A Corrupção e o Sistema da Dívida. Brasília, 19 de agosto de 2015 EVENTO INTERNO CONSELHO POLÍTICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transparência e auditoria das dívidas: condição para a Nova Arquitetura Financeira Internacional Simposio Internacional: "Construyendo una Nueva Arquitectura.
Advertisements

O Cenário Econômico Atual
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Conjuntura macroeconômica
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
Economia Brasileira_26/02/2007
ANDES - Brasília, 4 de abril de 2014 Transparência no acesso à informação pública: investigação e divulgação ao público de dados das unidades federativas.
Belo Horizonte 19/7/2014 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
8º Congresso Estadual do SINDPREVS/SC Bombinhas - SC, 30 de maio de 2014 Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os trabalhadores.
Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os trabalhadores
Perspectivas econômicas para 2015
Rodrigo Ávila UnB – 7 de fevereiro de 2013 Conjuntura Nacional.
Maria Lucia Fattorelli Caros Amigos - Debate comemorativo do 16 0 aniversário São Paulo, 10 de junho de 2013 O Brasil que queremos.
Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas "Concepções de Desenvolvimento em disputa: Limites e possibilidades da Gestão Pública frente as demandas.
Maria Lucia Fattorelli Senado Federal – Audiência Pública da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE Brasília, 11 de novembro de 2013 O Sistema da Dívida.
Maria Lucia Fattorelli CONASEFE -29º. CONGRESSO DO SINASEFE João Pessoa, 28 de março de 2015 SISTEMA DA DÍVIDA e seus Impactos para a Conjuntura Nacional.
SEMINÁRIO: A PREVIDÊNCIA E A DESONERAÇÃO EM DEBATE Araraquara, 7 de junho de 2013 A Dívida Pública passada a limpo.
ANÁLISE DE CONJUNTURA Maria Lucia Fattorelli
X Congresso Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores do poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais – SITRAEMG 25 de abril de 2015 O Servidor Público.
CORRUPÇÃO E O SISTEMA DA DÍVIDA
Indicadores Econômicos.
Maria Eulália Alvarenga Belo Horizonte, 19 de Junho de 2015 SISTEMA DA DÍVIDA: seus Impactos na Conjuntura Nacional Centro Federal de Educação Tecnológica.
Mercado do Títulos Público
Governador Valadares, 13 de setembro de 2013 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
Pouso Alegre, 17 de maio de 2013 O Orçamento Geral da União e o salário dos servidores públicos.
Rodrigo Avila Nucleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida Belo Horizonte, 9 de maio de 2015 SISTEMA DA DÍVIDA e seus Impactos para a Conjuntura Nacional.
Brasil - Equador - Grécia
Maria Lucia Fattorelli
Maria Lucia Fattorelli Seminário da Campanha Salarial 2015 Porto Alegre, 21 de julho de 2015 Ajuste Fiscal e Dívida Pública.
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
O Sistema da Dívida na Grécia e no Brasil
A Corrupção e o Sistema da Dívida
Maria Lucia Fattorelli Fórum DÍVIDA PÚBLICA: Ralo do nosso dinheiro Curitiba, 10 de setembro de 2015 O Sistema da Dívida no Brasil.
ANÁLISE JURÍDICA DA DÍVIDA PÚBLICA A ingerência abusiva do setor financeiro no Governo brasileiro.
Maria Lucia Fattorelli Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2015 O Sistema da Dívida no Brasil e na Grécia.
Maria Lucia Fattorelli V Colóquio de Direito Econômico Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas - Grupo de Pesquisa e Estudo da Fundação Brasileira.
Maria Lucia Fattorelli Apresentação à Diretoria da FIEMG Belo Horizonte, 15 de setembro de 2015 O Sistema da Dívida no Brasil.
Maria Lucia Fattorelli Comissão de Participação Legislativa da Câmara dos Deputados Brasília, 16 de setembro de 2015 Propostas para uma Tributação Justa.
Maria Lucia Fattorelli Seminário organizado pelo Sindicato dos Advogados de São Paulo Faculdade de Direito da USP São Paulo, 26 de agosto de 2015 O Sistema.
Maria Lucia Fattorelli Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Federais Brasília, 16 de setembro de 2015 A DÍVIDA PÚBLICA E O FINANCIAMENTO.
Maria Lucia Fattorelli Gasto Público e Combate à Corrupção CIDADE QUE QUEREMOS - Escola de Arquitetura da UFMG Belo Horizonte, 4 de setembro de 2015 A.
Maria Lucia Fattorelli Seminário Regional “A Corrupção e o Sistema da Dívida” Porto Alegre, 27 de agosto de 2015 Experiências de Auditoria Cidadã da Dívida.
O Sistema da Dívida no Brasil e a necessidade de uma Auditoria
Maria Lucia Fattorelli Paróquia de Todos os Santos – Arquidiocese de Belo Horizonte Belo Horizonte, 5 de setembro de 2015 O SISTEMA DA DÍVIDA PÚBLICA NO.
Maria Lucia Fattorelli XXI Congresso Brasileiro de Economia “A apropriação e a distribuição da riqueza - desafios para o século XXI” Curitiba, 10 de setembro.
Maria Lucia Fattorelli
Maria Lucia Fattorelli Seminário Regional do Rio de Janeiro - UFRJ Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2015 A Corrupção e o Sistema da Dívida.
Maria Lucia Fattorelli SEMINÁRIO DE PAUTA - Campanha Salarial 2016 SINDPD São Paulo, 19 de outubro de 2015 A DÍVIDA PÚBLICA E O SEU IMPACTO PARA A CLASSE.
Maria Lucia Fattorelli A.`.R.`.L.`.M.`. Minerva Paulista 3110 Grande Oriente de São Paulo São Paulo, 16 de outubro de 2015 O PAPEL DO SISTEMA DA DÍVIDA.
Maria Lucia Fattorelli XVIII CONSINTFUB Brasília, 17 de novembro de 2015 ANÁLISE DE CONJUNTURA COM FOCO NO SISTEMA DA DÍVIDA NO BRASIL.
Maria Lucia Fattorelli SEMINÁRIO “A CORRUPÇÃO E O SISTEMA DA DÍVIDA” realizado na Câmara dos Deputados – Auditório Freitas Nobre Brasília, 11 de novembro.
Maria Lucia Fattorelli 33º Encontro Nacional das Fundações de Apoio - CONFIES Brasília, 11 de novembro de 2015 O SISTEMA DA DÍVIDA NO BRASIL.
Maria Lucia Fattorelli XX ASSEMBLEIA DA CÁRITAS BRASILEIRA Brasília, 12 de novembro de 2015 ANÁLISE DE CONJUNTURA COM FOCO NO SISTEMA DA DÍVIDA NO BRASIL.
Maria Lucia Fattorelli COINFRA Brasília, 27 de outubro de 2015 SISTEMA DA DÍVIDA NO BRASIL.
Maria Lucia Fattorelli “VI Congresso da Federação das Mulheres do Distrito Federal e Entorno” Brasília, 24 de outubro de 2015 O Papel das Mulheres na reivindicação.
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
Maria Lucia Fattorelli SEMINÁRIO NACIONAL “A CORRUPÇÃO E O SISTEMA DA DÍVIDA” São Paulo, 30 de outubro de 2015 SISTEMA DA DÍVIDA NO BRASIL.
Maria Lucia Fattorelli XXXIX ENEF DIREITO GARANTIDO NÃO SE COMPRA, NÃO SE VENDE!" Brasília, 15 de janeiro de 2016 O SISTEMA DA DÍVIDA E A SUBTRAÇÃO DE.
O Sistema da Dívida e a necessidade de uma auditoria Semana Jurídica do Curso de Direito da UCB Gisella Colares Gomes 11 de Maio de 2016.
Maria Lucia Fattorelli Audiência Pública sobre o PLP – 257/2016 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO FEDERAL Brasília, 11 de abril de 2016 Armadilhas.
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
Sistema da Dívida e a necessidade de AUDITORIA
Maria Lucia Fattorelli Paróquia de Todos os Santos - Comunidade Boa União - Padre Piji e Padre Cássio Belo Horizonte, 07 de maio de 2016 DÍVIDA PÚBLICA,
Transcrição da apresentação:

