O Criador: questão bíblica e teológica Gen 1,1-2,4ª Gen 2,4b- 3,24.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

O Criador: questão bíblica e teológica
Desde a Criação ao Pentecostes
OS 5 LIVROS DA LEI Pentateuco TORAH.
AULA 3 VT 1 A CRIAÇÃO DO HOMEM.
AULA 3 VT 1 A CRIAÇÃO DO HOMEM.
Deus cria o Mundo.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
Gênesis 1,1-2,2 No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012

O casamento de Isaque e Rebeca
#FÉqueMUDA.
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
CURSO BÍBLICO.
TEMAS BÍBLICOS.
No princípio Deus criou os céus e a terra
Seis ajustes para um Casamento Feliz
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MOTIVADOS PARA SERVIR.
“Lembra-te do Dia do Sábado...” “...o dízimo será santo ao Senhor.”
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
QUESTIONÁRIO.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
Ofertas IGREJAADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 1. I- SUSTENTO DO TEMPLO LOCAL 1- Deut. 16:10 1- Deut. 16:10 2- Deut. 16:16 e Deut. 16:16 e 17 II- OBJETIVO.
PENSAMENTO “O verdadeiro sucesso em cada setor de trabalho não é resultado do acaso ou acidente do destino. É a operação da providência de Deus, a recompensa.
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
To aprendendo a conhecer uma pessoa... como posso conhecer uma outra pessoa, Sem antes a conhecê-la? É um processo lento, mas vale a pena conhecer.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
SOBRE ANJOS... A palavra anjo desperta geralmente a idéia da perfeição moral.
Insensatos, procurem entender! E vocês, tolos, quando se tornarão sábios? O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis.
Esperança e Compromisso Lucas 2.14 E Deus abençoou o ser humano dizendo: - Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem.
Introdução A Doutrina Espírita nos mostra racionalmente a necessidade do combate ao orgulho. Demonstra através da reencarnação.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
Os diferentes tipos de categorias de cristãos que dificultam a comunhão amorosa na igreja local Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/08/2009.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
“sedes santos pois eu sou santo.” 1PE 1:16 Escolho ser parecido que Jesus quando...
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
TEOLOGIA DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 – O Ano da Adoração. TECNOLOGIA, VIDA E ADORAÇÃO Aprendendo a viver e adorar num mundo novo Presb. Daniel de Souza Galvão » Bel.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
Poema Criação da.
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Transcrição da apresentação:

O Criador: questão bíblica e teológica Gen 1,1-2,4ª Gen 2,4b- 3,24

 Em hebraico o primeiro livro da Bíblia chama-se Bereshît significa “no início”;  Na tradução grega dos Setenta o nome Génesis significa “origem”; “princípio”

Três temas distintos no Livro do Génesis  Gen 1-11 – O cenário é a humanidade no seu conjunto; é um texto construído à base de mitos e lendas sobre os indícios da humanidade que pretendem responder às grandes interrogações humanas acerca das origens da vida, do mundo e do homem…  Gen – o cenário é o povo de Israel. É um texto onde se juntam histórias lendárias com velhas histórias acerca da vida e das aventuras dos patriarcas primordiais de Israel.  Gen – trata-se de um romance histórico, que simultaneamente diverte e ensina, utilizado para fazer a ponte entre os patriarcas primordiais e os hebreus que, em pleno sec XIII a.C., estão a ser escravizados na terra do Egipto.

Estrutura Literária de Gen 1,1-2,4a  Introdução  “ No principio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, um vento de Deus pairava sobre as águas” (Gen 1,1-2)

Corpo da narração (Gen 1,3-31) Corpo da narração (Gen 1,3-31) Obras de separação Obras de ornamentação 1º dia separação da luz e das trevas 4º dia criação dos dois luzeiros (sol e lua) 2º dia separação das “águas inferiores” das “águas superiores” através do firmamento 5º dia criação dos animais aquáticos e das aves 3º dia separação da terra e do mar através da verdura e das árvores 6º dia criação dos animais terrestres e do homem

Conclusão da narração (Gen 2,1-4ª)  “Assim foram concluídos o céu e a terra, como todo o seu exército. Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera e no sétimo dia descansou, depois de toda a obra que fizera. Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, pois tinha descansado depois de toda a sua obra de criação. Essa é a história do céu e da terra, quando foram criados” (Gen 2,1-4a)

Fórmulas Fixas  - fórmula de introdução - “E disse Elohim”;  - fórmula de comando - por exemplo, “haja luz”;  - fórmula de constatação - por exemplo, “e a luz apareceu”;  - fórmula de execução ou descrição - por exemplo, “Elohim separou a luz”;  - fórmula de denominação - por exemplo, “chamou à luz ‘dia’”;  - fórmula de louvor - por exemplo, “e viu Elohim que era bom”;  - fórmula de conclusão - por exemplo, “veio uma tarde e uma manhã”.

