Trabalho Final Sustentabilidade e Padro ̃ es Socio-Econo ̂ micos e Demograficos das Comunidades de Pescadores no Estuario da Lagoa dos Patos (RS). Sandro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

Geografia do Brasil População Brasileira.
Articulações – Políticas Públicas
Fórum Empresarial da Economia do Mar (Business Forum of Sea Economy) Bilbao, 1 Mar 2012 Fernando Ribeiro e Castro Secretário-geral Comité económico y social.
Diretoria de Pesquisas
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
A Pirâmide Etária do Brasil
Sistema de Informação Geográfica
DINÂMICA POPULACIONAL BRASILEIRA PASSADO E FUTURO (?)
O agir psicológico no Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI)
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Reunión de Trabajo Grupo Censos
O Evento Promovido pela Prefeitura Municipal de Peniche, Portugal, entre os dias 21 e 24 de julho de 2011 A cidade fica a 90 km ao norte de Lisboa e possui.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
“Aplicação da Análise Multivariada para um grande volume de dados”
Elírio E. Toldo Jr, Luiz E. S. B. Almeida
Iana Alexandra. * Os dados disponibilizados pelo IBGE são úteis?
DESENVOLVIMENTO RECENTE E PERSPECTIVAS DA BAHIA
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
PROBLEMA 4 Com base em seus conhecimentos e na literatura, analise a proposta da cota de pesca para a espécie de budião considerando se os impactos sobre.
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
CONAPE Comitê Temático Desenvolvimento e Gestão da Pesca Continental
Laboratório de Gerenciamento Costeiro-LabGerco Departamento de Oceanografia Fundação Universidade Federal do Rio Grande FURG Milton L. Asmus Programa.
COMPLEXOS REGIONAIS.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
A dinâmica do desmatamento em duas cidades amazônicas: Rio Branco e Cruzeiro do Sul, Acre, no período de 1985 a 2003 – uma análise preliminar. Faculdade.
Prefeitura Municipal de Santo André
Distribuição temporal e espacial dos casos de leucemia na cidade Goiânia após o acidente radiológico com Cs-137 Veiga 1, L.H.S., Ferreira 2, A., Barcellos.
7. Pesca Artesanal e Pescadores: aspectos quali e quantitativos
2. Demografia e Dinâmica Populacional
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Música:Chamarra Vá de quarqué jeito... Parte I: Costa norte da Lagoa dos Patos Municípios: Viamão, Capivari do Sul Costa norte da Lagoa dos Patos Municípios:
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Dinâmica demográfica de Santa Catarina: uma análise a partir dos resultados do Censo Demográfico de 2010 Carla Craice doutoranda Demografia IFCH/Universidade.
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Resultados Finais do Diagnóstico Socioeconômico-Demográfico (Subsídios ao Plano Diretor de Ilha Solteira-2006) Fabíola Rodrigues.
RIO GRANDE DO SUL.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Laguna de Saquarema Estatística Pesqueira 1º Semestre/2013 Boletim Informativo - Novembro/2013 Iniciado em janeiro de 2013, o Monitoramento da Pesca na.
UT2 – PAÍSES DO NORTE DESENVOLVIDOS.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Indicadores de Redes de Municípios Projeto ODR MI/UnB.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
A Realidade da Evangelização do Brasil e a Partir do Brasil
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,
ANÁLISE PRELIMINAR: A AGRICULTURA URBANA E O CONTEXTO SÓCIO-AMBIENTAL DO LOCAL Disciplina População, Espaço e Ambiente Docente: Prof. Drª Silvana Amaral.
Construção de uma pirâmide etária. Fonte: IBGE. Projeção da população. Disponível em:. Acesso em: 28 ago (Adaptação).
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
População no RS Professor Jeferson 3º EM. Indicadores População (estimativa 2015) Densidade Demográfica - 39,77 hab/km².
Mesorregiões do RS PROF: JEFERSON.
SER301 – ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Fernando Leonardi RA: Matheus Vieira RA: Uso das.
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Crescimento da População Humana e Sustentabilidade 1.
EVOLUÇÃO URBANA E ESPRAIAMENTO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. Vanessa Gapriotti Nadalin DIRUR-IPEA.
Apresentação Crítica de Artigo São José dos Campos Outubro de 2008 SER Análise Espacia l de Dados Geográficos Maikon R. de Novaes.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Resultados Conclusões Todos os objetivos do projeto foram satisfeitos. Sobre a análise do método proposto, houve uma grande variação dos resultados, mas.
B RASIL 2035 Dimensão Territorial Tendências. Aumento do conflito entre uso e conservação dos recursos naturais Uso da Terra - Brasil Fonte:
SER-457-3: População Espaço e Ambiente Aluna: Tatiana Kolodin Ferrari ACESSIBILIDADE E A ESCOLHA LOCACIONAL DOS ARRANJOS FAMILIARES.
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
Avaliação Longitudinal das Consequências Sócio-Ambientais do Acidente da Cataguases Papel sobre duas Comunidades de Pescadores no Vale Inferior do Rio.
Transcrição da apresentação:

