MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ORIGENS DA GEOGRAFIA POLÍTICA
Advertisements

O IMPERIALISMO.
DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Evolução da Geografia do saber a ciência
GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA
A Psicologia Sócio-Histórica
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Sociedade Moderna - Política e Econômica
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
MAX WEBER ( ).
A HISTÓRIA DA GEOPOLÍTICA
Geografia bíblica Introdução.
Antonio Neto Lima Bonfim
GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
Ciência Geográfica.
Geografia Politica.
A 1ª Guerra Mundial
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
ESPAÇO GEOGRÁFICO Objeto do estudo da Geografia. Categorias espaciais:
CIDADANIA.
Professor Cláudio Custódio
Escola Superior de Guerra
Estados Unidos da América
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Curso Direito à Memória e à Verdade
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Capitulo 1- Povos e Nações
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
A conquista da unidade política
CONTEÚDOS: 1º BIMESTRE O Feudalismo
América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Obra : O espírito das leis
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
A Primeira Guerra Mundial
Para uma visão marxista das relações internacionais
INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Definições de Geopolítica “A Geopolítica é fruto dessa aproximação entre geógrafos e generais, desse encontro histórico entre a Geografia e o Estado” (Demétrio.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
Gestão Estratégica de Pessoas
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
Unidade 1- O Espaço Geográfico
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
TÓPICOS ESPECIAIS DE GEOGRAFIA POLÌTICA
A Ciência Geográfica -Aula 01-
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
GEOGRAFIA.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Características Gerais do Estado – Conceitos:
Revolução Francesa.
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Após a Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra abandona a prática da negligência salutar e passa a impor taxas e impostos aos colonos ingleses das Treze Colônias.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
 Ela foi chamada assim, pois envolveu vários entre os principais países na época.  Dentre as diversas hipóteses podemos destacar a corrida armamentista.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
Transcrição da apresentação:

MAPA MUNDI

A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. A BASE DA ECONOMIA GREGA ERA O COMÉRCIO E NÃO O TRABALHO ESCRAVO. PORTANTO, SE FAZIA NECESSÁRIO A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE RELATOS SOBRE POVOS E TERRAS, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS MERCADORES E DO ESTADO, NO DESENVOLVIMENTO DE SUA PRINCIPAL ATIVIDADE. A BASE DA ECONOMIA GREGA ERA O COMÉRCIO E NÃO O TRABALHO ESCRAVO. PORTANTO, SE FAZIA NECESSÁRIO A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE RELATOS SOBRE POVOS E TERRAS, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS MERCADORES E DO ESTADO, NO DESENVOLVIMENTO DE SUA PRINCIPAL ATIVIDADE.

A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA COM O APOGEU DE ROMA, SUBMETENDO OS POVOS E TERRAS CONHECIDAS, INCLUSIVE OS GREGOS, O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA PERDEU SEU ÍMPETO, RESTRINGINDO A SER MAIS UMA ARMA USADA NA CONQUISTA TERRITORIAL. COM O APOGEU DE ROMA, SUBMETENDO OS POVOS E TERRAS CONHECIDAS, INCLUSIVE OS GREGOS, O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA PERDEU SEU ÍMPETO, RESTRINGINDO A SER MAIS UMA ARMA USADA NA CONQUISTA TERRITORIAL. O IMPÉRIO ROMANO USOU O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO, E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COM A FINALIDADE DE EXPANDIR SEUS DOMÍNIOS O IMPÉRIO ROMANO USOU O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO, E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COM A FINALIDADE DE EXPANDIR SEUS DOMÍNIOS

FRONTEIRA DO IMPÉRIO ROMANO – 100 DC

A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA DOS ROMANOS, O ESTUDO DA GEGRAFIA SALTA PARA O SÉCULO XVII, SEGUINDO O EXEMPLO DE OUTRAS CIÊNCIAS CUJO DESENVOLVIMENTO FOI PRATICAMENTE ABANDONADO DURANTE A IDADE MÉDIA. DOS ROMANOS, O ESTUDO DA GEGRAFIA SALTA PARA O SÉCULO XVII, SEGUINDO O EXEMPLO DE OUTRAS CIÊNCIAS CUJO DESENVOLVIMENTO FOI PRATICAMENTE ABANDONADO DURANTE A IDADE MÉDIA.

