrada para sua posição ao longo dos vãos, sucessivamente, funcionando em balanço à medida que vai avançando, até encontrar o próximo apoio. Cada segmento é executado sobre fôrmas metálicas fixas, sendo concretado contra o anterior já concluído, o que permite a continuidade da armadura na região das juntas. A estrutura é empurrada por macacos hidráulicos e sobre aparelhos de apoio deslizantes de teflon® sobre os pilares, que podem ser permanentes ou provisórios, dependendo do tamanho do vão. Uma vez que o trecho dianteiro da estrutura fica em balanço até alcançar os apoios, utiliza-se uma treliça metálica fixada no trecho dianteiro que alcança o apoio antes da estrutura, diminuindo o balanço e reduzindo o momento negativo durante a fase construtiva. PONTES II

Deslocamentos progressivos PONTES II Processo construtivo por deslocamentos progressivos

Deslocamentos progressivos PONTES II Processo construtivo por deslocamentos progressivos

Deslocamentos progressivos Vantagens: eliminação do escoramento; redução da quantidade de fôrmas; redução de mão de obra; rápida execução da superestrutura; industrialização da construção. Recomendações de uso: obra com greide elevado; travessia em rios ou vales profundos; obras com grande extensão; vãos de até 50 metros para evitar a execução de pilares provisórios. PONTES II

Escolha do tipo de sistema construtivo em função do vão Escolha do processo construtivo A escolha do processo construtivo depende de vários fatores (prazo de execução, disponibilidade de equipamentos, comprimento da ponte, vãos da ponte, topografia do terreno, etc), o que torna difícil o estabelecimento de regras rígidas para a escolha do processo ideal para uma determinada ponte. PONTES II Escolha do tipo de sistema construtivo em função do vão