ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

Orações Subordinadas Adjetivas
Prof. Leonardo Queiroga
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Orações Subordinadas Adjetivas 8ª Série.
Orações Subordinadas Substantivas
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Período Composto por Subordinação
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
Uso da vírgula entre as orações do período
(que, quem, qual, onde, cujo)
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Pronomes Relativos.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJECTIVAS
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Sujeito Tipos de Sujeito
Concordância Verbal Exercício Profª: Adriane Eloi.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
DISCIPLINA: Português
Escola Superior Madre Celeste
Classes fechadas de palavras
Orações Subordinadas Adjetivas
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Período Composto.
Orações Subordinadas Reduzidas
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
LÍNGUA PORTUGUESA PRONOMES USO DOS RELATIVOS
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
Uso da vírgula entre as orações do período
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Língua Portuguesa Profª Joelma
Dicionário Terminológico
Dicionário Terminológico
Orações subordinadas adjetivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Pronomes Relativos.
PRONOME RELATIVO.
Coordenação As orações coordenadas são, em geral, introduzidas por conjunções coordenativas. (Ver pág. 137 do manual)
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Período Composto por Subordinação
Período Composto.
Orações subordinadas adjetivas
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Orações Subordinadas adjetivas
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
Transcrição da apresentação:

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

O valor do adjetivo em forma de oração: observe o primeiro quadrinho.

“ESTE RELÓGIO QUE EU VOU DESENHAR (SUBST “ESTE RELÓGIO QUE EU VOU DESENHAR (SUBST.) (ORAÇÃO QUE QUALIFICA O RELÓGIO)

As orações subordinadas adjetivas caracterizam um substantivo As orações subordinadas adjetivas caracterizam um substantivo. CONECTIVO: pronome relativo

Classificação: a. Gosto de livros / que acalmam. OP Or. Sub Classificação: a. Gosto de livros / que acalmam. OP Or. Sub. Adjetiva Restritiva (não possui vírgula antes do conectivo) b. Apreciei a lua, / que estava linda ontem. OP Or. Sub. Adjetiva Explicativa (possui vírgula antes do conectivo)

PRONOMES RELATIVOS: QUE, QUEM, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS, CUJO, CUJA, CUJOS, CUJAS, ONDE Obs.: QUE/QUEM=O QUAL E VARIAÇÕES

As posições Pode haver duas posições das orações subordinadas adjetivas: A fila/ QUE ENFRENTARIA/ estava longa. OP Or. Sub. Adjetiva Cont. da OP b. Comprei o primeiro biquíni/ QUE VI. OP completa Or. Sub. Adjetiva

OS SENTIDOS, nas classificações Quando o assunto diz respeito aos fatos linguísticos preconizados pela gramática normativa, torna-se essencial compreender as marcas linguísticas que os demarcam, no sentido de efetivar, de forma plausível, sua apreensão. Nesse sentido, não basta apenas decorar esta ou aquela regra, pois é preciso saber o porquê da sua existência. Eis que elegemos as orações subordinadas adjetivas restritivas e as subordinadas explicativas como alvo de nossa discussão, haja vista que não são raras as vezes em que muitos usuários as distinguem somente pelo uso da vírgula. Elucidemos, portanto, algumas dicas: Os cachorros que são peludos foram tosados ainda há pouco. Temos que a oração em destaque representa uma oração subordinada adjetiva restritiva. Mas por quê? Ora, simplesmente porque ela restringe, especifica, o sentido expresso pela primeira – denominada principal.   Passemos a outro exemplo: São Paulo, que representa a metrópole brasileira, sofre com problemas de toda ordem. Será a oração em destaque uma oração subordinada adjetiva explicativa somente em função da existência da vírgula? Não que esse pressuposto não seja relevante, mas há outra forma de identificar o tipo de oração, uma vez que a sua ideia se trata de um consenso, ou seja, representa uma ideia genérica, concebida por todos: a de que São Paulo representa a grande metrópole brasileira. http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/adjetivas-restritivas-adjetivas-explicativas-tracos-.htm

A CONCORDÂNCIA A oração subordinada adjetiva refere-se a um substantivo e com ele concorda em gênero (masc./fem.) e em número (sing./pl.). A situação A QUAL enfrentei foi difícil. As situações AS QUAIS enfrentei foram difíceis. Os muros OS QUAIS pulei eram altos. Este é o senhor CUJA casa está à venda. O rapaz CUJOS irmãos viajaram sente-se só.

O emprego de ONDE ONDE É UM PRONOME RELATIVO QUE SÓ DEVE SER EMPREGADO RELACIONADO A LUGAR. Ex.: Na rua ONDE moramos há uma árvore florida.

O EMPREGO DE CUJO CUJO É UM PRONOME RELATIVO QUE SÓ DEVE SER EMPREGADO COM FUNÇÃO DE POSSE. CUJO DISPENSA ARTIGOS! Ex.: A cidade CUJA avenida principal foi reformada foi elogiada. (e não cuja a)

AS PREPOSIÇÕES Preposições podem ocorrer antes dos pronomes relativos, de acordo com a ocorrência gramatical: Exemplos: Esses são fatos DE QUE desconfio. (desconfia DE) São respostas COM QUE concordamos. (concorda COM) É um político A CUJA vida pública me refiro com cuidados. (refere-se A)

ALGUNS CASOS PARA DISCUTIR: (FGV) Compare as duas frases, observando sua pontuação. Nesta festa, só beijarei as meninas, que são feias. Nesta festa, só beijarei as meninas que são feias. Assinale a alternativa correta quanto ao sentido dessas frases. a) A primeira afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas. b) A primeira afirma que somente as meninas feias serão beijadas; as bonitas não. c) A segunda afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas. d) A segunda afirma que somente as meninas bonitas serão beijadas; as feias não. e) As duas frases afirmam que as meninas bonitas serão beijadas.

Interprete: a. Os homens / que têm seu preço / são fáceis de corromper. b. Os homens, / que têm seu preço, / são fáceis de

Possuirei outros tios com outras profissões? Meu tio / que era advogado / prestou serviços ao réu.

Seria possível tirar as vírgulas? A neve, /que é fria, / provocou a morte da vegetação. Atenção à ênfase.