 Lê o texto com atenção. Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ A Lenda de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Lenda de S. Martinho Sara Carreto.
Advertisements

Breve história, costumes e provérbios
Festas e romarias de Moncarapacho
Lenda de São Martinho.
S. Martinho em Vila Verde da Raia
Tipos de sujeito.
História.
Grupo nominal e grupo verbal
A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu
Era uma vez um menino chamado Martinho. 0 seu pai era general e treinava os soldados do Imperador.
Revisão de Português 6ºano
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
Tipos de texto Banda Desenhada.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
São Martinho.
A lenda de São Martinho.
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
Novembro Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O.
realizado por: Filipa nº09 Ruben Nº23 Beatriz Nº18
Cartilha da Natureza A capa.
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Domínio da Expressão Motora
A LENDA DE SÃO MARTINHO.
Sinais de pontuação.
História.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Estudo do Meio Nome : ______________________________________
Escola da pontuação.
Conto Contigo 8 Conceição M. Neto, Laura Guimarães, Olga Brochado, R. M. Amaral, Susana Nunes.
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO A Filipa e a boneca A Filipa vai à aula.
Língua Portuguesa I Um rato na máquina de café
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
Avaliação do mês de __________________
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO Um dia na praia
Agrupamento de Escolas
Ficha Final de Funcionamento da Língua
A LENDA DE S. M ARTINHO Martinho estava a cavalgar nos Alpes para ir á sua terra.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
encontros com meu amigo jesus
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Com Som Você sabe o que significa a palavra “acordar”? Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas da palavra acordar: a-cor-dar.
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Um longo período de estiagem mudou completamente a paisagem nas terras do bom José. José e sua família sentiram na pele o sofrimento causado pela falta.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Professoras: Cláudia( Língua Portuguesa) Simone ( Informática)
Professora Angélica Rodrigues da Silva – Língua Portuguesa – 6º anos.
Nesta lendária sopa de letras existem 7 palavras que te irão ajudar a descobrir qual é o mandamento. Será que as vais conseguir encontrar? 4º Honrar pai.
Era uma vez um menino chamado Martinho. O seu pai era general e treinava os soldados do Imperador.
PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem.
Funcionamento da Língua FICHA
História.
História.
Lenda de São Martinho.
Lenda de São Martinho.
Lenda de São Martinho.
Lenda de São Martinho.
Funcionamento da Língua FICHA
Lenda de São Martinho.
Lenda de São Martinho.
“Os rapazes foram jogar à bola.”
Transcrição da apresentação:

 Lê o texto com atenção. Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ A Lenda de S. Martinho Num dia tempestuoso ia S. Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada. S. Martinho não hesitou : parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que se não apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.  Responde às questões. 1 – Quais são as personagens do que nos fala o texto ? 2 – Como estava o tempo nesse dia ? 3 – Quem é que S.Martinho encontrou naquele dia ? Lenda tradicional recolhida por Fernando Cardoso I

4 – Como estava o mendigo ? 5 – O que fez S. Martinho ao mendigo ? 6 – Porque é que se diz que todos os anos nessa época está bom tempo ? II 7 – Quem é o autor do texto ? 2 – Escreve palavras da família de : x O texto é...Texto oral Prosa Poesia 8 - Assinala com a quadrícula certa. terrasol 1 – Assinala o grupo em que todos os nomes são do género masculino. dia mão soldado valoroso felicidade terra capa quente cavalo mendigo santo sol

“O soldado deu metade da sua capa ao mendigo” Banda Desenhada Faz uma banda desenhada sobre a história que leste. Feminino ► Negativa ► Interrogativa ► Exclamativa ► Plural ► 3 – Lê a frase e completa : 4 – Copia as frases substituindo as palavras sublinhadas pelos seus antónimos : O mendigo estava gelado ► S. Martinho foi bondoso ► O soldado partiu feliz ► Fim

3 – Escreve expressões sinónimas. 4 – Expande a frase. 5 – Transcreve do texto. Cheio de felicidade. “Num dia tempestuoso” um nome comum, masculino do singular ► um nome próprio ► uma forma verbal no passado ► 6 – Ordena as palavras e organiza uma frase. a sol calor e inundou O de luz terra 7 – Divide a frase seguinte nos grupos constituintes e completa. “S. Martinho parou o cavalo e pousou a sua espada.” G.N. ► ________________________ G.V. ► ________________________ Nomes ► ____________________ Verbos ► ______________________ 7.1 – Escreve a frase anterior : no presente - _________________________________________________. no futuro - ___________________________________________________. 8 – Indica o nome colectivo. Conjunto de abelhas ► ____________Conjunto de cães ► _____________ Conjunto de lobos ► ____________Conjunto de porcos ► _____________ Conjunto de soldados ► ____________Conjunto de pássaros ► ___________ Chover torrencialmente.

Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________

Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________

Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________

Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________

Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________

Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________