TABELA PERIÓDICA HISTÓRICO MODELOS. "Lei Periódica dos Elementos Químicos" é uma classificação dos elementos químicos de acordo com seus números atômicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERIODICIDADE QUÍMICA
Advertisements

ORGANIZAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
História da Tabela Periódica
Historia da tabela periódica
História da Tabela Períódica
História da Tabela Periódica Moderna
Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( )
HISTÓRIA DATABELA PERIÓDICA
TABELA PERIÓDICA Prof.: Paulo Vaz 2009.
TABELA PERIÓDICA Prof.: Paulo Vaz 2010.
Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?
Professor Washington Luiz
Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento) "Ao lado, o fósforo (P). Primeiro elemento a ser descoberto. Ponto de partida para a construção.
Professor Washington Luiz
Classificação periódica dos elementos
AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento)
PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS
Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( )
De Lavoisier à tabela periódica.
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
História da Tabela Periódica
A arte de organizar dados
Tabela Periódica.
Tabela periódica Prof. Alan Ibiapina.
Isabel Quadros - Tabela Periódica - 10º Ano
1° COL – SETOR B AULAS 9 e 10 PÁGINA 204
Química Prof. Lays Omena.
BEM-VINDOS AO REINO PERIÓDICO
Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Alunos: Dylan,Mariana, Nayara e Paloma Série: 1º ano EM “A” Professora: Sandra Trabalho de Química.
Quais são as informações que o casal está nos fornecendo?
Objeto do conhecimento: Elemento Químico
UNIDADE 4 – PROPRIEDADES ATÔMICAS E TABELA PERIÓDICA
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
TABELA PERIÓDICA.
O aparecimento da Tabela Periódica.
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos
Trabalho de Química Alunos: Amanda, Carla, Eliane e Noemi. Série: 1°A
Tabela Periódica.
Profª Guilherme F. Martins
7 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Cézar de Goes Camargo
Prof. Carlos Busato Química TabelaPeriódica Prof. Jorge Luiz E. E. Rev. Almir Pereira Bahia.
Tabela Periódica Prof. Jair Alberto.
Tabela Periódica A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades.
Química 1ºano Profº Ana Beatriz Maselli
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Aula 5 – Tabela periódica e propriedades periódicas
Tabela Periodica Professor John Disciplina Quimica.
Tabela periódica.
Tabela Periódica Alunos: Ana Paula e Ewerton.. Tabela Periódica Ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas,
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Profª. Ozanira Soares Tabela Periódica.
Química Tabela periódica
Prof. Jorge Luiz Tabela Periódica.
Tabela Periódica Prof. Jair Alberto.
A Tabela Periódica.
8.1 Evolução da Tabela Periódica
9º ano – 2013/2014 José Pina e Ana Pina Tabela periódica dos elementos … um breve apontamento histórico. Tabela periódica dos elementos … um breve apontamento.
TABELA PERIÓDICA ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Introdução - Um evento é periódico quando ele se repete regularmente em função de determinado parâmetro. Período: é o intervalo entre uma repetição e.
PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA  Dimitri Ivanovich Mendeleyev ( ) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Cláudia Bacchi TABELA PERIÓDICAPERIÓDICA. Cláudia Bacchi Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas.
História da Tabela Periódica
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Novembro de 2010.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Tiago Quick.
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento de várias tabelas até.
TABELA PERIÓDICA - HISTÓRICO Döbereiner (1829) - analisou elementos com propriedades semelhantes em grupos de três, os quais denominou de tríades Lítio.
História da Tabela Periódica Moderna História da Tabela Periódica Moderna.
Transcrição da apresentação:

TABELA PERIÓDICA HISTÓRICO MODELOS

"Lei Periódica dos Elementos Químicos" é uma classificação dos elementos químicos de acordo com seus números atômicos e consequentemente por suas propriedades físicas e químicas. Em qualquer tentativa de classificação, dois objetivos são perseguidos: 1) reunir coisas que se assemelham; 2) separar as que se diferenciam.

A lista de elementos químicos, que tinham suas massas atômicas conhecidas, foi preparada por John Dalton no início do século XIX Os elementos não estavam listados em qualquer arranjo ou modelo periódico, mas simplesmente ordenados em ordem crescente de massa atômica, cada um com suas propriedades e seus compostos. 1829, Johann W. Doebereiner teve a primeira idéia, com sucesso parcial, de agrupar os elementos em três - ou tríades. Essas tríades também estavam separadas pelas massas atômicas, mas com propriedades químicas muito semelhantes. 7Li 23Na 39K 23 = média aritmética entre Lítio (massa atômica 7) e Potássio (massa atômica 39) 40Ca 88Sr 137Ba 88 = média aritmética entre Cálcio (massa atômica 40) e Bário (massa atômica 137)

Segundo modelo: sugerido em 1864 pôr John A.R. Newlands, elementos arranjados num modelo periódico de oitavas, ou grupos de oito, na ordem crescente de suas massas atômicas. A idéia de Newlands, foi ridicularizada pela analogia com os sete intervalos da escala musical.

1863, Alexandre de Chancourtois, cientista francês, classificou-os numa ordem hierárquica crescente de suas massas atômicas. Esse agrupamento foi chamado de Parafuso Telúrico. A aceitação desse trabalho também foi pequena, devido a uma série de imperfeições, principalmente pelo fato de que algumas massas atômicas, na época, apresentavam valores errados.

1869: trabalhando independentemente, o russo Dimitri Ivanovitch Mendeleyev e o alemão Lothar Meyer, determinaram que as propriedades dos elementos decorriam de suas massas atômicas.

A vantagem : esta exibia semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal. Em 1906, Mendeleev recebeu o Prêmio Nobel por este trabalho.

Em 1913, Moseley mediu as freqüências das linhas espectrais dos raios X característicos de cerca de 40 elementos. A partir do gráfico da raiz quadrada da freqüência versus o número atômico Z do elemento, ele obteve a seguinte relação Moseley f 1/2 = A n (Z-b), onde An e b são constantes que dependem da linha espectral. Devido ao trabalho de Moseley, a tabela periódica moderna esta baseada no número atômico dos elementos.

IUPAC