Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação do Reino Vegetal
Advertisements

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
BASES DA REPRODUÇÃO.
MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
REPRODUÇÃO SEXUADA DAS PLANTAS
Ciclos de reprodução adalberto.
Através dela que ocorre a perpetuação das espécies
O que você deve saber sobre
Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.
Briófitas.
Enviar para: Ciclos de Vida NOME: 3ª série do Ensino médio TURMA: Enviar para:
DIVISÃO CELULAR.
REPRODUÇÃO.
REINO PLANTAE.
Ciclos de Vida: Unidade e Diversidade
REPRODUÇÃO ASSEXUADA PROFESSOR Regis Romero.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
FORMAS DE REPRODUÇÃO.
Professora Fernanda Landim
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 6 – Briófitas e Pteridófitas
REVISÃO MUITO LEGAL, BOA DA BRECA, BOA MERMO!
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE E CONQUISTA DE TERRITÓRIOS
BOTÂNICA.
AS BRIÓFITAS Prof. Marco Bueno.
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Reino Plantae.
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
Reino Vegetal: Evolução e Adaptação
Prof. Pablo Paim Biologia
Características gerais dos seres vivos
Reino Proctista Algas e Protozoários. “O REINO PROTOCTISTA (PROTISTA)” Algas Protoctistas unicelulares ou pluricelulares Micro ou macroscópicas Habitat:
Fungos.
CICLOS DE VIDA : Unidade e Diversidade
Introdução à Parasitologia
PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.
Reino Vegetal São pluricelulares eucariontes,com tecidos organizados. São autótrofos. Após a fecundação,há formação do embrião (embriófitas).
Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.
Botânica.
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Vera Regina Medeiros Andrade, 2015
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
BIOLOGIA AULA 08 MEIOSE By 2012.
Fungos META Expor as características gerais dos representantes do Reino Fungi, bem como destacar as justificativas que atestam a importância de se estudar.
Reprodução Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Diversidade nos animais
Briófita Briófita é um termo genérico para designar as plantas avasculares. As plantas a avasculares atuais são representadas pelos musgos, hepáticas e.
Filo Porifera RICARDINHO BALA 2012.
Conceitos fundamentais em genética.
Reprodução Das Algas.
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Características Gerais e Briófitas
Reino Vegetal Vegetais são: pluricelulares, formados por tecidos,
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Bases Biológicas do Comportamento Divisão celular.
Reino Vegetal Botânica
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
Cromossomo de eucariotos Cromossomos homólogos.
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
3) Reprodução Gamética: ISOGAMIA HETEROGAMIA ANISOGAMIAOOGAMIA NÃO FLAGELADO OUAPLANOGAMETA FLAGELADOOUPLANOGAMETA TIPOS DE GAMETA PRESENÇA DE FLAGELO(S)
Biologia Tema: Diatomáceas.
BOTÂNICA - SISTEMÁTICA. REINO METÁFITA Fotossíntese / O 2 Medicinal Fixadores de CO 2 e Nitrogênio Alimentação Produtores na cadeia alimentar IMPORTÂNCIA.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 70. Ciclo das Criptógamas.
Professora: Luciana Ramalho 2018
CICLO CELULAR.
Transcrição da apresentação:

Aula 9 Página 164

Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui a chance de variabilidade entre os descendentes  mantém o que já existe Aumenta o número de indivíduos Assexuada

Podem fazer reprodução sexuada ou assexuada A reprodução assexuada pode ocorrer por propagação vegetativa Na reprodução sexuada pode ocorrer: Ciclo haplobionte  todos os indivíduos são haploides (possuem um lote de cromossomos) Ciclo diplobionte  indivíduos do ciclo são diploides Ciclo haplodiplobionte  há alternância de gerações entre indivíduos haploides e diploides

Permite que pedaços de uma planta originem novas plantas Um tipo de reprodução assexuada Existem tecidos especiais que por meio de mitose originam células capazes de organizar todo o corpo de uma planta Originado pelo meristema

Pode acontecer nas algas e em todos os tipos de vegetais Ocorre por meio de adaptações em cada grupo vegetal Briófitas: ocorre por meio de propágulos que tem células com capacidade de produzir uma nova planta Adaptações Pteridófitas: rizoma (tecido) pode desenvolver folhas e raízes, dá origem a novos indivíduos Gimno e angiospermas: caules e folhas tem capacidade de propagação nas gemas  tem tecido vegetativo, chamados de meristemas

A propagação vegetativa pode ser provocada pelo homem Algumas plantas com valor de cultivo são cultivadas plantando mudas dos indivíduos com as melhores características  formam-se “clones” das plantas de melhor qualidade

É um ciclo que envolve a formação de dois tipos de organismos diferentes: haplóides e diplóides Ocorre em alguns grupos de algas e em todos os integrantes do grupo vegetal É o que diferencia os ciclos reprodutivos entre os animais e vegetais A fase duradoura deste ciclo depende do grupo vegetal Ocorre meiose espórica ou intermediária

Haplóide (n) Gametófito Haplóide (n) Gametófito Produz gametas por mitose (n) Produz gametas por mitose (n) Esporângio Produz esporos por meiose espórica (ou intermediária) Fusão origina zigoto diplóide (2n) Fusão origina zigoto diplóide (2n) Zigoto cresce e produz esporófitos (2n) Fecundação Esporo Diplóide 2n Haplóide n

Um esporo sozinho é capaz de gerar um organismo adulto Dois gametas são necessários para gerar um organismo Nos vegetais, gametas são feitos por mitose(2n) e esporos são feitos por meiose (n) Nos animais, os gametas são feitos por MEIOSE (n)

Esporos X Gametas

Meiose gamética Única geração adulta é DIPLÓIDE Os dois gametas n formam um indivíduo adulto 2n Ocorre em algumas espécies de algas e em todos os animais a) Fase duradoura = diploide b) Meiose gamética ou final Executado por algas e todos os animais Diplobionte

Meiose zigótica Única geração adulta HAPLÓIDE Executado por muitas espécies de algas

Capítulo 30 Exercícios 1, 4-7, 10-12