A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA É ENTRE OS ALEMÃES, POR VOLTA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII, QUE O ESTUDO DA GEOGRAFIA É RETOMADO DE FORMA SISTEMÁTICA. É ENTRE OS ALEMÃES, POR VOLTA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII, QUE O ESTUDO DA GEOGRAFIA É RETOMADO DE FORMA SISTEMÁTICA. A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO FOI NECESSIDADE DA ALEMANHA EM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE SEU CAPITALISMO, EM FLAGRANTE ATRASO FRENTE A INGLATERRA E A FRANÇA, PRINCIPALMENTE EM DECORRÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO ALEMÃ0. DAÍ SURGIU A ESCOLA ALEMÃ DO ESTUDO DA GEOGRAFIA. A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO FOI NECESSIDADE DA ALEMANHA EM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE SEU CAPITALISMO, EM FLAGRANTE ATRASO FRENTE A INGLATERRA E A FRANÇA, PRINCIPALMENTE EM DECORRÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO ALEMÃ0. DAÍ SURGIU A ESCOLA ALEMÃ DO ESTUDO DA GEOGRAFIA.

A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA O UNIFICAÇÃO FINAL DA ALEMANHÃ SE DA EM 1871, JÁ EM PLENA GUERRA FRANCO- PRUSSIANA. O UNIFICAÇÃO FINAL DA ALEMANHÃ SE DA EM 1871, JÁ EM PLENA GUERRA FRANCO- PRUSSIANA. A QUESTÃO INTERNA ESTAVA RESOLVIDA, CHEGARA A VEZ DA EXPANSÃO COLONIALISTA. A ALEMANHÃ COLOCA EM PRÁTICA A “TEORIA DO ESPAÇO VITAL”, QUE CONSIDERA QUE OS HOMENS SE AGRUPAM EM SOCIEDADE, A SOCIEDADE É O ESTADO, O ESTADO É UM ORGANISMO QUE NESCESSITA CONQUISTAR NOVOS ESPAÇOS PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES A QUESTÃO INTERNA ESTAVA RESOLVIDA, CHEGARA A VEZ DA EXPANSÃO COLONIALISTA. A ALEMANHÃ COLOCA EM PRÁTICA A “TEORIA DO ESPAÇO VITAL”, QUE CONSIDERA QUE OS HOMENS SE AGRUPAM EM SOCIEDADE, A SOCIEDADE É O ESTADO, O ESTADO É UM ORGANISMO QUE NESCESSITA CONQUISTAR NOVOS ESPAÇOS PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES

A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA A FRANÇA, DERROTADA NA GUERRA FRANCO-PRUSSIANA (1870), COMO REAÇÃO AO EXPANSIONISMO ALEMÃO, CRIA A ESCOLA FRANCESA DO ESTUDO DA GEOGRAFIA, NO AFÃ DE RECUPERAR A IMAGEM DE GRANDE POTÊNCIA E A PERDA DE TERRITÓRIOS. A FRANÇA, DERROTADA NA GUERRA FRANCO-PRUSSIANA (1870), COMO REAÇÃO AO EXPANSIONISMO ALEMÃO, CRIA A ESCOLA FRANCESA DO ESTUDO DA GEOGRAFIA, NO AFÃ DE RECUPERAR A IMAGEM DE GRANDE POTÊNCIA E A PERDA DE TERRITÓRIOS. COM A ESCOLA FRANCESA, A GEOGRAFIA GANHARÁ A IMAGEM ATUAL, DIVIDINDO- SE EM GEOGRAFIA FÍSICA E GEOGRAFIA HUMANA. DAÍ, RAMIFICOU-SE DE MANEIRA FANTÁSTICA. COM A ESCOLA FRANCESA, A GEOGRAFIA GANHARÁ A IMAGEM ATUAL, DIVIDINDO- SE EM GEOGRAFIA FÍSICA E GEOGRAFIA HUMANA. DAÍ, RAMIFICOU-SE DE MANEIRA FANTÁSTICA.

GEOGRAFIA FÍSICA É O RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA AS CARACTERÍSTICAS NATURAIS EXISTENTES NA TERRA, OU SEJA, É O ESTUDO DAS CONDIÇÕES DA PAISAGEM. ENVOLVE A HIDROGRAFIA, GEOMORFOLOGIA, OCEANOGRAFIA, PEDOLOGIA, CLIMATOLOGIA, CLIMA, FLORA, RELEVO, ETC. É O RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA AS CARACTERÍSTICAS NATURAIS EXISTENTES NA TERRA, OU SEJA, É O ESTUDO DAS CONDIÇÕES DA PAISAGEM. ENVOLVE A HIDROGRAFIA, GEOMORFOLOGIA, OCEANOGRAFIA, PEDOLOGIA, CLIMATOLOGIA, CLIMA, FLORA, RELEVO, ETC.