A Corrupção e o Sistema da Dívida

Brasília, 19 de agosto de 2015 EVENTO INTERNO CONSELHO POLÍTICO

PAUTA EVENTO INTERNO - CONSELHO POLÍTICO 19/08/ – Análise da Conjuntura Nacional e Internacional 2 – Atuação da Auditoria Cidadã da Dívida diante da crise econômica 3 – Integração, Comunicação e Mobilização 4 – Plano de Ação Proposta de inclusão na pauta: 5 – Deliberações sobre a Participação aa ACD em Campanhas Reforma Tributária proposta pelo Corecon/RJ Redução dos Juros proposta pela Dra. Clair (Núcleo-Curitiba) Cartilha Rio Grande do Sul

1 – ANÁLISE DA CONJUNTURA NACIONAL E INTERNACIONAL INTERNACIONAL: Auditoria da dívida na GRÉCIA e atitude do governo diante da pressão da Troika e países europeus NACIONAL: Aprofundamento dos privilégios do Sistema da Dívida devido ao ambiente de caos político

AUDITORIA DA DÍVIDA NA GRÉCIA Comité da Verdade sobre a Dívida Pública com o objetivo de realizar AUDITORIA Inauguração em 04/04/2015. Início dos trabalhos em 04/05/2015. Relatório preliminar apresentado em 17 e 18/06/2015. Trabalho preliminar: foco no período a partir de 2010 (Troika) Acordos analisados: 2010 (conhecido como acordo “Bilateral”) 2012 (acordo com EFSF, companhia não-financeira de Luxemburgo, S/A) GRÉCIA NÃO FOI BENEFICIADA. ILEGALIDADES E ILEGITIMIDADES. ESQUEMA PARA BENEFICIAR BANCOS PRIVADOS. Ver: Artigo “Tragédia Grega esconde segredo de bancos privados”

