Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Marjory.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pois Tu és o autor da mais bela poesia Nem os verdes campos, e os altos montes expressam o Teu grande amor, Jesus.
Advertisements

Tipos de sujeito.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Literatura Concreta "Todo o poema é uma aventura planificada"
Escola Municipal Presidente Kennedy.
CONCRETISMO.
O caçador de borboletas
TEMA: O TESTEMUNHO DO SERVO DO SENHOR
Reflete a modernidade: - Industrialização acelerada - Vida urbana
São Paulo alguma coisa acontece no meu coração...
Às vezes perdemos tanto tempo na
BORDADOS DA VIDA.
FRASES SOBRE O CARNAVAL
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
Acho que deves gostar deste Power Point.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Ternura e Paixão.
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Os próximos dois anos de catequese
Maria a Bem-Aventurada
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
Profa Dra Suzana Lopes Salgado Ribeiro MPB/SP.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
1 minuto com DeuS.
AMOR A DISTÂNCIA.
Tua caminhada ainda não terminou... A realidade te acolhe
Grandioso és Tu Manoel Porto Filho S&H 65.
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
CONCRETISMO.
Motivos Paulo Roberto Gaefke.
10.
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
BORDADOS DA VIDA.
Correção teste.
A Marca de Amor.
Eu sou um poeta.
EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
065 – GRANDIOSO ÉS TU Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado, Contemplo a Tua imensa criação, A terra e o mar e o céu todo estrelado Me vêm falar da Tua.
Apresenta O Bordado da Vida Desconheço a Autoria Ligue o Som.
Quaresma 2008 Ampliar O Deus do universo vos criou para as altas montanhas, para a liberdade e para os caminhos infinitos! Por que, gente do meu povo,
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Filosofia para a Velhice George Carlin, aos 102 anos. (absolutamente brilhante) SE NÃO LERES ISTO ATÉ AO FIM, TERÁS PERDIDO UM DIA DE VIDA. QUANDO TIVERES.
No princípio Deus criou os céus e a terra
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Eu sou poeta.
1 minuto com DeuS.
Maria Rita.
Medite neste Salmo Envie-o aos teus amigos E ore para que o Espírito Santo fale a eles também Medite neste Salmo Envie-o aos teus amigos E ore para que.
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
A ORIGEM DO MAL "Deus é Amor e Todo-Poderoso, mas, o mau existe."
8º C – COLÉGIO MARIA MONTESSORI Prof. JAILSON DANTAS
“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38) P Como fez com Maria, Deus quer revelar também a nós tudo o que Ele projetou.
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
Para os Meus 3 amigos.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LII E VANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO É TÃO BOM COVERSAR CONTIGO.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
MODERNISMO B R A S I L PRIMEIRA GERAÇÃO.
E NÃO SEI COMO AGRADECER PELO QUE FIZESTE POR MIM
Vanguardas E tendências contemporâneas
Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
Tua Caminhada... Progressão automática. Tua caminhada ainda não terminou.... A realidade te acolhe dizendo que pela frente o horizonte da vida necessita.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Classes gramaticais Numeral; Pronome; Interjeição.
A personalidade* Luciano Mendes
Poesia Concreta Aula 9° ano do ensino fundamental.
São Paulo alguma coisa acontece no meu coração...
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Marjory

 Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo.  Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial.

 São Paulo vivia então o apogeu do desenvolvimentismo da Era J.K. e seus intelectuais buscavam uma poética ideológica/artística cosmopolita, como tinham feito os modernistas de Por isso, um dos modelos adotados pelos concretos foi Oswald de Andrade cuja lírica sintética (“poemas-pílula”) representava para eles o vanguardismo mais radical.

 Em síntese, os criadores do concretismo propugnavam um experimentalismo poético (planificado e racionalizado) que obedecia aos seguintes princípios:  - Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos;  - Um linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial (“A importância do olho na comunicação mais rápida... os anúncios luminosos, as histórias em quadrinhos, a necessidade do movimento....”);

 - Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página;  - O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto.

 Luxo-lixo (Augusto de Campos)

 Ovonovelo – Augusto de Campos

 Pluvialfluvial – Décio Pignatari

 Beba Coca Cola – Décio Pignatari

SAMPA (CAETANO VELOSO) Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruzo a Ipiranga e a avenida São João É que quando eu cheguei por aqui, eu nada entendi Da dura poesia concreta de tuas esquinas Da deselegância discreta de tuas meninas Ainda não havia para mim Rita Lee, A tua mais completa tradução, Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruzo a Ipiranga e a avenida São João Quando eu te encarei frente a frente, não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto o mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho E à mente apavora o que ainda não é mesmo belo Nada do que não era antes quando não somos mutantes E foste um difícil começo Afasto o que não conheço E quem vem de outro sonho feliz de cidade Aprende depressa a chamar-te de realidade Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas Da força da grana, que ergue e destrói coisas belas Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas Eu vejo surgir teus poetas de campos e espaços Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva Panaméricas de Áfricas utópicas Túmulo do samba mais possível Novo Quilombo de Zumbi E os Novos Baianos passeiam na tua garoa E novos baianos te podem curtir numa boa