GEOGRAFIA HUMANA É O RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA AS INTERAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O ESPAÇO. PODE-SE COMPREENDER O OBJETO DA GEOGRAFIA HUMANA COMO SENDO A LEITURA CRÍTICA DAS PERCEPÇÕES E TRANSFORMAÇÕES HUMANAS, SOBRE O ESPAÇO QUE A COMPREENDE, NO TRANSCORRER DO TEMPO, ASSIM COMO A INCIDÊNCIA DO ESPAÇO SOBRE A SOCIEDADE. É O RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA AS INTERAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O ESPAÇO. PODE-SE COMPREENDER O OBJETO DA GEOGRAFIA HUMANA COMO SENDO A LEITURA CRÍTICA DAS PERCEPÇÕES E TRANSFORMAÇÕES HUMANAS, SOBRE O ESPAÇO QUE A COMPREENDE, NO TRANSCORRER DO TEMPO, ASSIM COMO A INCIDÊNCIA DO ESPAÇO SOBRE A SOCIEDADE.

GEOGRAFIA POLÍTICA É UM RAMO DA GEOGRAFIA HUMANA QUE SE DEDICA AO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENTRE A POLÍTICA E O TERRITÓRIO. É UM RAMO DA GEOGRAFIA HUMANA QUE SE DEDICA AO ESTUDO DA INTERAÇÃO ENTRE A POLÍTICA E O TERRITÓRIO. REFLETE AS CARACTERÍSTICAS POLÍTICAS FRENTE AOS ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS, OS DIVERSOS FATORES QUE DETERMINAM UMA SITUAÇÃO ESTABELECIDA. REFLETE AS CARACTERÍSTICAS POLÍTICAS FRENTE AOS ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS, OS DIVERSOS FATORES QUE DETERMINAM UMA SITUAÇÃO ESTABELECIDA. É A INTERPRETAÇÃO DO ESTADO PELA VISÃO DO ESPAÇO. É A INTERPRETAÇÃO DO ESTADO PELA VISÃO DO ESPAÇO.

GEOPOLÍTICA NÃO É UMA SIMPLES CONTRAÇÃO DAS PALAVRAS “GEORAFIA POLÍTICA”. NÃO É UMA SIMPLES CONTRAÇÃO DAS PALAVRAS “GEORAFIA POLÍTICA”. É UMA DISCIPLINA DAS CIÊNCIAS HUMANAS QUE MESCLA A TEORIA POLÍTICA À GEOGRAFIA. É UMA DISCIPLINA DAS CIÊNCIAS HUMANAS QUE MESCLA A TEORIA POLÍTICA À GEOGRAFIA. CONSIDERA O PAPEL POLÍTICO, NACIONAL E INTERNACIONAL, QUE AS NAÇÕES DESEMPENHAM, EM FUNÇÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS. CONSIDERA O PAPEL POLÍTICO, NACIONAL E INTERNACIONAL, QUE AS NAÇÕES DESEMPENHAM, EM FUNÇÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS. INTERPRETA A VISÃO DO ESPAÇO DO PONTO DE VISTA DO ESTADO. INTERPRETA A VISÃO DO ESPAÇO DO PONTO DE VISTA DO ESTADO.

FUNDAMENTOS DA GEOPOLÍTICA TERMO É DE AUTORIA DO CIENTISTA POLÍTICO RUDOLF KJELLÉN, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. TERMO É DE AUTORIA DO CIENTISTA POLÍTICO RUDOLF KJELLÉN, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. FUNDAMENTA-SE NO PRINCÍPIO DO APROVEITAMENTO DE TODOS OS RAMOS DA GEOGRAFIA, DE FORMA RACIONAL, VALENDO-SE DA POLÍTICA E DA HISTÓRIA PARA DESENVOLVER O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTADO. FUNDAMENTA-SE NO PRINCÍPIO DO APROVEITAMENTO DE TODOS OS RAMOS DA GEOGRAFIA, DE FORMA RACIONAL, VALENDO-SE DA POLÍTICA E DA HISTÓRIA PARA DESENVOLVER O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTADO.

ESTADO É UMA INSTITUIÇÃO ORGANIZADA POLÍTICA, SOCIAL E JURIDICAMENTE, OCUPANDO UM TERRITÓRIO DEFINIDO, ONDE NORMALMENTE A LEI MÁXIMA É UMA CONSTITUIÇÃO ESCRITA. É UMA INSTITUIÇÃO ORGANIZADA POLÍTICA, SOCIAL E JURIDICAMENTE, OCUPANDO UM TERRITÓRIO DEFINIDO, ONDE NORMALMENTE A LEI MÁXIMA É UMA CONSTITUIÇÃO ESCRITA. DEVE TER UMA FORMA ORGANIZADA DE GOVERNO E SUA SOBERANIA DEVE SER RECONHECIDA NO PLANO INTERNO E EXTERNO. DEVE TER UMA FORMA ORGANIZADA DE GOVERNO E SUA SOBERANIA DEVE SER RECONHECIDA NO PLANO INTERNO E EXTERNO.

