REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reino animalia Poríferos e Cnidários.
Advertisements

PORÍFEROS OU ESPONGIÁRIOS
Reino Animal: Os invertebrados.
Reino Animalia Ciências Tassinari.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
Cnidários.
Cnidários.
PORÍFEROS.
FILO CNIDÁRIA (COELENTERATA)
PORÍFEROS.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Cnidários ou Celenterados
Reino Animalia: Os Principais Filos Animais
PORÍFEROS.
Filo Cnidária (Cnidários)
Animais exclusivamente aquáticos e bastante primitivos
FILOS ANIMAIS Poríferos e Cnidários.
FILOS ANIMAIS Professor João Paulo.
Reino Animal Filo Cnidaria – (Cnidários)
Cnidaria Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Cnidários ou celenterados
Poríferos e Cnidários/Celenterados
FILO CNIDARIA (CELENTERADOS)
Filo dos Poríferos.
Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.
Poríferos e Cnidários CAP. 10 1ª SÉRIE Prof. Alexsandra Ribeiro.
Biologia 2 Cap.13 Poríferos
Reino Animalia Filo Porifera
R E I N O: A N I M A L F I L O: P O R Í F E R A OU E S P O N G I Á R I O S Latim, porus= poro-orifício; feros = portador. Prof. Regis Romero.
CNIDÁRIOS.
Profª Gleice 7º ano CIÊNCIAS
Professora: Kellin Mioranza Pereira.
Professora Fernanda Landim
Cnidários ou Celenterados
Departamento de Biologia Disciplina : Zoologia
SIMETRIA: divisão imaginária do corpo de um animal em partes opostas que devem ser semelhantes externamente. Existem: Assimétricos: não possuem simetria.
Colégio Maria Imaculada
Professora Luciana Guerim
Filo Porifera e Filo Cnidaria
REINO ANIMAL Scheilla Bastos.
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
CNIDÁRIOS.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
PORÍFEROS. REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 2º ANO-ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROF. VANESCA.
CNIDÁRIOS.
R E I N O: A N I M A L F I L O: P O R Í F E R A OU E S P O N G I Á R I O S Latim, porus= poro-orifício; feros = portador. Prof. Regis Romero.
REVISÃO 7º B P2 – 2º TRIMESTRE.
Janaína Martins Mara Raquel Wisley Hudson 2º Info B.
CirculaçãoComparada. SISTEMA CIRCULATÓRIO LACUNAR (ABERTO) SISTEMA CIRCULATÓRIO FECHADO CoraçãoPouco musculosoMuito musculoso HemocelesPresentesAusentes.
Ciências da Natureza 5º ano
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo - PORÍFEROS – Esponjas.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Sistema Circulatório BALA 2011.
Embriologia Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Filo Porifera RICARDINHO BALA 2012.
ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 2 Profa. Cláudia Galian.
Filo Moluscos BALA 2012.
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
Poríferos e Cnidários.
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Filo Mollusca Fellipe Eben Jonatas Cordeiro Daniel Smith.
Biologia Tema: Diatomáceas.
Filo Anelídeos BALA 2012.
REINO ANIMALIA Prof. Lourenço.
Poríferos.
Transcrição da apresentação:

REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016

REINO ANIMAL Organismos pluricelulares (multicelulares). Eucariontes. Heterótrofos. * Subdividido em diversos FILOS:

REINO ANIMAL INVERTEBRADOS Poríferos Cnidários Platelmintos Nematelmintos Anelídeos Artrópodes Moluscos Equinodermos VERTEBRADOS Ciclostomados Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos VERMES

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS

PORÍFEROS São animais portadores de poros; São aquáticos, exclusivamente marinhos, existindo algumas espécies de água doce; Habitam o fundo dos oceanos e mares ou águas costeiras; Vivem fixados em recifes de corais ou outras superfícies duras; Formados por células unidas, porém não formam tecidos verdadeiros e muito menos órgãos; Cada tipo celular executa determinada função; São animais filtradores; São indicadores de poluição, pois são raros em águas poluídas.

PORÍFEROS 1 - poros ou óstios 2 - células flageladas ou coanócitos 3 – ósculo 4 – Átrio ou espongiocele 4 Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e micro-organismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é, então, distribuído para as demais células do animal. Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular.

PORÍFEROS ESPÍCULAS ESPÍCULAS Espículas: são as estruturas de sustentação da esponja. São formadas de calcário ou sílica, com formas variadas, e uma rede de proteínas chamada de espongina.

DIFERENTES CORES E TAMANHOS

Células típicas dos poríferos Coanócitos: apresenta um longo flagelo, que se movimenta e provoca o fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. Amebócitos: são células capazes de emitir pseudópodes para o englobamento dos nutrientes maiores e posterior distribuição às outras células. Possuem capacidade totipotente, ou seja, pode se diferenciar em outras células, como gametas.

Reprodução das esponjas Reprodução assexuada: formação de pequenos agregados de amebócitos denominados brotos ou gemas.

Regeneração: as esponjas são capazes de reorganizar partes perdidas por lesão, pois suas células apresentam pouca diferenciação.

Reprodução sexuada: podem ser dióicas (sexos separados) ou monóicas (hermafroditas).

CNIDÁRIOS

Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes.

Digestão Os pólipos e as medusas apresentam boca, mas não possuem ânus. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca. A excreção e a respiração ocorrem por difusão.                                                                                                   Digestão Os pólipos e as medusas apresentam boca, mas não possuem ânus. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca. A excreção e a respiração ocorrem por difusão.

Defesa Os cnidários possuem um tipo especial de células, os cnidócitos (cnidoblastos ou nematoblastos), células de ataque e defesa, em maior quantidade nos tentáculos. Quando o cnidocílio é estimulado, um filamento que fica dentro do nematocisto é disparado. Este filamento possui um líquido urticante que pode provocar desde queimaduras até a morte.

REPRODUÇÃO ASSEXUADA: não ocorre troca de material genético BROTAMENTO

Reprodução sexuada: ocorre troca de material genético

REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES REPRODUÇÃO ASSEXUADA

Essas água-viva gigantes são encontradas no Japão Essas água-viva gigantes são encontradas no Japão. Em média 2m de diâmetro e 200Kg.

CORAIS

ESTUDEM BASTANTE!!! Vanesca Souto Severo