Machado de Assis Rio de Janeiro, 1839-1908. Perspectiva crítica/reflexiva Contexto brasileiro Liberalismo Constituição Parlamento Progresso Conservador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis
Advertisements

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis Ana Cristina R
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
Memória Póstumas de Brás Cubas
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS MACHADO DE ASSIS.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Machado de Assis.
Dom Casmurro Machado de Assis.
Análise de contos Realismo
Machado de Assis: o autor
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
Memórias Póstumas de Bras Cubas
DOM CASMURRO Machado de Assis.
PRESENÇA FORTE EM MIM, EU POSSO DIZER: HABITAS AQUI PORQUE ESCRAVO EU FUI E HOJE EU SOU MAIS LIVRE AOS TEUS PÉS SENTIDO NA VIDA A MINH'ALMA ENCONTROU TUA.
Autor Giuseppe Ghuiaroni
Memórias póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas
PROJETO CURTAS SANTA DOROTÉIA
EDER.
Machado de Assis Características do Estilo do Autor
Funções da Linguagem CASDVest 2013.
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
A liturgia de hoje fala-nos (outra vez) de um Deus que ama e cujo amor nos desafia a ultrapassar as nossas escravidões para chegar à vida nova,
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Manuel Bandeira.
Machado de Assis e o Realismo
Os Provérbios.
Profª. Rose Cléa Duarte Universidade Castelo Branco.
Colégio Santa Dorotéia LITERATURA & REDAÇÃO PROFESSOR DANILSON ALVES DA SILVA PROFESSORA FERNANDA MELLO FERRARY ABRIL/2008.
BATISMO CEIA.
REALISMO NO BRASIL.
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
Hoje Recebi Flores.
A Gardênia Branca Marsha Arons (Tradução de Sergio Barros)
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
REALISMO.
1.
ESAÚ E JACÓ MACHADO DE ASSIS.
QUINCAS BORBA Machado de Assis
Tema. Sou uma poetisa.
Realismo - Naturalismo
Eu sou poeta.
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
Por que guardo no corpo e nas fotos amareladas um passado bem vivido? Por que corri atrás dos sonhos e os fiz realidade? Por que sempre soube perder.
REALISMO Revolução Industrial
Hino 089 – “Deus Tem Falado” Stuart Edmund Mc Nair As estrelas, aos milhares, Cintilantes, lá nos céus, Como aqui as belas flores, Falam-me de Deus. Ouço.
Solenidade da Santíssima trindade
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Renuncie a si mesmo! Maria Santíssima não teve ilusões. Na Anunciação, uma vez aceito o convite para ser Mãe do Salvador prometido, ficou só, com as.
Revisão de Lit.
Jesus Cristo o nome sobre todo nome
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
De Brás Cubas.
Foco Narrativo Karla Faria.
QUINCAS BORBA Machado de Assis. TEMPO, ESPAÇO e NARRADOR 1867 a 1870 Barbacena – Rio de Janeiro – Barbacena NARRADOR – 1ª e 3ª pessoa INTEFERE NA HISTÓRIA.
Porque são envoltas Em Mistérios e Magias. É uma criação dos caminhos, Da vaga libertação.
Para Receber Mensagens de Motivação gratuitamente, escreva para nós.
1 Samuel ao 4 O AMOR É UM TEMA MUITO IMPORTANTE PARA OS CRISTÃOS. JESUS ENSINOU QUE OS MANDAMENTOS MAIS IMPORTANTES QUE É?
Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis.
Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
REALISMO – 1881 “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” MACHADO DE ASSIS
M EMÓRIAS P ÓSTUMAS DE B RÁS C UBRAS Machado de Assis.
Transcrição da apresentação:

Machado de Assis Rio de Janeiro,

Perspectiva crítica/reflexiva Contexto brasileiro Liberalismo Constituição Parlamento Progresso Conservador Escravidão Latifúndio Tráfico

Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) Sátira Menipeia Desconstrução das aparências Amor – fraternidade – bondade: simulacros de egoísmo Ausência de enobrecimento: personagens/ações Estilo digressivo: “Forma Livre” Diálogo com o leitor Metalinguagem

Pena da Galhofa + tinta da melancolia Cômico + Sério Narrador em 1ª pessoa: defunto autor Tempo: (nascimento/morte) Espaço: Rio de Janeiro

Causa da Morte: “Ideia Fixa” - Emplasto Brás Cubas Cura da melancolia Sede de Nomeada: desejo de fama

Capítulo VII: O delírio Encontro com Pandora, “a Natureza”: mãe e inimiga

Infância: “o menino é pai do homem”: “menino-diabo” Tortura o escravo Prudêncio Denuncia beijo Vilaça/Eusébia

1º amor: Marcela “Marcela amou-me por quinze meses e onze contos de réis” Europa: Leis em Coimbra

- Maturidade: Morte da Mãe - Relação com Eugênia “a flor da moita” - Bonita, mas coxa Ironia com Eugenia: teoria do “melhoramento da raça” Modesto Brocos, A redenção de Can (1895)

Virgília Virgília: enigmática e interesseira troca Brás (o pavão) por Lobo Neves (a águia): -Promete que algum dia me fará baronesa? - Marquesa, porque eu serei marquês.

Relação extraconjugal - Amizade de Lobo Neves - Paixão incapaz de romper conveniências sociais “Olheiros e Escutas”: murmurações Casa da Gamboa: encontros D. Plácida esconde adultério

O vergalho: Prudêncio castiga seu escravo Gravidez de Virgília: carta anônima A Presidência: Lobo Neves nomeado presidente de província no norte

O Humanitismo Quincas Borba Sentido Explícito: “o mesmo homem repartido por todos os homens” “desejo de gozar” “necessidade de adorar-se a si próprio” Sistema filosófico otimista: única desgraça é não nascer Vida = Luta : conservação do princípio fundamental Lei do valor pessoal: lei do mais forte Dor = ilusão

Sentido Implícito Ironia com as grandes verdades teorias cientificistas religiões Expressa individualismo e egoísmo da elite brasileira

Proposta de casamento: Nhã-Loló Nhã-Loló morre aos dezenove anos Brás é eleito deputado único projeto: diminuir tamanho do quepe da guarda nacional Loucura de Quincas Borba

Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.