ESTADO UM ESTADO SOBERANO É SINTETIZADO NA EXPRESSÃO: “UM GOVERNO, UM POVO E UM TERRITÓRIO”. UM ESTADO SOBERANO É SINTETIZADO NA EXPRESSÃO: “UM GOVERNO, UM POVO E UM TERRITÓRIO”. O ESTADO REPRESENTA A FORÇA MÁXIMA DE ORGANIZAÇÃO HUMANA, SOMENTE TRANSCENDENDO A ELE A CONCEPÇÃO DE COMUNIDADE INTERNACIONAL. O ESTADO REPRESENTA A FORÇA MÁXIMA DE ORGANIZAÇÃO HUMANA, SOMENTE TRANSCENDENDO A ELE A CONCEPÇÃO DE COMUNIDADE INTERNACIONAL.

NAÇÃO UM GRUPO DE INDIVÍDUOS, OU COMUNIDADE HUMANA, É CONSIDERADO UMA NAÇÃO, QUANDO, APESAR DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, COMPARTILHAM TRADIÇÕES, INDENTIDADE GEOGRÁFICA E HISTÓRICA, E, ESSENCIALMENTE, UM SENTIMENTO GENERALIZADO DE DEFENDER SEU DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO. UM GRUPO DE INDIVÍDUOS, OU COMUNIDADE HUMANA, É CONSIDERADO UMA NAÇÃO, QUANDO, APESAR DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, COMPARTILHAM TRADIÇÕES, INDENTIDADE GEOGRÁFICA E HISTÓRICA, E, ESSENCIALMENTE, UM SENTIMENTO GENERALIZADO DE DEFENDER SEU DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO.

ESTADO / NAÇÃO O TERRITÓRIO DE UM ESTADO NÃO TEM QUE COINCIDIR NECESSARIAMENTE COM O DE UMA NAÇÃO, SENDO ISSO BASTANTE INCOMUM. O TERRITÓRIO DE UM ESTADO NÃO TEM QUE COINCIDIR NECESSARIAMENTE COM O DE UMA NAÇÃO, SENDO ISSO BASTANTE INCOMUM. UM EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO É A ESPANHA, QUE ABRIGA ALGUMAS NAÇÕES EM SEU TERRITÓRIO (CATALÕES, BASCOS). UM EXEMPLO DESSA SITUAÇÃO É A ESPANHA, QUE ABRIGA ALGUMAS NAÇÕES EM SEU TERRITÓRIO (CATALÕES, BASCOS). PORTUGAL E JAPÃO SÃO EXEMPLOS EM QUE OS LIMITES DO ESTADO COINCIDEM PERFEITAMENTE COM OS DA NAÇÃO. PORTUGAL E JAPÃO SÃO EXEMPLOS EM QUE OS LIMITES DO ESTADO COINCIDEM PERFEITAMENTE COM OS DA NAÇÃO.

PAÍS DE UMA FORMA GERAL, UM TERRITÓRIO SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E GEOGRAFICAMENTE DELIMITADO, É CHAMADO DE PAÍS. DE UMA FORMA GERAL, UM TERRITÓRIO SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E GEOGRAFICAMENTE DELIMITADO, É CHAMADO DE PAÍS. NA ATUALIDADE, INDEPENDENTE DA FORMA DE GOVERMO ADOTADA, TODOS OS ESTADOS SOBERANOS SÃO CONSIDERADOS PAÍSES. NA ATUALIDADE, INDEPENDENTE DA FORMA DE GOVERMO ADOTADA, TODOS OS ESTADOS SOBERANOS SÃO CONSIDERADOS PAÍSES.

SOCIEDADE É UM CONJUNTO DE PESSOAS QUE COMPARTILHAM PROPÓSITOS, PREOCUPAÇÕES OU COSTUMES, E QUE INTERAGEM ENTRE SI CONSTITUINDO UMA COMUNIDADE. É UM CONJUNTO DE PESSOAS QUE COMPARTILHAM PROPÓSITOS, PREOCUPAÇÕES OU COSTUMES, E QUE INTERAGEM ENTRE SI CONSTITUINDO UMA COMUNIDADE. SEUS MEMBROS COMPARTILHAM INTERESSES E PREOCUPAÇÕES SOBRE UM OBJETIVO COMUM SEUS MEMBROS COMPARTILHAM INTERESSES E PREOCUPAÇÕES SOBRE UM OBJETIVO COMUM O TERMO É MUITAS VEZES USADO COMO O COLETIVO DE CIDADÃOS DE UM PAÍS O TERMO É MUITAS VEZES USADO COMO O COLETIVO DE CIDADÃOS DE UM PAÍS

POLÍTICA

OUTRAS DEFINIÇÕES

O SENTIDO DA POLÍTICA

POLÍTICA E LIBERDADE

AÇÃO POLÍTICA