Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Barroco.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Romantismo.
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
Humanismo Século XV.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Projeto Literário.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Professor Vander História Idade Moderna
Literatura Informativa
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Humanismo e individualismo
O Positivismo.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
O RENASCIMENTO (SÉCULO XVI).
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Prof. Everton da Silva Correa
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
CLASSICISMO Renascimento.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
No tempo, espaço, características e seus representantes.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
CLASSICISMO.
Algumas considerações
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
FILOSOFIA.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
O Positivismo.
As bases da ciência moderna
Rococó Uma arte ornamental.
Renascimento século XIII - Itália
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
O que é Sociologia?.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
História da arte: breves considerações
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Correntes do Barroco.
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
PARNASIANISMO LITERATURA.
O BARROCO.
Barroco.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Transcrição da apresentação:

Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois ao espírigo imaterial. Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas e inconciliáveis, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação. É dualista por excelência qualquer explicação metafísica do universo que suponha a existência de dois princípios ou realidades não subordináveis e irredutíveis entre si. Em filosofia, o dualismo opõe-se às várias formas de monismo, dentre as quais o fisicalismo e o fenomenismo. Refere-se à relação matéria-espírito, fundada sobre a afirmação de que os fenômenos mentais são exteriores ao mundo físico

Literatura barroca no Brasil A literatura barroca no Brasil foi introduzida pelos portugueses, quando não havia uma produção cultural significante no país. Por isso, refletindo a literatura portuguesa, a produção literária nesse período não é reconhecida como genuinamente nacional, mas um estilo absorvido e resultante do período colonial Sua linguagem é rebuscada e ambígua. Caracteriza-se por utilizar largamente figuras de linguagem: metáfora; antítese; o paradoxo; e a sinestesia. Antecedentes Nos séculos XVII e XVIII, ainda não havia no Brasil condições para o desenvolvimento de uma atividade literária propriamente dita. O imenso território era, na maior parte, despovoado. A vida social brasileira girava em torno de alguns pequenos núcleos urbanos e a vida cultural praticamente não existia. As pessoas letradas que viviam nas mesmas cidades reuniam-se para conversar e mostrar, uns aos outros, os textos que eventualmente tivessem escrito (poesias, artigos, ensaios etc.). Só no século XIX começou a formar-se um público leitor que possibilitou a continuidade da produção literária.

contexto da historia O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade. O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência.

Fusionismo Todos os artistas barrocos expõem os contrários, querendo assim incluí- los no meio de analogias sensoriais, de imagens, de metáforas, que mostram a unidade, a identidade, se valendo do jogo do jogo de oposições e contrastes. Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se aos poucos da fé medieval. Essa libertação foi marcada principalmente pela Reforma Protestante que atingiu diretamente a igreja. A Companhia de Jesus foi fundada para combater o Protestantismo. Durante esse momento de dualismo e contradição surgiu o Barroco que expressava artisticamente todo o período. O espírito contraditório da época que se dividiu entre as influências do Renascimento e da religiosidade foi registrado pela arte barroca.