PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Capítulo IV A Pedagogia passionista do encontro
Grupos de Reflexão: nossa ação na evangelização
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
Parábolas de Jesus.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
A VOCAÇÃO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Oração 15º encontro.
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
Objetivos das URGÊNCIAS
CATECUMENATO.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição
A Cura de um Paralítico em Cafarnaum (Marcos 2, 1-12)
Diocese de Amargosa.
Igreja: comunidade de comunidades
Discípulos e Missionários de Jesus Cristo
O princípio da interação: “Fé-Vida”
Diocese de São João da Boa Vista
A Teologia da Comunicação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Meus irmãos e minhas irmãs;
PEDAGOGIA VOCACIONAL.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Mestre que eu veja !.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
O Verbo se fez carne.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
Fraternidade: Igreja e sociedade
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
Jesus, o Mestre dos Mestres
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Misericordiae Vultus Ano Santo da Misericórdia
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
Metodologia Catequética
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela liberdade; b) uma Revelação progressiva, adaptada as situações, pessoas e culturas;

c) a valorização da experiência pessoal comunitária da fé; d) o Evangelho proposto em relação com a vida; e) as relações interpessoais;

f) o uso de sinais, onde se entrelaçam fatos e palavras, ensinamentos e experiência; g) a pedagogia litúrgica; h) a mistagogia do processo catecumenal.

“Deus torna-se para seu povo como um pai e uma mãe que ensina à criança os caminhos da vida.”Como um pai educa seu filho, assim Deus educa seu povo (Dt 8,5)” (CR 43).

PEDAGOGIA DE JESUS

O PROCEDER DE JESUS Jesus deu prosseguimento ao modo de proceder pedagógico do Pai: Levou à plenitude , por meio de sua vida, palavras, sinais e atitudes, a revelação divina, iniciada no Antigo testamento.

A catequese inspira nos traços da Pedagogia de Jesus * Acolhimento às pessoas, preferencialmente aos pobres, pequenos, excluídos e pecadores ( Mt 18,12-14); * O anúncio do Reino de Deus, como Boa Notícia da verdade, da liberdade, do amor, da justiça, que dá sentido à vida ( Lc 4,17-22; 17,20-21;

*O convite amoroso para viver a fé, a esperança e a caridade por meio da conversão no seu seguimento ( Mc 1,15;Mt 11,28-30. *O envio aos discípulos para semearem a Palavra em vista da transformação libertadora da sociedade (Mc 6,6b-13); * O convite para assumirem. Com radicalidade evangélica, o crescimento contínuo da fé, através do mandamento novo do amor, o princípio pedagógico fundamental ( Mt 17,20; Lc 13,16; Jo 13,34; Lc 10,29-37

*A atenção às necessidades, às situações bem concretas da vida e aos valores culturais próprio do povo, provocando reflexão para uma mudança de vida; *A conversa simples, acessível, utilizando narrativas, comparações, parábolas e gestos, adaptando-os aos seus seguidores e demais interlocutores; *A firmeza permanente diante das tentações, das crises, da cruz, buscando a força na oração.

Dimensões da Pedagogia de Jesus Dimensão Vivencial Conhecia a realidade de seus catequizandos os discípulos: Conhecia os costumes do povo e seu modo de pensar, sentir, agir e celebrar; Conhecia os trabalhos do povo; Conhecia a tradição do povo; Conhecia as pessoas; Era sensível a realidade;

Dimensão Afetiva: Jesus Cristo em toda a sua missão, buscou ligar as pessoas a si, de maneira bondosa, misericordiosa, acolhedora.

Jesus Cristo dava clareza, segurança e sentido á vida ( Jo 16,14) .Jesus Cristo dava clareza, segurança e sentido á vida ( Jo 16,14) .Jesus Cristo se fazia amigo das pessoas ( Jo 11,35) .Jesus Cristo se fazia esperança ( Jo 5,24)

Dimensão Psico-Espiritual: Jesus Cristo transformou a vida das pessoas: Ajudando a desencadear nas pessoas o processo de conversão da mente e do coração. Todas as pessoas que tiveram um verdadeiro encontro com Jesus, saíram dele transformadas. É impossível encontrar-se com Jesus Cristo e não mudar de vida ( Samaritana (Jo 4,1ss), Zaqueu (19,1-10), Nicodemos (Jo 3,1ss), Madalena (Jo 8,1-11).

Jesus Cristo transformou a lei: Ele não aboliu a lei, mas plenificou, deu um novo enfoque, sob uma nova luz, um novo olhar e mais profundo ( Mt 5,6,12 ).

Dimensão integradora: Criava comunidade: “ Amai-vos...” (Jo,15,11ss) Unidade ( Jo 15 - Videira ); Um só rebanho ( Jo 10 ); Promovia o perdão, reconciliação, condição para formar comunidades.

Fazia Memória: Capacitava os seus discípulos para que pudessem continuar o seu projeto, a sua obra ( Jo 14,12). Confiava-lhes a sua missão, instruía-os a parte, revisava e aprofundava com eles os ensinamentos (Mt 16, 13-16).