Equação de energia para fluidos ideais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Advertisements

Conservação da Energia Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Mecânica dos Fluidos Conservação da Energia (Equação de Bernoulli)
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Exercícios de instalações de bombeamento
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 12
Décima sétima aula Exercícios de instalações de bombeamento com medidores, tanto de velocidade como de vazão.
Experiência Bocal convergente.
Iniciamos evocando o conceito de uma instalação de recalque
Equação da Energia para um fluido ideal
Equação de energia na presença de uma máquina
Instalações de recalque
Instalações de recalque
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Equação da Energia para um fluido ideal
Exemplo: tubulação 1, bifurcando-se em duas outras que transportam 4 e 5 m3/s, respectivamente. Qual a velocidade na tubulação 1?
Exercício: Determinar os diâmetros, a altura manométrica e a potência transmitida ao líquido para recalcar 45 l/s, durante 24 h/dia. As tubulações de sucção.
Equação de energia para fluidos ideais
Síntese da segunda parte estudada
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Equação da Energia para um fluido ideal
sólido líquido gasoso Fluidos
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
Centrais Hidrelétricas Exercícios. Exercício I: Em um aproveitamento hidrelétrico, o nível de montante encontra-se na cota 890 m e o de jusante na de.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
UNIVERSIDE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO SEDIMENTAÇÃO GRAVITACIONAL Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney.
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Mecânica dos Fluidos MANOMETRIA.
Componentes de um Sistema Hidráulico Parte II
PEA : Produção de Energia Elétrica
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – CINEMÁTICA DOS FLUIDOS
Lembre-se: Os apontamentos em sala de aula e os comentários nesse arquivo digital devem ser complementados pela leitura dos livros preconizados e indicados.
Aula elaborada por prof. Luciano Mentz (adaptada)
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NO CONTROLE E MONITORAMENTO DE NÍVEL DE LÍQUIDO
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Proposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados C. G. Pereira, R. R. G de Oliveira, G. F. de Lima, A. O. Salazar, A. L. Maitelli.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
TRATAMENTO PRELIMINAR DE ESGOTOS GRADEAMENTO E CAIXA DE AREIA
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME 37N – FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Bombas.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Hidráulica.
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Bombas. CURVAS CARACTERÍSTICAS A curva característica de desempenho de uma bomba mostra a variação da altura manométrica com a vazão. São também usualmente.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – Equação de Bernoulli
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
Equação de energia para fluidos ideais
Equação de Bernoulli.
Equação de energia na presença de uma máquina
Instalações de recalque
Aplicações da equação de Bernoulli
Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!
CASA DE MÁQUINA COM UMA BOMBA OPERANDO
Primeira atividade do curso de Hidráulica básica.
Torne-se um autodidata!
HOJE!! EXERCÍCIOS.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Transcrição da apresentação:

Equação de energia para fluidos ideais Mecânica dos Fluidos

Equação da Energia para um Fluido Ideal. Tópico Abordado Equação da Energia para um Fluido Ideal. Exercícios de Fixação

Fluido Ideal um fluido incompressível e que não tem força interna de atrito ou viscosidade. A hipótese de incompressibilidade é válida com boa aproximação quando se trata de líquidos; porém, para os gases, só é válida quando o escoamento é tal que as diferenças de pressão não são muito grandes.

Energia Associada a um Fluido Ideal É o estado de energia do sistema devido a sua posição no campo da gravidade em relação a um plano horizontal de referência. Energia Potencial É o estado de energia determinado pelo movimento do fluido. Energia Cinética Corresponde ao trabalho potencial das forças de pressão que atuam no escoamento do fluido. Energia de Pressão:

Equação de Bernoulli Hipóteses de Simplificação Regime permanente. Sem a presença de máquina (bomba/turbina). Sem perdas por atrito. Fluido incompressível. Sem trocas de calor. Propriedades uniformes nas seções.

Equação de Bernoulli

Exercícios de Fixação 01 Determine a velocidade do jato de líquido na saída do reservatório de grandes dimensões mostrado na figura.

Exercícios de Fixação 02 Determine a altura da coluna da água no reservatório de grandes dimensões mostrado na figura. Dados: ρH2O = 1000 kg/m³ e g = 10 m/s².

Exercícios de Fixação 03 Água escoa em regime permanente através do tubo de Venturi mostrado. Considere no trecho mostrado que as perdas são desprezíveis. A área da seção (1) é 20cm² e a da seção (2) é 10cm². Um manômetro de mercúrio é instalado entre as seções (1) e (2) e indica o desnível mostrado. Determine a vazão de água que escoa pelo tubo.

Exercícios de Fixação 04 Água escoa em regime permanente através do tubo de Venturi mostrado. Considere no trecho mostrado que as perdas são desprezíveis. Sabendo-se que A1 = 2,5 A2 e que d1 = 10cm. Determine a vazão de água que escoa pelo tubo.

