TRABALHO DE PORTUGUÊS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A representação do negro e da escravidão no século 19
Advertisements

Organização: Sandra Costa
Saci perere.
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Cultura popular Na escola
Lobisomem. A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga.
Cultura do centro sul culinaria.
Trabalho de Português.
Trabalho de Portugues.
Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre.
ESTADO DE MATO GROSSO.
Por :Natania Nogueira Professora de História
Moda Africana.
Danças Africanas.
Gauchismo Culto e prática.
A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Dança do Pezinho.
A origem da Cultura Brasileira.
Folclore Brasileiro.
Prof. Everton da Silva Correa
Vamos conhecer alguns deles?
O ESPELHO.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
O Saci-Pererê também tem seu dia
Nome RAQUEL N 23 Professora Joice
Pedro Luiz Professora: Joice integral
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
Cultura de Mato Grosso do Sul
Nome: Lara Ano: 4º Ano Integral Professora: Joice
HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
Folclore.
Escola Estadual Marechal Rondon
Folclore Brasileiro Ana Letícia Nº03 4ºAno-a.
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
Folclore Brasileiro . Caroline Nº10.
Anna Luiza Lopes Severo 5 4anoA
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Folclore Brasileiro Wivian .G.M.
A região sul do Brasil Aluna: Ana Clara Leonel Pajuaba
RIO GRANDE DO SUL.
Culinária do Brasil.
Soraya Arroyo Holgado y Ana González Mata. Fazer uma breve descricão do lugar A Região Autónoma da Madeira constitui uma das regiões autónomas de Portugal,
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
FAIXA 3 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” Numa tribo guarani, no tempo das Missões, lá pelas bandas do belo salto do Pirapó, índio arisco se escondia pelos.
Folclore brasileiro leonardo.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
BRUNA HELENA Nº8 4°ano a professora :lia
Renan Anselmo Siqueira n° 26
Vitor Jordan Souza Santos Sant,Ana Pro:Ordalía
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
Folclore brasileiro Sandra de Almeida Oliveira Nº27 4ºano.
Folclore Brasileiro Beatriz Nº6 4ºano A.
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
Ensino Médio Prof. Guilherme 1° Ano. MNEMOSINE CLIO.
EMÍLIA. IARA LOBISOMEM CURUPIRA.
7ºA GEOGRFIA REGIÃO SUL MATHEUS K. N°:17 FERNANDO A. N°:7
De repente lá estava ela assentada em um dos bancos da pequena praça, da também pequena cidade de Anjos Santos; de longe parecia uma enorme flor colorida,
Prof.a ROSELI BARAÇAL 7.os Anos
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE PORTUGUÊS

Nomes: Camila, Davyd, Lincon, Mateus maciel Prof°: Luciana

Tema: Região Sul

Mapa da região Sul:

Dança As danças da região sul são: xote, bugio, e vaneirao.as outras sao adaptaçoes que foram sendo feitas para modernizar a dança. Tem a chula mas é uma apresentaçao de uma dança uma especie de prova pra testar quem tem melhor reflexo e agilidade.

Comida: Os pratos prediletos dos paranaenses e dos catarinenses são peixes e frutos do mar, já os gaúchos comem arroz carreteiro e churrasco.

As crenças da região sul é o folclore: vejamos alguns Saci Pererê: A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.

O negrinho do pastoreio O Negrinho do Pastoreio É uma lenda meio africana meio cristã. Muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É muito popular no sul do Brasil.

Mula sem cabeça Nos pequenos povoados ou cidades, onde existam casas rodeando uma igreja, em noites escuras, pode haver aparições da Mula-Sem-Cabeça. Também se alguém passar correndo diante de uma cruz à meia- noite, ela aparece. Dizem que é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada. Toda passagem de quinta para sexta feira ela vai numa encruzilhada e ali se transforma na besta.

Lobisomem Lobisomem ou licantropo , é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.

Pé-de-garrafa O Pé-de-garrafa é um ente misterioso que vive nas matas e capoeiras. Não o vêem, ou o vêem raramente. Ouvem sempre seus gritos estrídulos, ora amedrontadores, ora tão familiares que os caçadores procuram-nos, acreditando tratar-se de um companheiro perdido. Quanto mais buscam, menos o grito serve de guia, pois multiplica-se em todas as direções, atordoa, desvaira, enlouquece. Os caçadores terminam perdidos ou voltam para casa depois de luta áspera para reencontrar o caminho habitual. Sabem tratar-se do Pé-de-garrafa, porque assinala sua passagem com um rastro redondo, profundo, lembrando um fundo de garrafa. Supõem que o fantasma tenha as extremidades circulares, maciças, fixando vestígios inconfundíveis.

Modo de se vestir Os gaúchos usam as roupas originárias da Europa e Oriente Médio nos dias de hoje, como para peões bombacha e saia para prendas, sendo que hoje menos de 50 % da população gaúcha usa a vestimenta. A bombacha é muito utilizada nas regiões da campanha, pampa e dos campos de cima da serra. E os catarinenses e paranaenses usam roupas como nós, camiseta, shorts...

Bases econômicas: Bem diversificada e desenvolvida Bases econômicas: Bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indústrias de transformação, automobilística, têxtil, alimentícia, produtos eletrônicos e tecnológicos. A área de serviços também é muito importante, destacando-se o turismo nas cidades litorâneas, principalmente, de Santa Catarina. O comércio também é bem movimentado em toda região Sul. 

INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

INDUSTRIA ALÍMENTICIA

CURIOSIDADES A riqueza cultural do Sul é muito grande, um exemplo disso é Curitiba, nomeada em 2003 como capital da Cultura das Américas, instituída por organismos da ONU (Organização das Nações Unidas). São muitas as formas de manifestações culturais, no entanto, as que mais caracterizam um povo ou uma região são: culinária, literatura, música, etc.