A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Positivismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Positivismo."— Transcrição da apresentação:

1 Positivismo

2 Positivismo Primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico. A primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Principal representante Auguste Comte ( ).

3 Positivismo Derivou do cientificismo.
Crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Derivou do cientificismo. Acreditava que os princípios reguladores do mundo diferiam em: Acontecimentos exteriores aos homens. Questões humanas.

4 Positivismo Tenta derivar as ciências sociais das ciências físicas.
Pois se inspirava no método de investigação das ciências da natureza. A sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integrantes e coesas que funcionavam harmonicamente (organicismo).

5 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Com o crescente número de indústrias, a única saída para a continuidade da expansão era ultrapassar os limites da Europa. Conquistas de impérios além mar (África e Ásia)

6 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Nesses continentes era possível encontrar: Matéria-prima a baixíssimo custo Mão-de-obra barata Pequenos mercados consumidores Locais ideais para investimentos

7 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Os europeus encontraram resistência nas estruturas sociais. Tais civilizações tinham sua própria organização social, política e econômica. O europeu teve primeiro que organizar as nações que conquistava sob novos moldes: o capitalismo.

8 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
A conquista, a dominação e a transformação da África e da Ásia pela Europa precisavam apresentar uma justificativa que ultrapassasse os interesses econômicos imediatos. “Missão civilizadora” (manto humanitário para ocultar a violência da ação colonizadora)

9 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Itália Apoderaram-se de regiões do mundo não capitalista “Ofereciam” a civilização para “elevar” essas nações primitivas a um nível mais elevado

10 Família de chefe Camacã – Debret (c. 1820-1830)

11 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Os europeus afirmavam ter a obrigação moral de civilizar tais nações e de retirá-las do atraso em que viviam. Com isso, acredita-se que o ápice da humanidade seria a sociedade industrial européia do século XIX.

12 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Charles Darwin teoria da evolução biológica das espécies. Ele defende que as diferentes espécies de seres vivos se transformam continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir a sobrevivência.

13 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Tais idéias, transportadas para a análise da sociedade, resultaram no darwinismo social. As sociedade se modificam e se desenvolvem passando de um estágio inferior para outro superior. O organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo.

14 O darwinismo social – o contexto histórico do século XIX
Assim, os principais cientistas sociais positivistas entendiam que as sociedades tradicionais da África, Ásia e Oceania não eram senão “fósseis vivo”, exemplares de estágios anteriores, “primitivos”, do passado da humanidade.

15 Duas formas de avaliar as mudanças sociais
Justifica o colonialismo Reflete o otimismo do processo de industrialização Darwinismo social

16 Duas formas de avaliar as mudanças sociais
O desenvolvimento industrial gerou novos conflitos sociais. Os primeiros pensadores positivistas responderam com as idéias de ordem e progresso.

17 Duas formas de avaliar as mudanças sociais
Ordem: princípio que rege as transformações sociais, necessário para a evolução social ou o progresso. Progresso: princípio que leva à evolução transformando as sociedades, da mais simples à mais complexa, mais evoluída.

18 Duas formas de avaliar as mudanças sociais
Auguste Comte chamou esses dois movimentos de dinâmico e estático. Dinâmico: representa a passagem para formas mais complexas da existência (industrialização). Estático: responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social (família, propriedade, religião).

19 Duas formas de avaliar as mudanças sociais
Comte privilegia o estático sobre o dinâmico, pois para ele o progresso deveria aperfeiçoar os elementos da ordem e não destruí-los.


Carregar ppt "Positivismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google