Equação de energia na presença de uma máquina Mecânica dos Fluidos

Tópicos Abordados Equação da Energia na Presença de uma Máquina Potência de uma Bomba Potência de uma Turbina Exercícios de Fixação

Definição de Máquina na Instalação A máquina em uma instalação hidráulica é definida como qualquer dispositivo que quando introduzido no escoamento forneça ou retire energia do escoamento, na forma de trabalho. Para o estudo desse curso a máquina ou será uma bomba ou será uma turbina.

Equação da Energia na Presença de uma Máquina

Se a máquina for uma bomba, ela fornece energia ao escoamento. Potência de uma bomba Se a máquina for uma bomba, ela fornece energia ao escoamento. A potência de uma bomba é calculada pela equação apresentada a seguir. NB é a potência da bomba. HB é a carga manométrica da bomba. ηB é o rendimento da bomba.

Potência de uma Turbina Se a máquina for uma turbina, ela retira energia do escoamento. A potência de uma turbina é calculada pela equação apresentada a seguir. NT é a potência da turbina. HT é a carga manométrica da turbina. ηT é o rendimento da turbina.

Exercícios de Fixação 01 Determine a potência de uma bomba com rendimento de 75% pela qual escoa água com uma vazão de 12 litros/s. Dados: HB = 20 m, 1cv = 736,5W, ρ H2O = 1000kg/m³ e g = 10m/s². 02 Determine a potência de uma turbina pela qual escoa água com uma vazão de 1200 litros/s. Dados: HT = 30 m, η = 90%, ρ H2O = 1000kg/m³ e g = 10m/s².

Exercícios de Fixação 03 O reservatório mostrado na figura possui nível constante e fornece água com uma vazão de 10 litros/s para o tanque B. Verificar se a máquina é uma bomba ou uma turbina e calcule sua potência sabendo-se que η = 75%. Dados: γH2O = 10000 N/m³, Atubos = 10cm², g = 10m/s².

Exercícios de Fixação 04 O reservatório mostrado na figura possui nível constante e fornece água com uma vazão de 15 litros/s para o tanque B. Verificar se a máquina é uma bomba ou uma turbina e calcule sua potência sabendo-se que η = 75%. Dados: γH2O = 10000 N/m³, A tubos = 10cm², g = 10m/s².

Exercícios de Fixação 05 A figura a seguir mostra parte de uma instalação de bombeamento de água. Considerando que a vazão é igual a 8 litros/s, que a tubulação possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o seu comprimento e que os pontos (2) e (3) estão na mesma cota, determine a diferença de pressão entre a saída e a entrada da bomba. Dados: NB = 4cv, 1cv = 736,5W, η = 70%, ρ H2O = 1000kg/m³ e g = 10m/s².

Instalações de recalque Mecânica dos Fluidos

Instalações de Recalque Tópicos Abordados Instalações de Recalque Exercícios

Definição Define-se instalação de recalque toda a instalação hidráulica que transporta o fluido de uma cota inferior para uma cota superior e onde o escoamento é viabilizado pela presença de uma bomba hidráulica, que é um dispositivo projetado para fornecer energia ao fluido, que ao ser considerada por unidade do fluido é denominada de carga manométrica da bomba (HB).

Classificação Tubulação de Sucção Tubulação antes da bomba. Tubulação de Recalque Tubulação após a bomba.

Aplicação da Equação de Energia

Exemplos de Instalações

Exercício 01. Deseja-se elevar água do reservatório A para o reservatório B. Sabe-se que a vazão é igual a 4 litros/s, determine: a) A velocidade da água na tubulação de sucção. b) A velocidade da água na tubulação de recalque. c) A potência da bomba. d) O tempo necessário para se encher o reservatório B. Dados: γH2O = 10000N/m³, g = 10m/s², dsuc = 10cm, drec = 5cm, VB = 10m³, ηB = 70%.

Exercício a) A velocidade da água na tubulação de sucção. d) O tempo necessário para se encher o reservatório B. Dados: γH2O = 10000N/m³, g = 10m/s², dsuc = 8cm, drec = 4cm, VB = 15m³, ηB = 65%. c) A potência da bomba. b) A velocidade da água na tubulação de recalque. a) A velocidade da água na tubulação de sucção. 02. Deseja-se elevar água do reservatório A para o reservatório B. Sabe-se que a vazão é igual a 4 litros/s, determine:

Exercício d) O tempo necessário para se encher o reservatório B. Dados: γH2O = 10000N/m³, g = 10m/s², dsuc = 4cm, drec = 2cm, ηB = 65%. c) A potência da bomba. b) A pressão em (2) na entrada da bomba. (3). Sabe-se que a vazão é igual a 5 litros/s, determine: a) As velocidades da água nas tubulações de sucção e recalque. 03. Deseja-se elevar água do reservatório inferior (1) para a caixa d’água mostrada em

Exercício 04. Para a instalação mostrada na figura, determine: Dados: γH2O = 10000N/m³, g = 10m/s², dsuc = 6cm, drec = 5cm, NB = 4cv, 1cv = 736,5W, QV = 12 litros/s, ηB = 80%. b) As pressões na entrada e na saída da bomba. a) As velocidades de sucção e recalque. 04. Para a instalação mostrada na figura, determine:

Referência Bibliográfica Material Didático do Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues.