Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
Sistema circulatório.
OS INVASORES DO ORGANISMOS E OS MECANISMOS DE DEFESA
RESISTÊNCIA DO ORGANISMO À INFECÇÃO II
Fisiologia da Circulação
Células do Sistema Imune
CÉLULAS E ÓRGÃOS DO SISTEMA IMUNE
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
TECIDO HEMATOPOÉTICO.
SANGUE Dra Jacqueline Nelisis Zanoni.
Ciências O SANGUE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue.
Aula 26 O sangue.
Sistema Circulatório Prof. JM.
Imunidade e controlo de doenças
Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca.
SISTEMA LINFÁTICO.
TECIDO SANGUÍNEO E SEU PAPEL NA IMUNIDADE
TECIDO SANGUÍNEO PROF. VÍCTOR PESSOA.
TECIDO SANGUÍNEO.
Tecido sanguíneo e seu papel na imunidade Capítulo - 12
Prof. Ana Rita Rainho Sistema Imunitário.
Profa. Adriane Martins Dias
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
Constituintes do sangue
Ariane Baratta Masini de Andrade
Ciências – 6º Ano O Sistema Imunitário.
Trabalho realizado por: Mariana Silva Nº18 Sara Carrilho Nº21
IMUNOLOGIA Enfª Jamilie Sena.
Sistema Imunitário.
Constituintes do Sangue e suas funções
MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO
SANGUE.
Sangue O sangue é constituído por uma parte líquida chamada de plasma e por uma parte sólida composta pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos,
Histologia do Sangue Carfam Leite Machado.
O SANGUE Tecido Conjuntivo Especializado
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
Sistema Circulatório.
SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE
O sangue e a linfa.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
SISTEMA IMUNOLÓGICO Prof.: ÉDER
Leucócitos granulócitos: Neutrófilos Eosinófilos Basófilos
Exercício 1: Criar um sistema de defesa:
Imunologia - Imunidade
Propriamente dito Propriedades especiais De suporte
Sangue Vera Andrade, 2014.
Prof. Claudinei Sousa Lima
SISTEMA LINFÁTICO.
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Imunologia Básica - Biomedicina
Profa. Adriane Martins Dias
Células do Sistema Imune
Mecanismos de defesa não específica
Sistema Circulatório (cardiovascular)
Sistema cardiovascular
Revisão.
TECIDO CONJUNTIVO propriamente dito
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
Tecido Sanguíneo Variedade de Conjuntivo. Características É um tecido LÍQUIDO, contido em ambiente fechado, com movimento regular e unidirecional; O volume.
Disciplina e ano Transporte de nutrientes e oxigénio até às células 1.3 Sangue Circulação Recordar conceitos… Ciências da Natureza seis.
Introdução à Imunologia
TECIDO SANGUÍNEO O sangue é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta células separadas por grande quantidade de matriz extracelular , o plasma sanguíneo,
IMUNIDADE ADQUIRIDA DEFESA ESPECÍFICA 1.
IMUNIDADE INATA DEFESA NÃO ESPECÍFICA.
Transcrição da apresentação:

Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário Imunidade e controlo de doenças Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário

Sistema Imunitário Conjunto de diversos tipos de células e orgãos que protegem o organismo dos animais de potenciais agentes agressores biológicos (microrganismos ) ou químicos (toxinas ) Este sistema também é responsável pela vigilância e destruição de células envelhecidas e anormais (cancerosas) do próprio organismo

Organismos Patogénicos São agentes biológicos capazes de causar doenças aos animais – bactérias, vírus, fungos, protozoários ou animais parasitas Os organismos patogénicos podem entrar no corpo dos animais através do ar, da água, dos alimentos ou através de lesões da pele ou das mucosas.

Bactérias e Vírus Entre os organismos patogénicos são os que mais frequentemente causam doenças infeciosas. Ambos possuem um património genético, constituição molecular orgânica e capacidade reprodutora. Os vírus e as bactérias têm uma estrutura diferente, atacam e infetam de modo diferente.

Vírus Cápside

Bacteriófago (Vírus) - Reprodução

Bacteriófago - Reprodução Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios – só manifestam características vitais no interior de células vivas por eles invadidas.