CONJUNTURA BRASIL 2015  Aumento de tarifas o preços administrados: energia, telefonia, água, combustível, transporte provocam aumento dos preços de produtos e serviços  Elevação da inflação  Aumento dos juros (sob a justificativa de combater inflação) o SELIC (das eleições de 2014 até agora a SELIC já aumentou 30%, saltando de 11 para 14,25% a.a.) o Taxas de mercado: superam 300% a.a.  Aumento de tributos para consumidores e trabalhadores  AJUSTE FISCAL: o corte de gastos públicos, direitos sociais e investimentos para destinar recursos para pagar juros; o continuidade das Privatizações (Folha federais, Petrobrás Distribuidora, CEF, PIL 2ª Fase: portos, aeroportos, estradas etc.)  PIB: crescimento nulo e previsão negativa Essa conjuntura é pontual ou está estruturada pelo modelo econômico? Qual é a perspectiva de avanço de direitos sociais nessa conjuntura?

INDÍCIOS DE ILEGALIDADES NA DÍVIDA ATUAL  Juros sobre juros: ANATOCISMO  Atualização monetária automática, mensal e cumulativa da dívida  Contabilização de parte dos juros como se fosse amortização  Geração de dívida pública sem contrapartida real ao país o Operações de swap cambial realizadas pelo Banco Central: de setembro/2014 a junho/2015 os resultados negativos somaram R$128,03 bilhões o Operações “compromissadas” ou de “mercado aberto” superam R$ 1,1 trilhão  Conflito de interesses no estabelecimento da Taxa Selic  Descumprimento de atribuições legais e constitucionais pelos órgãos de controle do endividamento público federal  Desrespeito aos Direitos Humanos A corrupção institucionalizada no Sistema da Dívida amarra o Brasil

2 – ATUAÇÃO DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA DIANTE DA CRISE ECONÔMICA Relevância do problema da dívida pública Desafio: revelar as razões para o ajuste fiscal, isto é, cortes de gastos e investimentos sociais e privatizações para pagar juros da dívida Aprofundamento da geração de dívida sem contrapartida Ações jurídicas

2 – ATUAÇÃO DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA DIANTE DA CRISE ECONÔMICA ATIVIDADES: Eventos Preparatórios para o Seminário nos Estados SEMINÁRIO NACIONAL – 2015: “A CORRUPÇÃO E O SISTEMA DA DÍVIDA” - a ser realizado em SP dias 30 e 31/10/2015 Frente Parlamentar para Auditoria da Dívida Atos em frente ao BC nas datas de reunião do COPOM Demandas por nova turma do CURSO À DISTÂNCIA DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA PUBLICAÇÕES EM ELABORAÇÃO Cartilha Popular Folder da Auditoria Cidadã Análises Técnicas feitas durante a CPI da Dívida Pública

3 – INTEGRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO Apoio das entidades para cumprir o desafio de revelar a relevância do problema da dívida e as razões do ajuste fiscal (relação com as dificuldades de sucesso dos pleitos das categorias, apesar de fortes greves) Estratégias de comunicação divulgação de artigos, livros, páginas na internet e face Divulgação do Vídeo “A Corrupção e o Sistema da Dívida” Apoio para a realização de eventos e efetiva participação

SISTEMA DA DÍVIDA: Quem perde e quem ganha SALÁRIOS DOS SERVIDORESJUROS DA DÍVIDA PÚBLICA Perda salarial histórica Reajuste de 5% de 2011 a 2015, que sequer repõe a inflação. Proposta: 5,5% (2016), 4,75% (2017), 4,75% (2018) e 4,5% (2019). Nem com greve servidores têm conseguido repor perdas inflacionárias Defasagem da Tabela do Imposto de Renda na ordem de 64% Contínua retirada de direitos de ativos, aposentados e pensionistas Risco de absorção de papéis podres por fundos de pensão Maiores juros do mundo, historicamente SELIC em 14,25%. Já subiu 30% desde as eleições! Títulos sendo vendidos a taxas ainda mais elevadas. Dívida tem atualização monetária mensal, cumulativa, e em cima desta, os maiores juros reais do mundo Isenções fiscais e anistias Crescentes privilégios financeiros, garantidos pelo SISTEMA DA DÍVIDA Criação de produtos financeiros estruturados que se transformam em papéis podres

PUBLICAÇÕES DIDÁTICAS

4 – PLANO DE AÇÃO Eventos: Seminários Regionais SEMINÁRIO NACIONAL FORTALECIMENTO DOS NÚCLEOS NOS ESTADOS Atividades de formação Atividades na esfera política Atividades no âmbito jurídico

5 – DELIBERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA EM CAMPANHAS Reforma Tributária proposta pelo Corecon/RJ Redução dos Juros proposta pela Dra. Clair (Núcleo-Curitiba)