Sal 19  “ Os céus proclamam a glória de Deus,  E o firmamento proclama a obra de suas mãos.  O dia entrega a mensagem a outro dia,  E a noite a faz conhecer a outra noite.  Não há termos, não há palavras,  Nenhuma voz que deles ouça” (Sal 19, 2-4)

Criação do Homem  “Deus disse: ‘Façamos o homem á nossa imagem, como nossa semelhança e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra” (Gen 1,26)

 “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou” (Gen 1,27)

Mensagem Religiosa de Gen 1  - há um só Deus, origem da vida e do homem;  - foi por vontade desse Deus que o céu, a terra, o mar e todos os seres vivos começaram a existir;  - as águas, as estrelas, o sol e a lua não são deuses: são criaturas que resultaram da palavra criadora do Deus único;  - Deus criou um mundo “bom”, quer dizer, perfeito, sem tensões nem conflitos, em total equilíbrio e harmonia;  - a criação foi completada com o “toque de génio” de Deus: a criação do homem. Ele é o ponto mais alto do projecto criador de Deus;

 - esse homem não é um ser inferior, indigno e escravo, criado para servir os deuses; é um ser criado “à imagem e semelhança” de Deus, quer dizer, criado para ser o representante de Deus face aos outros seres criados;   - como “imagem de Deus”, o homem é aquele a quem Deus confiou a criação, competindo-lhe a missão de completar o plano criador de Deus;  - o homem não foi criado sozinho: Deus criou o homem e a mulher, porque o amor faz parte do plano criador de Deus; e só através do amor que é fecundo, o homem pode ser “imagem e semelhança” de Deus no mundo;

 - criado para a comunhão com Deus, o homem deve inventar espaços de encontro com Deus e de louvor ao criador. Assim, é proposto ao homem que reserve o ultimo dia da semana (o sétimo), para a glorificação e o culto devidos a Deus.

Texto Jahvista (Gen 2,4b-3,24)  * Gn 2,4b-25 - Criação do paraíso e do homem e situação deste no paraíso. Exprime-se a intenção do criador sobre o mundo e sobre o homem. O paraíso aparece como um mundo ideal, um espaço onde é possível ser feliz, onde tudo é bom e o homem vive em comunhão total com o Deus criador;  * Gn 3,1-7- Descreve-se o pecado do homem e da mulher... O autor jahwista mostra como se passou da situação ideal do paraíso, para a situação real da experiência diária;  * Gn 3, Apresenta-se o castigo divino, resultante do pecado do homem e da mulher. Na descrição desse castigo, o leitor reconhece a situação diária e comum da sua própria experiência humana.

 Siuação ideal Queda Situação actual (Gen 2,8-25) (Gen 3,1-6) (Gen 3,7-19) (Gen 2,8-25) (Gen 3,1-6) (Gen 3,7-19) A- Terra fecunda (vv.8-14) H- Pecado G - Vergonha (vv7-13) B - Trabalho agradável (v 15) D - Tensão com os animais (vv14-15) C- Homem para a vida (v17) E - Nascimento com dor (v.16) D- Harmonia com os animais (vv 18-20) F- desigualdade homem/mulher (v.16) E- Nascimento normal (v21) A – Terra maldita (v.17) F -Igualdade homem/mulher (vv 21-24) B - Trabalho penoso (v.18) G- Inocência (v25) C - Homem para a morte (v.19)

Conclusões Teológicas de Gen 2,4b-3,24  Quanto às origens da vida, o autor ensina:  * que o homem é o ser mais importante da criação e que foi para o homem que Deus fez tudo a resto;  * que o homem aparece devido a uma intervenção especial de Deus. Deus foi o oleiro que, cuidadosamente, modelou o homem; e o mesmo Deus transmitiu ao homem um toque divino, insuflando- lhe nas narinas o “espírito”, a “respiração” do próprio Deus. É esse “espírito” que torna o homem um ser vivente;  * que o homem é colaborador de Deus na obra criadora... Deus forma da terra todos os animais e leva-os ao homem para que este lhes ponha um nome (segundo as ideias vigentes no Antigo Médio Oriente, o facto de dar um nome era o exercício de um direito de soberania, um acto de domínio);

 * que o homem foi criado por Deus para ser totalmente feliz; e Deus deu-lhe tudo o que era necessário para isso (imagens de um “jardim” com muitas pedras preciosas, muitas árvores e água em abundância: é o “mundo ideal”, na perspectiva de um povo que vive numa terra pouco fértil e rodeada de desertos);  * que o homem foi criado para o amor. Por isso, Deus criou a mulher e colocou-a diante do homem. Os dois, iguais em dignidade, serão uma só carne: a sua vocação é a comunhão, a entrega um ao outro, a partilha da vida;

 Quanto à reflexão sobre a origem do mal, o autor pretende ensinar:  * que o mal não foi introduzido na realidade humana pelo Deus criador. Deus criou para o homem um “paraíso” de felicidade, onde havia tudo o que era necessário para ser feliz. Se nesse “paraíso” entrou o mal, não foi por responsabilidade do criador;  * que ao homem e à mulher, Deus deu a conhecer onde encontrar a vida e a imortalidade; e avisou-os contra o sofrimento e a morte. Convidou-os a escolher avida e a evitar o orgulho e o egoísmo que conduzem à morte;  * que o homem, seduzido por vozes que não vinham de Deus (serpente), escolheuser orgulhoso e auto-suficiente, ignorando os apelos de Deus e escolhendo para si próprio caminhos de egoísmo e de pecado;

 * que foi o homem (ao recusar a vida e a felicidade que Deus lhe propunha) que introduziu no mundo os desequilíbrios responsáveis pelo sofrimento e pela morte;  * que todos somos responsáveis pelo mal que afecta a nossa existência. Se quisermos eliminá-lo, é preciso convertermo-nos às propostas de Deus, acolher as suas indicações e fechar os ouvidos aos apelos da “serpente” que procura afastar-nos dos valores de Deus;  * Deus desistiu deste homem que recusou a comunhão com ele ? Não, diz o jahwista... As páginas seguintes vão garantir-nos que Deus continuou a cuidar desse homem orgulhoso e egoísta e a querer fazer com ele uma história de diálogo e comunhão.