O Século XVIII ( 1700- 1799) Balanço Geral Prof. Alan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
França antes da Revolução
Advertisements

Revolução Francesa.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
ILUMINISMO.
REVOLUÇÃO FRANCESA
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O ILUMINISMO.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Revolução Francesa Antigo Regime
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Cursinho Popular Paulo Freire
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
O I L U M N S Professor: Odair.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
A REVOLUÇÃO FRANCESA ( )
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,
O ILUMINISMO.
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
A Era Napoleônica ( ).
Antecedentes/causas:
Sinônimo de luz e iluminação
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
Revolução Francesa.
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
REVOLUÇAO FRANCESA
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
 Intensa agitação política para a escolha dos deputados do Terceiro Estado.  Cadernos de queixas- Terceiro Estado exigia, sobretudo, voto por cabeça.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Monarquia absoluta Burguesia Sistema feudal-campo Nobreza e alto clero:propriedades e terras cargos da Corte,
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
O Pensamento Iluminista
Transcrição da apresentação:

O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan

Características das Monarquias Absolutistas (Sociedade do Antigo Regime) Centralização Monárquica Economia Mercantilista Grande desigualdade Política e Social: Sociedade hierarquizada em 3 Estados 1° Estado: Igreja (clero) 1% 2° Estado: Nobreza 2% 3° Estado: Burguesia, camadas populares e camponeses 97 % Modelo: França

Quando surge as primeiras críticas a esse tipo de sociedade? - O movimento intelectual chamado de Iluminismo, que já havia iniciado no século XVII, ganha força no século XVIII na Europa. - Seus principais pensadores formularam novas formas de organização política, social e econômica. Tiveram grande apoio da Burguesia.

Barão de Montesquieu Principal Obra: O espírito das Leis -Condenava o governo despótico (tirano). Era contra o abuso de poder -O governo deveria ser dividido em 3 Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “ Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite ”

Voltaire ( ) Principal Obra: Cartas Inglesas -Criticava a Igreja Católica e os Resquícios feudais, como por exemplo a servidão. -Defendia a crença num ser Supremo e num Estado comandado pela burguesia, mesmo que fosse uma monarquia. “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,mas defenderei até a morte o direito de você dizê- las.”

Jean-Jacques Rousseau ( ) Principal Obra: Do Contrato Social -Condenava a Sociedade do Antigo Regime -Ele foi uma grande exceção entre os iluministas, pois chegou a criticar a própria burguesia. Para ele, a propriedade privada era a “raiz das infelicidades humanas”. -Para ele, o bom governo é feito pelo poder da maioria. “ A única esperança de garantir os direitos de cada um é, então, organizar uma sociedade civil e ceder esses direitos à comunidade”

Liberdade Igualdade Fraternidade Liberdade de opinião e de escolha Liberdade para todos crescerem economicamente Igualdade de todos perante a lei: Igualdade Social. Fim dos privilégios garantidos pelo nascimento- ex:nobreza Solidariedade entre todos independente de sua classe social. Cooperação política para o bem da comunidade (país).

Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por isso a Revolução Francesa é chamada de Revolução Burguesa.

Principais Razões para a Revolução de forma detalhada: 1 – Despotismo da dinastia Bourbon : absolutismo dos reis, poder sem limites na figura real. 2- Grave Crise Financeira: as finanças do Estado se confundiam com as finanças do Rei. Grande desordem administrativa e gastos com o luxo da Corte francesa. Gastos com Guerras. 3- Mercantilismo: as teorias mercantilistas, cheias de taxas e regulamentações fiscais atrapalhavam os negócios da burguesia. 4- Privilégios Feudais: A estrutura feudal de pagamento de impostos impedia a expansão do mercado consumidor. A sociedade francesa era dividida em 3 Estados: 1° Estado (clero) não pagava imposto 2° Estado (nobreza) não pagava imposto 3° Estado ( burguesia, camponeses, operários, etc) pagava todos os impostos

A situação se complica ! A partir de 1786 a situação financeira na França se agrava. A economia francesa não conseguia disputar com os produtos ingleses. Os ministros começaram a se demitir, pois seus projetos de reforma não eram atendidos.

Ministro Calonne Proposta: Nobreza e Clero devem pagar impostos também Pediu demissão !!! Ministro Necker Ministro com apoio da burguesia. Ele convoca os Estados Gerais: Os 3 Estados se reuniram para decidir os rumos da França.

5 de maio de 1789 Foi proposto 1 voto para cada Estado (Clero, Nobres e Povo). Problema: O Terceiro Estado que contava com maior número de pessoas se viu prejudicado já que 1° e 2° Estado juntos controlavam a reunião. Rei Luís XVI dissolveu a reunião.

O 3° Estado se recusa a dissolver a reunião. Em 9 de julho declaram-se em Assembleia Nacional Constituinte.

Demissão de Necker !!! Em 14 de julho de 1789 o povo em Paris vai às ruas !! Tomada da Bastilha (prisão francesa). Uma milícia burguesa toma o controle da capital. Proposta de um novo governo pela Assembleia Nacional. No interior da França os camponeses invadem castelos e massacram milhares de nobres.

Fases da Revolução: De : Fase Burguesa (Fase da Assembleia Nacional) 1- Abolição dos privilégios dos nobres 2- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (Igualdade de todos perante a Lei). 3- Os padres passaram a ser funcionários do Estado. 4- Em 1791 surge a Primeira Constituição Francesa (Poder Executivo, Legislativo e Judiciário). 5- Fuga de Luís XVI e tentativa de restauração do Antigo Regime.

De (Fase da Convenção Nacional). 2 Grupos: Girondinos (direita)- queriam consolidar as conquistas burguesas e evitar radicalizações. Jacobinos (esquerda) – média burguesia empobrecida- apelavam para radicalizações. Principais Medidas: 1-Congelamento dos preços dos produtos, reforma agrária e repartição dos bens dos nobres. 2-Introdução do ensino básico obrigatório. 3- Abolição da escravidão nas colônias francesas.

O Terror Jacobino !!!

( ) Fase do Diretório 1- Fim das Radicalizações e volta da alta burguesia no controle. 2- Profunda instabilidade econômica política. 3- Ameaças estrangeiras. 4- Centralização do poder como argumento pacificador. 5- Golpe 18 de Brumário