MINERAÇÃO X RELATÓRIO VENTILAÇÃO OESTE E LESTE ALDERY MORAIS 15/4/2015 Dimensionamento de ventiladores principais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Advertisements

COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
HIDROMETRIA ORIFÍCIOS E BOCAIS.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Quinta aula 11/03/2008.
Qual das vazões se usa no dimensionamento da tubulação
EMBREAGENS E FREIOS 1 Universidade Federal de Goiás
O SmartPumping Projeto MDTP – SmartPumping –
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
Para isso, é necessário:
Centro de Metrologia de Fluidos IPT Prof. Márcio Nunes
Split System  O conceito básico desta alternativa é a individualização da utilização do sistema de ar condicionado aliado ao menor custo de instalação.
INVERSOR DE FREQUÊNCIA.
SPRINKLERS CHUVEIROS AUTOMÁTICOS
Método de Referência par Determinação de Material Particulado
OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Experiência Medidores de vazão.
HIDROMETRIA ORIFÍCIOS E BOCAIS.
DIMENSIONAMENTO DO TUBO
Segunda lista de exercícios TM-240
Terceira lista de exercícios V
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Norma Regulamentadora 17 Ergonomia
Curso de Engenharia de Produção Resistência dos Materiais
Aula Prática 9 Adimensionalização.
Condensadores resfriados a ar
Motobomba Flutuante - 6HP
Aula 03: 02/03/2012 Revisão de análise dimensional e unidades.
SISTEMA DE AERAÇÃO Cabos Term Sensor de Temp painel de controle
CHECK-LIST NR 17.
Profª. Andréia 9º Ano Olímpico
Ergonomia II NR-17.
Ventilação Natural (VN)
Compressores Estacionários CPD
Compressores Estacionários CPC
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
DIMENSIONAMENTO rede de distribuição de água
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Propagação de Cheias em Reservatório
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Nota de Aplicação Altivar 312
Iluminação NBR Iluminação
CIGRÉ/BRASIL - COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 - PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
Cabos de aço 1. Introdução [1] Perna.
Seleção do Processo de Usinagem
Ciclones São amplamente usados como separadores gás-sólido, pois sua estrutura é simples e possui baixo custo de operação. Empregam uma resultante entre.
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Rede de distribuição: Entende-se por rede de distribuição o conjunto de peças especiais destinadas a conduzir a água até os pontos de tomada das instalações.
MOTOR ASSÍNCRONO OU DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Métodos de Partida para os Motores de Indução Trifásicos
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Geração de Energia Elétrica
Dimensional Analysis Pratical Lecture 9 Mecânica de Fluidos Ambiental 2015/2016.
MÁQUINAS HIDRÁULICAS Aula 1 – Introdução à maquinas de fluxo parte 2
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS INSTRUÇÃO.
Metodologia de coleta de dados em bancada de teste Ao se instalar uma bancada de teste em uma determinada área, o objetivo principal é gerar uma curva.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa
Palestra de ventilação
Transcrição da apresentação:

MINERAÇÃO X RELATÓRIO VENTILAÇÃO OESTE E LESTE ALDERY MORAIS 15/4/2015 Dimensionamento de ventiladores principais

Índice 1. Ventiladores principais – Orifício equivalente Volume de ar01 3. Ventilação do desenvolvimento e lavra02 4. Encontro de duas frentes em desenvolvimentos02 5. Especificação técnica do ventilador03 6. Layout05 7. Memória de cálculo07

Ventilação da Mineração 1 - Ventiladores principais Os ventiladores foram projetados para atender a um comprimento máxima de 585 para oeste e 525 para leste, com vazões de 6.356,67cfm (seis mil trezentos e cinqüenta e seis vírgula sessenta e sete) para oeste e 6.780,45cfm (seis mil setecentos e oitenta vírgula quarenta e cinco) para leste. Embora haja divisões no volume de ar, para atender lavras, do caudal a cima projetado, isso não significa que as vazões tenham valores iguais e reduzido a ponto de prejudicar os níveis subseqüentes. Isto não ocorrerá devido os ventiladores transformarem pressão em vazão. Para fazer uma boa distribuição deve ser regulado o volume para cada nível de desenvolvimento e lavra, no final do duto fazendo-se uma redução. Os ventiladores principais devem ser instalados de modo que fiquem no mínimo 30 metros da entrada da mina para evitar recirculação. Será utilizado abafador de ruído somente no ventilador da mina leste em função de está próximo a casa do guincho. Tomando como referência os valores a cima, proponho que os ventiladores tenham as mesmas configurações conforme indico na especificação a baixo Orifício equivalente É importante analisar esse orifício, pois quanto menor for maior será o grau de dificuldade para ter uma boa ventilação. Para conhecer a área é preciso fazer uso dessa fórmula (A = 0,38*Q/). Onde: A = área em m² 0,38 = constante Q = vazão m³/s H = pressão em mmca Portanto cheguei à conclusão que o melhor ventilador para o sistema de ventilação de oeste e leste, “analisando a memória de cálculo” seria aquele projetado por experiências empíricas. 2 - Volume de ar O critério utilizado para o volume de ar foi: diluição de gases causados por explosivo, números de pessoas em atividades, velocidades mínimas, tudo conforme a NR22. Um limitante também foi utilizado para não requerer potências elevadas para os motores. - para cada kg de explosivo dever ser utilizado um fator de 0,5. - para cada homem 2 metros cúbicos por minuto. - velocidade do ar mínima de 0,2 metros por segundo.

3- Ventilação do desenvolvimento e lavra Ventiladores auxiliares não deverão ser utilizados dentro da mina para não ocorrer curto-circuito. Para todas as atividades devem ser usado o ar da superfície. Na rede principal deve ser instalado spsilon para fazer a distribuição. Todos os dutos deve ser de 600mm (seiscentos milímetros) de diâmetros. Os dutos devem ser acoplados através de aros e fita e nunca costurados. Sugiro que adquiram um psicrômetro e um anemômetro para o monitoramento das vazões e temperaturas no subsolo. 4 - Encontro de Oeste – Leste Leste continua sendo a principal mina de entrada de ar e que oeste deve ser desativado, o seu sistema principal. A partir daí um novo layout de ventilação deve ser desenvolvido. 5 - Especificação técnica dos ventiladores Oeste - Ventilador axial Altitude de operação m Vazão m³/s Pressão estática mmca Motor Weg Grau de proteção IPW55 Potência do motor hp Fator de serviço ,2 Tensão V Diâmetro da carcaça mm Difusor de saída com diâmetro externo de 595mm com ranhura para acoplar dutos flexível, tele de proteção. Espessura da chapa de aço da carcaça e difusor de saída mm Pás Ajustáveis Posição de operação Horizontal Obs. Elo de fixação para corrente para prender ventilador ao teto da galeria. Sem atenuador de ruído. Enviar manual de manutenção Relatório de 10 (dez) pontos de leituras de pressão, vazão e corrente coletado em bancada de teste.

Leste - Ventilador axial Altitude de operação m Vazão m³/s Pressão estática mmca Motor Weg Grau de proteção IPW55 Potência do motor hp Fator de serviço ,2 Tensão V Diâmetro da carcaça mm Difusor de saída com diâmetro externo de 595mm com ranhura para acoplar dutos flexível, tela de proteção. Espessura da chapa de aço da carcaça e difusor de saída mm Pás Ajustáveis Posição de operação Horizontal Obs. Elo de fixação para corrente para prender ventilador ao teto da galeria. com atenuador de ruído. Enviar manual de manutenção Relatório de 10 (dez) pontos de leituras de pressão, vazão e corrente coletado em bancada de teste.