Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Coração.
Advertisements

Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV
O Sistema Cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Fundação Calouste Gulbenkian
SISTEMA CARDIOVASCULAR
FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA CIRCULATÓRIO
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Circulatório.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
Sistema Respiratório Humano
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
AULA 03 – Características do ar
O corpo humano e seus sistemas
SISTEMA CARDIOVASCULAR
A Respiração.
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Departamento : Medicina - hematologia
Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida
Sistema Cardiovascular circulação sanguínea
LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA CIRCULATÓRIO
Sistema Respiratório.
Sistema Cardiovascular
Tipos de Sistema Circulatório
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sistema Respiratório.
Sistema Cardiovascular Bruno Garcia. Prof. Bruno Garcia w ww.sogab.com.br Sistema Cardiovascular Função A função básica do sistema cardiovascular é a.
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO PROF.º EUDINEY PIFFER
As funções do corpo humano
ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN
O Sistema Circulatório
Sistema Circulatório.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Circulatório.
Aula Prática de Ciências
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
Sistema Cardiovascular
O corpo humano sistema respiratório
Sistema Cardiovascular
Aluno(a): Professora: Patrícia 8 Ano Vespertino
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
O Sistema Cardiovascular
O sistema circulatório é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.
O sistema respiratório
Fisiologia Respiratória
Sistema Circulatório.
Avaliando a Aptidão Cardiorrespiratória
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório.
Aparelho Circulatório
Função circulatória.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa. Debora S. Marini
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Sistema circulatório.
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
Obstáculos à aprendizagem Aula 5 31/março/2014. Na aula de hoje  Retomar, concluir e discutir atividade passada  Tratar de obstáculos à aprendizagem.
O Sistema Circulatório
Sistema Cardiovascular Professora Lívia. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias.
Respiração dos seres vivos
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Ciências Naturais – 9.o ano
Transcrição da apresentação:

Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1

 O conhecimento científico tem credibilidade entre as pessoas  O que confere essa credibilidade? Sua forma de produção? ◦ Existe um método rígido? ◦ Qual o papel da experimentação? ◦ O que vale mais: os fatos ou a interpretação que damos a eles?

 Recorrer à história da ciência  Focalizar a história do conhecimento sobre circulação sanguínea

 O sangue circula  O coração é “uma bomba”  Ocorrem trocas gasosas entre sangue e corpo e entre sangue e ar (nos pulmões)

 Considerou “fatos”: ◦ Tubos fazem conexões entre várias partes do corpo ◦ Sangue entra (direito) no coração escuro e sai claro ◦ Ar e alimentos são indispensáveis para a vida  Sua interpretação ◦ Seres vivos possuíam princípio vital ◦ No coração, a mistura de sangue e ar acendia o fogo cardíaco ◦ O sangue era refinado e se espalhava pelo corpo levando força e vida

 O sangue vai e vem como ondas  O coração é uma fornalha  No coração se mistura sangue e ar, gerando uma “força vital”  O sangue chega escuro ao lado direito do coração e sai refinado pelo lado esquerdo (ou seja, o sangue atravessa canais no septo cardíaco)

 A situação histórica em que um cientista vive é ao mesmo tempo o que impulsiona e o que restringe a sua criação.

 Tinha o mesmo modelo de Galeno  Fez experimentos para testar a passagem do sangue pelo septo  Não alterou seu modelo explicativo

 Os experimentos têm potencial de verificar teorias e hipóteses  Os experimentos não são suficientes para eliminar teorias e hipóteses  Mais do que novos fatos revelados por experimentos é necessário novo modelo explicativo para que surja conhecimento novo

 O sangue circula por vasos sanguíneos  As veias têm válvulas  Experimento do torniquete levou-o a questionar o modelo da circulação em ondas – novo modelo explicativo  O coração é uma “bomba” (nova metáfora)

 Qual foi o papel da experimentação ou das observações nesse processo?  Qual a importância do modelo explicativo?

Subsídios para a implementação do guia curricular de ciências – caderno III

 Localização do coração  Órgão oco  A cada contração, o sangue é forçado pelos vasos  A cada relaxamento, recebe sangue de outros vasos  Cada contração é seguida de um relaxamento  Cada contração é um batimento  As pulsações equivalem aos batimentos cardíacos

 Encontre sua pulsação  Conte o número de pulsações que ocorrem em 15 segundos. Multiplique esse valor por 4 para obter o valor correspondente a 1 minuto.  Repita o procedimento 3 vezes e tire a média  Anote o valor médio de sua pulsação em 1 minuto. Qual a importância de fazer três medidas e obter a média?

 Todos os valores são iguais?  Os valores são diferentes para homens e mulheres?  O que pode fazer esse valor variar?  A frequência cardíaca está relacionada à frequência respiratória?

 Conte o número de inspirações que ocorrem em 15 segundos. Multiplique esse valor por 4 para obter o valor correspondente a 1 minuto.  Repita o procedimento 3 vezes e tire a média  Anote o valor médio de frequência respiratória em 1 minuto.

 Faça um exercício físico durante um minuto  Logo em seguida, conte novamente o número de inspirações em 15 segundos. Anote o valor.  Que influência teve o exercício na sua frequência respiratória?  Repita o exercício físico e logo em seguida conte o número de pulsações  Compare esse valor com aquele obtido em repouso

 Exercício físico aumenta o gasto de energia  Energia é obtida pela respiração celular ◦ Glicose + oxigênio gás carbônico + água + energia  Se a respiração celular aumenta, o que deve acontecer com o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico?  Por que é importante a respiração ficar mais rápida?  Por que é importante a circulação ficar mais rápida?  Quando é preciso comer mais, depois de exercício ou em repouso?