2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Acompanhamento e Gerenciamento em Ambiente Wiki 1.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
As Novas Diretrizes para a utilização das mídias tecnológicas na escola: O professor coordenador não ficará mais na sala de tecnologia, e sim junto com.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
EE SEN. FILINTO MULLER ANGÉLICA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE DRº JOSÉ M. F. FRAGELLI ANGÉLICA - MS
EE BRAZ SINIGÁGLIA BATAYPORÃ - MS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
EE LUIZ SOARES ANDRADE NOVA ANDRADINA - MS
CONTEXTO ATUAL. CONTEXTO ATUAL DESAFIOS Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações? 3.
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE MARIA JOSÉ ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ensinando através de jogos
ensinando através de jogos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
1.
Funções e Atribuições do Diretor
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Recursos humanos e materiais
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Decisões.
NOVA ANDRADINA. CONTEXTO ATUAL NOVA ANDRADINA DESAFIOSDESAFIOS •Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações?
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TV ESCOLA.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL
NTE – Nova Andradina.  Abertura – Gabriel;  Gerenciamento da STE – Luciana;  Wikispaces – Carla Ronilva;  Portal do professor, webquest, blog – Cezar.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
NTE/Dourados/ DIRETRIZES DE TRABALHO PARA SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NTE/Dourados/2009.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CAMPO GRANDE CAPITAL Tânia Rute Ossuna de Souza Diretora

Gerenciamento/2014

4 METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE TECNOLOGIAS Como as tecnologias educacionais e recursos midiáticos devem ser utilizados: Para dinamizar o currículo, estimulando o aluno a busca, a elaboração de documentos, apresentações, demonstrações de simulações de experimentos, jogos, produção de textos, elaborações de planilhas, banco de dados, blogs, páginas na web, jornais, newsletters (Jornal Virtual), desenhos, design de soluções diversas e outros.

HORÁRIO DE TRABALHO Os PROGETECs, juntamente com a direção e coordenação pedagógica deverão elaborar o seu horário de trabalho de acordo com o quantitativo de turmas nos turnos de funcionamento da escola, de forma rotativo, que possa atender todos os professores e turmas da Unidade Escolar. O horário Mensal do Progetec deve ser inserido no Diário Online do NTE.

Organização de Pastas nas STEs Escola Matutino Vespertino Noturno Alunos Regentes Alunos Regentes Alunos Regentes 2° A Marlon Carla 3° A Marly Carlos 1° A Marta Camila

Escola Estadual Hercules Maymone Campo Grande, ____/____/__________ Professor(a): Alunos(a): Série: Turma: Turno: Disciplina: Roteiro/Enunciado - Descrever como o aluno irá desenvolver suas atividades, indicar sites, consulta de vídeo, ou seja, detalhar a metodologia. Todas as atividades desenvolvidas com o usos das tecnologias e recursos midiáticos devem conter Cabeçalho e roteiro

INFORMAÇÕES IMPORTANTE Não é necessário fazer PL para a STE. O professor precisa descrever no planejamento online (no campo observação). Detalhar como serão utilizadas as tecnologias e recursos midiáticos selecionados pelo prof. Regente. Solicitar auxílio da coordenação neste aspecto. As atividades desenvolvidas ou apresentadas pelos professores com a utilização de recursos midiáticos devem ser salvas nas pastas dos regentes e alunos. Os PROGETECs devem cumprir a Resolução 2491, bem como o horário de trabalho dever ser rotativo, de segunda a sexta nos períodos em que a escola funciona. Atualizar o Diário online dos PROGETECs com veracidade nos registros postados.

ATRIBUIÇÕES DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE CAMPO GRANDE/MS Acompanhar, assessorar, orientar in loco e online os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas salas de tecnologias das Escolas. Contribuir com a qualidade de utilização dos recursos computacionais de forma integrada aos conteúdos curriculares, visando à melhoria dos indicadores escolares. Analisar os relatórios enviados pela escola, acompanhar as postagens nos blogs e sites, com a finalidade de prestar assessoria pedagógica, voltada a apoiar a reconstrução da prática do professor, no uso dos recursos tecnológicos, favorecendo o desenvolvimento de uma nova didática, potencializando a autonomia do aluno, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências e habilidades compatíveis com a sociedade do conhecimento.

Art. 14. Caberá ao professor responsável pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos nas unidades escolares I – auxiliar os professores regentes no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas no uso das tecnologias educacionais; II – ministrar formação continuada aos professores regentes, coordenadores pedagógicos e diretores da escola no uso das tecnologias educacionais e recursos midiáticos

III – responsabilizar-se pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos, juntamente com a direção e coordenação pedagógica da unidade escolar, em conformidade com o Projeto Político-Pedagógico, Referenciais Curriculares da Rede Estadual de Ensino; IV – apresentar aos professores regentes sugestões do uso das tecnologias e mídias para a melhoria do processo ensino e aprendizagem

V – participar efetivamente dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação; VI – cumprir a carga horária destinada ao planejamento pedagógico; VII – encaminhar, mensalmente, ao NTE relatórios de atividades pedagógicas e dos trabalhos desenvolvido nas unidades escolares;

VIII – manter atualizados os registros das atividades executadas nas STEs e arquivados em mídias externas de armazenamentos; IX – zelar pela utilização e preservação da STE, procedendo à conferência e limpeza periódica dos equipamentos; X - monitorar para que nenhum equipamento seja retirado da Sala de Tecnologia sem autorização do NTE/COTEC/SUPED/SED;

XI – participar dos eventos de divulgação das experiências de sucesso da unidade escolar; XII – cumprir o regimento escolar; XIII avaliar o seu desempenho no exercício das suas atividades dentro da unidade escolar.

FORMULÁRIOS DA STE Chamada Técnica (Abertura de Chamado) Fone: Relatório da STE e recursos midiáticos. Resolução 2491, de 8 de Dezembro de O Progetec deve ler e cumprir a mesma. Rotina da STE e Recursos Midiáticos O Progetec deve realizar a leitura da mesma.

FICHA CADASTRAL DO PROGETEC O PROGETEC receberá uma ficha cadastral de seu multiplicador. Deve preencher a mesma e devolver no do multiplicador até dia 15/03.

“Um dos principais desafios para as escolas é buscar uma linguagem pedagógica apropriada à aprendizagem mediada pelas diversas tecnologias e mídias disponíveis. (Marta de Campos Maia). A ação do PROGETEC é um elemento essencial, sendo uma das determinantes do sucesso do uso dos recursos para melhorar o ensino e a aprendizagem na escola”.