Trabalho Final Sustentabilidade e Padro ̃ es Socio-Econo ̂ micos e Demograficos das Comunidades de Pescadores no Estuario da Lagoa dos Patos (RS). Sandro Klippel CST-310: População, Espaço e Ambiente 1

Objetivo Avaliar a sustentabilidade das comunidades de pescadores artesanais na dimensa ̃ o socio-econo ̂ mica utilizando dados do censo demografico de CST-310: População, Espaço e Ambiente 2

Contexto: Lagoa dos Patos Com uma area total de km2, do qual a regia ̃ o estuarina ocupa cerca de 9%, a Lagoa dos Patos, e uma area de pesca importante desde o final do seculo passado e concentra cerca de 90% do total da produc ̧ a ̃ o artesanal registrada no Rio Grande do Sul. Os principais petrechos de pesca utilizados no estuario sa ̃ o as redes de emalhar, para captura da corvina Micropogonias furnieri, bagre Genidens barbus e tainha Mugil platanus, e as redes do tipo avia ̃ ozinho para a pesca do camara ̃ o- rosa Farfanpenaeus paulensis, que é pescaria e maior importância no estuário. CST-310: População, Espaço e Ambiente 3

Contexto: Lagoa dos Patos As comunidades esta ̃ o localizadas principalmente ao longo das margens da Lagoa, nos municipios de Rio Grande, Sa ̃ o Jose do Norte e Pelotas, tanto em areas urbanas como em localidades de difÍcil acesso. A produc ̧ a ̃ o da pesca artesanal atingiu seu apice na decada de 1970, e tem caido desde enta ̃ o, resultado da sobrexplotac ̧ a ̃ o dos recursos. CST-310: População, Espaço e Ambiente 4

Castello, J.P., Sunye, P.S., Haimovici, M., Hellebrandt, D., Fisheries in southern brazil: a comparison of their management and sustainability. J. Appl. Ichthyol. 25, 287–293. CST-310: População, Espaço e Ambiente 5 Pitcher, T., Preikshot, D., Rapfish: a rapid appraisal technique to evaluate the sustainability status of fisheries. Fish. Res. 49, 255–270.

Castello, J.P., Sunye, P.S., Haimovici, M., Hellebrandt, D., Fisheries in southern brazil: a comparison of their management and sustainability. J. Appl. Ichthyol. 25, 287–293. CST-310: População, Espaço e Ambiente 6 Pitcher, T., Preikshot, D., Rapfish: a rapid appraisal technique to evaluate the sustainability status of fisheries. Fish. Res. 49, 255–270.

Método  estrutura etaria, taxas de alfabetizac ̧ a ̃ o e perfil de renda por setor censitario (CENSO 2010)  setores censitarios por comunidade foram identificados pelo cruzamento das informac ̧ o ̃ es do Cadastro Nacional de Enderec ̧ os para fins Estatisticos, com os enderec ̧ os dos pescadores cadastrados no IBAMA, e os dados agrupados por comunidades de pescadores  analise de escalonamento multidimensional na ̃ o metrica CST-310: População, Espaço e Ambiente 7

Método CST-310: População, Espaço e Ambiente 8

Método CST-310: População, Espaço e Ambiente 9

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 10

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 11

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 12

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 13

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 14

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 15

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 16

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 17

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 18

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 19

Resultados CST-310: População, Espaço e Ambiente 20