Alguns resultados de pesquisa em Processamento Digital de Imagens para aplicação em problemas de Sensoriamento Remoto na Amazônia (Radar) e em áreas urbanas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processamento de Imagens
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS – CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DEFESA DE MONOGRAFIA.
MARCOS EUGÊNIO PIRES DE AZEVEDO LOPES TERESA S. AQUIJE CHACALTANA
Segmentação de imagens
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Segmentação por limiarização (thesholding)
Rosangela Sampaio Reis
Universidade Federal de Alagoas Centro de Tecnologia - CTEC ArcToolbox Carlos Ruberto Fragoso Júnior 1.
Michele Mengucci CVRM-Centro de Geo-Sistemas IST Lisboa
Alcina Maria Nepomuceno
O COEFICIENTE DE HURST E O COEFICIENTE DE VARIAÇÃO ESPACIAL NA SEGMENTAÇÃO DE TEXTURAS MULTIESPECTRAIS Dra Aura Conci Éldman Oliveira Nunes.
Iana Alexandra Alves Rufino
Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profa. MSc. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Ailton Luchiari.
FLG Análise Espacial e Geoprocessamento
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Professor Laerte Guimarães Ferreira, PhD
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques.
Características das Imagens de Satélite
Integrando Textura e Forma para a Recuperação de Imagens por Conteúdo
Sistema de Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdo
Filtro Linear-Máscaras
Correlação de Imagens FUNÇÃO 0,0 C L.
Fundamentos de Análise de Sinais
GeoDMA Um sistema para mineração de dados de sensoriamento remoto
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
Universidade Federal da Grande Dourados
REGISTRO AUTOMÁTICO DE IMAGENS
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
Reconstrução de formas Solução geométrica baseada na escavação do espaço e em superfícies reflectoras Nuno Martins Coimbra Novembro de 2001.
Rastreamento de Sistemas Convectivos FORTRACC
INTERPRETAÇÃO VISUAL.
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Processamento de Imagens
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Clayton de Medeiros Vasconcelos Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas CAT- Out
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
Ademir Rafael Marques Guedes
Sistemas sensores Equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma.
Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Maria Aparecida Salles Franco
Aula 8. Classificação Não Supervisonada por Regiões
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto.
Sensores de microondas (imagens de radar)
Processamento de Sinais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Hidráulicas Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Trabalho.
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
Classificação dos Mapas
Tópicos Avançados em Processamento de Imagens e
ANÁLISE MULTI-TEMPORAL DE CENAS DO SATÉLITE QUICKBIRD USANDO UM NOVO PARADIGMA PARA A CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS E INFERÊNCIAS ESPACIAIS Estudo de caso:
Análise Digital de Imagens
1 Sinal SAR típico : PRF = 1/T (Pulse repetition frequency) Princípio de Imageamento por Radar de Abertura Sintética (SAR)
SER301 – ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Fernando Leonardi RA: Matheus Vieira RA: Uso das.
SER-212 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Aluno: Fernando Leonardi SJC, 22 de Agosto de 2008 Professor: Dr.Gilberto Câmara Engenheiro Cartógrafo
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Apresentação da Disciplina Camilo Daleles Rennó
INFLUÊNCIA DO POSICIONAMENTO E DA LARGURA DE BANDAS DE SENSORES REMOTOS E DOS EFEITOS ATMOSFÉRICOS NA DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO Autor: Romero.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Gerson Leiria Nunes.
O desmatamento e os efeitos sobre a produção de bens pelos ecossistemas afetam a qualidade de vida da população? Um estudo de caso com a castanha-do-Brasil.
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
Laboratório de Classificação Supervisionada Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia de Transportes da EPUSP setembro de 2011.
Processamento Digital de Imagens DPI Linhas de Pesquisa Resultados.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Transcrição da apresentação:

Alguns resultados de pesquisa em Processamento Digital de Imagens para aplicação em problemas de Sensoriamento Remoto na Amazônia (Radar) e em áreas urbanas ( Ikonos) Luciano Vieira Dutra Divisão de Processamento de Imagens 2003

Sensoriamento Remoto por Microondas Vantagens Principais –Penetra nuvens e não depende do sol –Potencial de penetração : florestas, gelo, desertos –Uso do efeito de polarização –Geração de Modelos Digital de Elevação (MDE) por interferometria. Desvantagens –Ruído “speckle” ruído de caráter multiplicativo (depende do nível do sinal) aparece devido ao uso de fonte de radiação coerente comportamento estatístico interfere na caracterização estatística dos alvos : –estatísticas k, exponenciais, Rayleigh, gamma, etc –Calibração mais complicada que em sistemas óticos.

Algumas ferramentas para análise de imagens de radar polarimétricas segmentação extração de atributos imagens de radar polarimétricas HH, VV, HV banda L HH, VV, HV banda C razão coeficiente de correlação cruzada autocorrelação atraso 1 coeficiente de variação diferença de fase específica para radar mapa de classes

Fusion of Video and JERS information Use of color space transformations for fusion; JERS pixels are painted with video colors; Helps Regions of Interest (ROI) identification.

Processamento SAR Interferométrico Produtos: Imagem 1 Imagem 2 Imagem de fase relative Imagem de fase absoluta Imagem de coerência

Modelos de elevação Bandas X e P x Perfis de Laser

Diferença entre MDEs X e P.

Análise de Imagens Orbitais de Alta Resolução - Ikonos Trecho de Imagem IKONOS – Entrada Principal de S. José dos Campos.

Exemplo de Imagem: Vila EMA

Classificação da Vila Ema- classificação MaxVer a 100%, junção da classe telhado em grandes ‘blobs’

Principais Indicadores de Cobertura e Índice derivado

Classificação da Vila Ema - Min Distância. Classe telhado separável em segmentos isolados.

Observar a forma dos histogramas, eles variam de acordo com tipo de bairro. As frequencias dos histogramas estao normalizados dentro de cada tipo de bairro.

Relação do # de áreas projetadas de segmentos isolados conforme classe de bairros Estes índices sao uma forma de ‘capturar’ a forma dos histogramas.

Possíveis Trabalhos em PI Aplicado 1.Uso de imagens de radar para classificação e modelagem de dinâmica de uso do solo. ( Satélite e avião) 2.Métodos de obtenção de GCPs por registro de feição ( manual e automático) 3.Uso de imagens orbitais de alta resolução para estudos em planejamento urbano. Relação com índices sociais. 4.Relação de perfis de radar ( foco estreito e largo) com Modelos de Elevação. 5.Tomografia SAR aplicado a estudos de perfis de biomassa. 6.Filtragem Morfológica para calibração de Modelos de Elevação. 7.Segmentação de imagens usando atributos de cor ( matiz) – continuação. Aplicações em radar e Imagens da alta resolução. 8.Textura e Modelos de Series Temporais. 9.Estimativa de parâmetros bio-físicos em grandes extensões, a partir de imagens.