O uso de capacetes de tamanho inadequado é bastante desconfortável. Além disso, o capacete irá prejudicar sua visão durante a condução da motocicleta,

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Transcrição da apresentação:

O uso de capacetes de tamanho inadequado é bastante desconfortável. Além disso, o capacete irá prejudicar sua visão durante a condução da motocicleta, deslocando-se para frente ou para trás, podendo ainda sair da cabeça em caso de acidente. É obrigatório por lei, para o condutor e passageiro, e procure sempre capacetes de cores claras, com adesivos refletores, aprovados pelo INMETRO USE CAPACETE DO TAMANHO DE SUA CABEÇA Inspecione se as peças estão fixadas corretamente. Se não estiverem, a função do capacete será prejudicada e a proteção necessária não será obtida. INSPEÇÃO DO CAPACETE AJUSTE A CINTA JUGULAR. Se a cinta jugular Não estiver ajustada corretamente, o capacete não oferecerá a proteção necessária, podendo ainda sair da cabeça em caso de acidente NÃO USE CAPACETE QUE JÁ TENHA SE ENVOLVIDO EM ACIDENTE A energia de um impacto é absorvida através da deformação das peças do capacete a fim de proteger a cabeça. Um capacete que tenha sofrido um impacto violento não irá oferecer a proteção necessária. Nunca use este tipo de capacete, mesmo se sua superfície não apresentar maiores danos (substitua o capacete por um novo). Verifique nível de óleo, folga dos freios, pressão e estado dos pneus, folga e lubrificação da transmissão, barulhos estranhos, vazamentos e parafusos soltos, etc Cheque as luzes: luz de freio, farol, setas, buzina e painel de instrumentos. Verifique espelhos retrovisores, folga de embreagem e freio dianteiro, volume de combustível, etc. Use o check List padrão para auxiliá-los nas Inspeções INSPEÇÃO DIÁRIA EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL CAPACETE Bem ajustado, sem folga; Jugular sempre fechada; Viseira sempre fechada; LUVAS Bem calçadas e do tamanho da mão; Protege as mãos contra escoriações; BOTAS Bem calçadas e amarrada; Protege articulações e o pé; VISEIRAS A sujeira ou os danos podem diminuir sua visão. Limpe a viseira antes de dirigir a motocicleta ou, em caso de danos, substitua-a por uma viseira nova original. Use-a sempre fechada. ANTENAS Use antena de proteção contra linha de cerol, de preferência nos dois lados para evitar possíveis acidentes. JOELHEIRAS E COTOVELEIRAS Os cotovelos devem ter a proteção das cotoveleiras de plástico e com elástico largo para fixar no braço, e deve fica bem firme no cotovelo Joelheira de plástico por dentro da calça ou com elástico largo que prende nas pernas. É um item indispensável justamente porque os joelhos costumam ser alvos de sérias contusões de difícil recuperação. Estas joelheiras ainda têm uma proteção para a canela. DISTÂNCIA DE SEGUIMENTO É a distância entre o seu veículo e o que está imediatamente à sua frente. Pegue uma objeto como referência (árvore,placa etc.) e após a passagem do veículo da frente use a regra do 1001 e A outra regra é da distância segura é observar se você tem a visão dos pneus do carro da frente em contato com a superfície. Lembre-se : “QUEM ANDA COLADO É ADESIVO”

No momento da frenagem, o peso recai sobre a roda dianteira, fazendo com que o freio dianteiro se torne o principal responsável pela parada da motocicleta. Em curvas, acionar os freios suavemente. Em pisos molhados, a distância de frenagem será maior: deve- se aumentar a distância de seguimento FRENAGEM PONTOS CEGOS Os pontos cegos são os pontos nos quais os motoristas não vêem os motociclista. 1. Evite ângulos mortos de visão dos motoristas. 2. Farol aceso – É lei, com o farol aceso a motocicleta torna-se muito mais visível. 3. Vestimenta – Usar vestimentas de cores claras e vivas. O amarelo, o branco e o laranja são as cores mais visíveis. 4. Sinalização – Sinalizar sempre o que vai fazer. CURVAS Nas curvas o motociclista deve inclinar a moto para manter o equilíbrio e a trajetória. Quanto maior a velocidade e/ou menor raio de curva, maior será a inclinação. AQUAPLANAGEM Esse fenômeno ocorre devido ao acúmulo de água na pista, decorrentes de fortes chuvas,o condutor perde totalmente o controle do veículo Pois os pneus do carro perdem completamente o contato com o asfalto.Mais comuns nas proximidades de subida e descida,locais onde se acumulam água mais facilmente. CHUVA O pior momento da condução em tempo chuvosos são os 15 min iniciais ; É nesse período é que a pista fica extremamente escorregadia,devido as impurezas constantes sobre a superfície asfáltica... Ex: Restos de pneus Óleos Areia Pedriscos ULTRAPASSAGEM Uma dica fácil para calcular a margem de segurança para ultrapassagem é observar o veículo que vem em sentido contrário: Se você conseguir identificar o tipo de veículo,NÃO TENTE FAZER A ULTRAPASSAGEM,pois a distância é pequena;mas se não conseguir identificá-lo,significa que você dispõe de margem de segurança para realizar a ultrapassagem. Quando estiver sendo ultrapassado mantenha toda a atenção,pois muita das vezes o condutor que tenta fazer ultrapassagem joga o veículo para a direita fugindo de outro veículo que vem em sentido contrário. EM CASO DE ACIDENTES Acione imediatamente o seu Supervisor, relate os quase acidentes para evitar os Acidentes. TELEFONES ÚTEIS RESGATE XXX SEGURANÇA DO TRABALHO XXXXXXXX BRIGADA DE EMERGÊNCIA (LIDER) XXXXXXX AMBULÂNCIA XXX SAÚDE OCUPACIONAL XXXXXXX