Vírus - Reprodução

Bactérias Cocos Bacilos Espirilos Nucleóide (DNA) Pili ou Fímbrias Ribossomas Plasmídeo Cápsula Flagelos Parede Celular Membrana Celular

Bactérias em fios de cabelo

Bactérias na boca

Bactérias - Reprodução Divisão Binária ou Cissiparidade

Bactérias - Reprodução Divisão Binária ou Cissiparidade

Bactérias (Conclusão) São células procarióticas. O DNA forma uma molécula principal, geralmente circular, sem invólucro nuclear (nucleóide ). Podem existir pequenos anéis de DNA com genes acessórios ( plasmídeos ) Não possuem organelos membranares mas possuem ribossomas e todas as estruturas necessárias à biossíntese e às transformações energéticas.

Bactérias - (Conclusão) Reproduzem-se autonomamente, geralmente por divisão binária. Helicobacter pylori – provoca gastrite crónica. Muitas bactérias coabitam em verdadeira cooperação com o organismo humano (como a flora bacteriana do intestino); outras vivem como parasitas, provocando diversas doenças. Algumas bactérias produzem toxinas potentes e outras multiplicam-se no interior das células, destruindo-as.

Sistema Imunitário (Constituintes) Diferentes tipos de leucócitos e macrófagos (células efetoras ); A medula vermelha dos ossos e o timo, onde se formam e diferenciam os leucócitos (órgãos linfóides primários) ; O baço, os gânglios linfáticos, o apêndice, as amígdalas e as adenóides onde se concentram os leucócitos (orgãos linfóides secundários ).

Sistema Imunitário Pág. 147 O.L. Secundário O.L.Primário

Defesa do Organismo O conjunto de processos fisiológicos que permite ao organismo reconhecer corpos estranhos ou anormais, com consequente neutralização ou eliminação, designa-se imunidade. Nas superfícies das membranas celulares existem glicoproteínas que, por serem únicas em cada indivíduo, funcionam como um sistema de identificação para o sistema imunitário. São os marcadores celulares.

Mecanismos de Defesa Adquirida Inata

Sistema Imunitário (Constituintes) Diferentes tipos de leucócitos e macrófagos ( células efectoras ) ;

Elementos celulares do SANGUE Pág.141

Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Forma de disco bicôncavo, o que lhes proporciona uma grande área; Não possuem núcleo nem organelos citoplasmáticos; Contém hemoglobina; Transportam o Oxigénio e o Dióxido de carbono.

Neutrófilos São granulócitos com núcleo polilobado e constituem 60 a 70% de todos os leucócitos. Circulam no sangue e o seu tempo de vida é apenas algumas horas ou dias. Realizam a fagocitose e são os primeiros a chegar aos tecidos infectados, atraídos por quimiotaxia.

Basófilos São granulócitos com núcelo volumoso de forma irregular, que constituem menos de 2% de todos os leucócitos. Quando ativados libertam substâncias, como a histamina que produzem uma resposta inflamatória.

Eosinófilos ou Acidófilos São granulócitos com núcleo bilobado e constituem cerca de 2% de todos os leucócitos. Têm atividade fagocítica limitada, dirigida a parasitas. Reduzem a reação inflamatória, pela produção de enzimas que degradam as substâncias químicas produzidas pelos basófilos.

Monócitos Agranulócitos de pequenas dimensões com núcleo em forma de ferradura. Constituem cerca de 5% de todos os leucócitos. Circulam no sangue durante poucas horas e depois migram para os tecidos, aumentam de tamanho e transformam-se em macrófagos. Os macrófagos são células de grandes dimensões, que vivem muito tempo e são muito eficientes na fagocitose.

Linfócitos Agranulócitos com núcleo esférico e volumoso. Constituem cerca de 30% de todos os leucócitos. Os linfócitos B, quando ativados, diferenciam-se em plasmócitos, que produzem anticorpos e células de memória. Os linfócitos T contribuem para a ativação dos linfócitos B e destroem celulas infetadas por vírus e células cancerosas.

Plaquetas sanguíneas ou Trombócitos Corpúsculos celulares muito pequenos; Resultam da fragmentação de células grandes, os megacariócitos; Função: Coagulação do sangue.

Leucócitos (Conclusão) Têm a capacidade de se deformar e penetrar entre as células da parede dos vasos capilares, atravessando essa parede ( Diapedese ) . Todos os Leucócitos ou Glóbulos brancos são células que circulam no sangue; Os linfócitos existem , também na linfa intersticial ou na linfa circulante. Apresentam à superfície da membrana glicoproteínas específicas que funcionam como receptores ( Marcadores celulares ) .