A POÉTICA DO SÉCULO XVII. Allegro do Concerto de Brandemburgo nº 1 em F maior. J. S. Bach, BWV 1046. Regente: Karl Richter. Performance: Münchener Bach.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Advertisements

Barroco Século XVII.
DOMINGO XXI Ciclo B.
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
Barroco Profª Neusa.
O TESOURO Texto - Bíblia e Intimidade Divina Imagens - google
Então é Natal.
Universidade Federal do Amapá
O PROFETA MIQUÉIAS PROFETIZA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
BARROCO.
Missa da Quarta-Feira de Cinzas
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
Coro “Resurrexit” da Missa em si menor de Bach
Barroco ( , em Portugal) ( , no Brasil)
Barroco Literatura – Aula 4.
BOM JESUS, ÉS TODO MEU, EU TAMBÉM SOU TODO TEU
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Palavras de Santa Clara de Assis
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Dons Espirituais I COR. 12 :
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Somos a Igreja de Cristo parte 1
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
GÊNEROS TEXTUAIS PROF. ROMIM. RESENHA 1. DEFINIÇÕES 1.1 Resenha Resumo É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de.
Prof. Teófilo Beviláqua
BARROCO.
Música: “Noche de vela” popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
Figuras de retórica e tropos Definição Características/ Exemplificação.
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Livro de Daniel Capítulo 02
Seminário sobre Escatologia 03 a 07 de outubro de 2011.
A atenção aos mais pobres ao longo dos tempos UL 3 – Secundário – Ética e Economia.
OFERTAS NO ANTIGO TESTAMENTO.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Amanheceste chorando pelos que te não compreendem. Amigos diletos rixaram contigo. Nos mais amados, viste o retrato da ingratidão.
“Stella fulget hodie” faz-nos entrar nas melodias medievais cristãs.
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
Apressando a volta de Jesus Pr. Nilton Cordeiro. 12 – “Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo.” 13 –” Porém Deus prometeu,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Literatura COVEST 1ª Fase Revisão.
BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
BARROCO ERA DO ORNAMENTO
Ciclo A Domingo da Sagrada Família Domingo da Sagrada Família Ano 2010 Música: “A glória do Natal” da Liturgia Maronita cantada por Sor Marie Keyrouz.
ARTE GÓTICA.
São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Música: “Noche de vela” popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Disciplina na Igreja.
HÁ DOIS MIL ANOS Há dois mil anos, houve Alguém na face da terra que amou a humanidade como jamais ninguém amou.
Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.
BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA. CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação.
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Profª Caroline Ferrari
Transcrição da apresentação:

A POÉTICA DO SÉCULO XVII

Allegro do Concerto de Brandemburgo nº 1 em F maior. J. S. Bach, BWV Regente: Karl Richter. Performance: Münchener Bach Orchester. Allegro do Concerto de Brandemburgo nº 1 em F maior. J. S. Bach, BWV Regente: Karl Richter. Performance: Münchener Bach Orchester.

O enterro do conde de Orgaz (1586) El Greco Igreja de São Tomé, Toledo

São Jerônimo (c. 1605). Caravaggio. Galeria Borghese, Itália

Êxtase de Santa Teresa ( ) Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma Gian Lorenzo Bernini

O Rapto de Proserpina ( ) Bernini Galleria Borghese, Roma

Interior da Igreja de São Francisco, Salvador (BA)

Baldaquino. Basílica de São Pedro Coluna barroca

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) A Antítese Nasce o sol, e não dura mais que um dia, Depois da luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria.

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) P Paradoxo (...) Que um dia é eternidade da beleza

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) O Oxímoro Enquanto, com gentil descortesia

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) H Hipérbato É a vaidade, Fábio, nesta vida, Rosa (...)

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) Q Quiasmo “(...) neste mundo há muitas misérias misérias que não são ignorâncias ignorâncias e não há ignorância ignorância que não seja miséria miséria.” misérias (a)(a)ignorâncias (b)(b) X ignorância (b)(b)miséria (a)(a)

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) G Gradação Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) H Hipérbole Mil noites noites padeci de ausência dura Por um só dia (...)

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) A Aliteração e assonância Para Para a tropa tropa do do trapo trapo vazo vazo a tripatripa

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) M Metáfora É a vaidade, Fábio, nesta vida, Rosa (...)

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) M Metonímia Para a tropa do trapo vazo a tripa

Características Dualismo: teocentrismo e antropocentrismo Sinuosidade Ornamentalismo (figuração abundante) A Alegoria Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na sacra história, Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a; e não queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

Características ENGENHO: invenção, capacidade ou talento de criar beleza por meio da linguagem aguda. AGUDEZA: procedimento pelo qual o discurso engenhoso se realiza. Caracteriza-se pela aproximação ou pela fusão de imagens e de conceitos distanciados. Retrato de Baltasar Gracián ( ), autor de Agudeza y Arte de Ingenio (1648)

Estilos CULTISMO (gongorismo) agudeza e engenho descrição sensorialismo Gongora( ) CONCEPTISMO (quevedismo) agudeza e engenho dissertação (argumentação) intelectualismo Quevedo( )

Se as sobrancelhas vejo, Setas despedes contra o meu desejo; Se do rosto os primores, Em teu rosto se pintam várias cores; Vejo, pois, para pena e para gosto As sobrancelhas arco; íris o rosto. Manuel Botelho de Oliveira Texto cultista

Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia: e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava, roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício: porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. [...] O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e Texto conceptista

de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa, os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam. Pe. Antônio Vieira

Temática 1. Angústia mística 2. Angústia existencial 3. Angústia erótica