SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Os primórdios da sociologia no Brasil
Para abrir as ciências sociais:
Quem tem direito ? Video 2:53
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Professora: Karina Oliveira Bezerra
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
Revisão para sexta feira. História Precisa saber – Como ocorreu a segunda revolução industrial e quais foram os seus efeitos na Europa – Quais foram as.
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Então vamos para a prova final!
Antropologia Conceitos básicos
A Sociedade humana: generalidades
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Fundamentos das Ciências Sociais
Sociologia geral Introdução.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Durkheim.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Sociedades Humanas por que tantas ?
O olhar e a imaginação sociológica
Fundamentos das Ciências Sociais
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Introdução a sociologia
O ESTRUTURALISMO E A TEORIA DA BUROCRACIA
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Alain Touraine.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE Sociologia. Pontos de enfoque: O homem é um animal diferente dos outros porque não age instintivamente mas necessita de.
Fernando Albuquerque – Especialista
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Retomada de conceitos: aula 3 (Saber sobre o que está distante)
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
Surgimento da Sociologia
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
Sociologia.
Valores em tempo de crise Carmen Migueles ADCE março 2009.
Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall
ANTROPOLOGIA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
SOCIOLOGIA - uma introdução.
O que é Sociologia?.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Positivismo.
Individualismo e Coletividade
Introdução ao pensamento sociológico
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1 RELAÇÕES SOCIAIS E IDENTIDADE

INTRODUÇÃO “O homem é um ser social” Aristóteles O homem organiza-se em sociedade, mas, ao mesmo tempo busca manter sua individualidade. A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos. Viver em sociedade significa renovar e fortalecer vínculos sociais. Dessa forma a Sociologia busca compreender as relações que se formam entre indivíduo e sociedade.

ORIGENS DA SOCIOLOGIA A Sociologia surge no séc. XIX e tem origens nas Revoluções Francesa e Industrial. Também encontra ecos no cientificismo europeu fruto do Iluminismo e da crença no racionalismo. O alvo da Sociologia é a análise das regras de funcionamento da sociedade e das relações sociais. Durkheim, Marx e Weber sistematizaram esse objetivo e são considerados os pais da Sociologia.

IDENTIDADE E ALTERIDADE: O NASCIMENTO DA ANTROPOLOGIA A Antropologia, por sua vez, tem objetivo de compreender aquilo que aproxima e ao mesmo particulariza cada grupo social: a CULTURA. Surgida no bojo do Neocolonialismo europeu do séc. XIX, seu início buscava justificar a exploração das colônias a partir de uma suposta superioridade racial e cultural da Europa. Somente a partir da década de 30, as diferenças culturais passaram a ser estudadas de maneira estrutural.

IDENTIDADE E ALTERIDADE: O PROBLEMA DO ESPELHO A Antropologia é a ciência da diferença que busca, a partir dela, compreender a estrutura do pensamento humano. Dessa forma, a Antropologia é a ciência do contato. Esse contato funciona como um espelho: ao observar aquilo que uma cultura possui de diferente da outra, acaba revelando a essência de cada uma. Fazer parte de uma cultura é não fazer parte outra. Em suma, a partir da Alteridade, descobre-se a Identidade Cultural.

ESPELHO

O PROBLEMA DA GLOBALIZAÇÃO É de vital importância a existência da diversidade cultural, já que para que se construa a identidade cultural, é necessário partir da diferença. No mundo globalizado há uma tendência a uma certa padronização cultural, fruto da expansão do capitalismo. Contra essa uniformização, alguns grupos culturais buscam reafirmar seus valores e direitos. Essa resistência cultural necessita de um poder de mobilização que muitas vezes traz à tona os problemas e conflitos entre maioria e minoria étnica.